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terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A proposta de Pilates



Em sociedade com a mulher, Clara, Pilates abriu nos EUA, em 1926, uma academia de ginástica onde aplicava seu método. Por propiciar força e flexibilidade sem aumentar a massa muscular, promovendo o fortalecimento dos músculos fracos, o alongamento dos músculos encurtados e o aumento da mobilidade das articulações, o método foi abraçado por dançarinos lesionados precisando de rabilitação.

O pilates reforça os núcleos de força do corpo: os músculos abdominais, as costas e os quadris, com seqüências longas de exercícios e com foco na respiração

Classificação dos Músculos



Os músculos são classificados funcionalmente como músculos flexores e extensores,
abdutores e adutores, pronadores e supinadores. Do ponto de vista funcional, a maioria pode ser classificada basicamente como músculos flexores que com a
contração diminuem o ângulo articular e como extensores que
aumentam. Nos animais quadrúpedes os músculos extensores dos
membros anteriores e posteriores garantem que o corpo se mantenha
em pé, sustentando o peso do corpo contra a gravidade. Por isso, os
músculos extensores são chamados de músculos anti-gravitacionários.
Nos seres humanos que são bípedes, os músculos extensores dos
membros inferiores e do tronco desempenham este papel enquanto os
membros anteriores são mantidos livres e independentes para
realizarem outras tarefas como as de manipulação.
Outra classificação que auxilia muito quando levamos em conta
o controle que o SNC exerce sobre o movimento e a postura do corpo é
a diferenciação entre músculos mediais (axiais e proximais) e laterais
(distais). Os músculos da cintura pélvica e escapular que são
chamados proximais participam do equilíbrio postural. Já os músculos
distais dos membros e dos movimentos intrínsecos dos dedos, não
participam primariamente da postura, mas de atividades relacionadas
com a manipulação de objetos.

MUSCULATURA DO CORPO



O pilates é um sistema de exercícios que envolve o corpo e a mente por meio de uma série de movimentos controlados. Esses movimentos controlados incorporam a idéia de tensão dinâmica, ou auto-resistência. Tensão dinâmica é uma expressão que descreve o ato de exercitar um músculo contra outro. O método pilates emprega a tensão dinâmica e permite que movimentos fluam em uníssono



MUSCULATURA DO CORPO
Tendemos a pensar que movimento está sempre associado ao deslocamento do organismo, isto
é, a mudança dele de um lugar para o outro. Pensar assim é uma ilusão, pois vários movimentos estão sendo realizados enquanto estamos parados: os dedos coçando um ponto do corpo; o estômago misturando e propelindo o seu conteúdo; o coração ejetando e fazendo circular o sangue através do sistema circulatório, o diafragma e os músculos intercostais garantindo a respiração, etc.
Os órgãos efetuadores de movimento do nosso corpo são formados de células muscularesgeradores de tensão mecânica e são de três tipos histológicos: fibras musculares estriadas esqueléticas e cardíacas e fibras musculares lisas.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Pilates: um homem acima da média


Porém Pilates não ficou muito tempo na Alemanha. Em 1923 ele se mudou para Nova Iorque para abrir se primeiro studio, com sua esposa Clara que conheceu na viagem de navio para a America. Seu método, que na época era conhecido como “CONTROLOGIA” (completa integração entre corpo, mente e espírito), foi um sucesso imediato na América, particularmente entre os dançarinos. Estes descobriram também que a reabilitação de suas lesões era mais rápida usando os exercícios de Pilates. Dançarinos famosos como Martha Graham e George Balanchine tornaram-se devotos do
método e mandavam seus próprios alunos para praticar Pilates com Joseph. Pilates praticava aquilo que pregava e viveu uma longa vida saudável ate seus 87 anos, quando morreu em 1967


Professora Andréa Sechini formada pela USP, FMU e ISP- studio completo - Informações (11) 4226-2193

Mais de Joseph Pilates II

Depois da Guerra, ele voltou para a Alemanha e trabalhou com a maioria dos pioneiros das técnicas de movimento, mais especificamente com Rudolf Von Laban, o criador da forma de dança mais utilizada mundialmente nos dias de hoje, quem fundou, por exemplo, o Instituto Coreográfico de Zurique que teve ramificações na Itália, França, e na Europa Central. Ao mesmo tempo, Pilates trabalhava como treinador da força de polícia de Hamburgo

Mais de Joseph Pilates

Em 1912 ele foi para a Inglaterra onde se tornou profissional do boxe, artista e circo e ensinou autodefesa para detetives da Scotland Yard. Quando a Primeira Guerra Mundial começou, as autoridades britânicas o prenderam, por considerá-lo um estrangeiro inimigo e ele foi colocado em um campo em Lancaster com outros alemães. Mais tarde foi transferido para a Ilha de Man. Ele se tornou enfermeiro e aplicou as técnicas de cultura física que havia criado em seus colegas internos. Afirmase que essa foi a razão pela qual nenhum deles morreu na epidemia de gripe de 1918! Nessa ocasião, ele fez experimentos com molas presas às camas dos hospitais; assim os pacientes podiam começar a tonificar seus músculos mesmo antes de poder se levantar da cama.

Aqui no Institito Ritmos da Vida, eu busco me afixar a proposta inicial de Joseph Pilates de levar saude e recuperação física para aqueles que mais precisam. Desse modo, desenvolvo junto com o trabalho de fitness de educadora física uma outra proposta mais terapêutica.
Agende uma aula para conhecer meu trabalho

Por que me apaixonei por Joseph Pilates





Joseph Humbertus Pilates nasceu em 1880, perto de Dusseldorf, na Alemanha. Ele era uma criança debilitada e fraca, sofria de asma, febre reumática e raquitismo. Tudo isso serviu para que Pilates se tornasse um jovem determinado a melhorar sua condição física ao invés de ficar limitado por ela. Ele trabalhou inflexivelmente na construção de seu corpo e de seu condicionamento físico, até que aos 14 anos ele já pousava como modelo para desenhos de anatomia. Pilates se tornou um esportista em várias áreas: CULTURA, FÍSICA, MERGULHO, ESQUI E GINÁSTICA.

Sempre amei essa postura nos grandes exemplares da humanidade de persistência e superação dos obstáculos!

Sou estudante e praticante de Yoga há pelo menos 15 anos e já faz alguns anos tenho estudo e praticado Pilates também. E agora decidi investir em um estúdio completo e seguir a risca o exemplo do mestre. (Seja bem vindo para marcar uma aula experimental - (011)4226-2193)