Loading...

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Pilates Personal Training São Caetano do Sul

Além de oferecer aulas em grupo de Pilates Estúdio Completo, o Instituto Ritmos da Vida também oferece um trabalho completamente personalizado para pessoas que precisam ou querem um atenção completamente direcionada a seus objetivos e uma sessão diferenciada com técnicas e equipamentos consagrados na Europa e EUA, além de acessórios exclusivos e originais patenteados e comprovadamente eficazes.


Venha nos conhecer e descubra tudo que o Pilates pode te oferecer
Ligue-nos 4226-2193

Você se sentindo bem em seu próprio corpo - Pilates São Caetano do Sul

Pilates(1998) afirmou que o desenvolvimento de apenas alguns músculos resulta em perda de harmonia e flexibilidade e que os exercícios devem ser executados com repetições apropriadas para que, progressiva e gradualmente, adquira-se um ritmo natual e uma coordenação associada com as atividades de seu subconsciente. Este ritmo e controle adquiridos com os exercícios podem ser obervados nos animais domésticos e selvagens e na infância, quando gozamos de boa saúde e usufruímos de movimentos naturais"

Esse prazer e fluídez de nos sentirmos bem dentro do nosso próprio corpo pode ser conquistado através do método Pilates.

Informações extraídas dos livro Método Pilates de Condicionamento do Corpo
de Cécília Panelli e Ademir De Marco - Editora Forte

Pilates e Imperfeições Posturais - Pilates São Caetano do Sul


"Segundo Pilates e Miller (1998), enquantro crescemos, nossos corpos sofrem desequilíbrios posturais como resultado de não termos desenvolvidos uniformemente todos os músculos, ao trabalharmos o corpo somente com os movimentos diários mecânicos e posturas prejudiciais. Tais posturas acarretam em maus hábitos e, desta maneira, grande parte da população sofre de problemas de coluna. Assim os autores infatizaram que devemos adquirir somente bons hábitos posturais desde a infância, para, posteriormente, não termos de corrigi-los"

Esse é um ideal que nem sempre ocorre, então devemos corrigir nossa postura de uma forma consciente, integrativa e eficaz. O  Pilates oferece isso para o ser humano.

Informações extraídas dos livro Método Pilates de Condicionamento do Corpo
de Cécília Panelli e Ademir De Marco - Editora Forte

Pilates e Controlologia - Pilates São Caetano do Sul


"Contrologia é a completa coordenação de corpo, mente e espírito. Através dela você primeiro adquire um controle total de seu próprio corpo e depois, através de repetições apropriadas desses exercícios, você gradual e porgressivamente adquire um ritmo natural e a coordenação associados com todas as atividades de seu subconsciente."(Pilates e Miller, 1998,p.9)

terça-feira, 27 de abril de 2010

Efetividade do Pilates no tratamento e pós-tratamento da Estenose Espinhal


Na medida em que a coluna vertebral envelhece, fica propensa em apresentar degenerações e traumatismos, sobretudo nos discos intervertebrais, cartilagens e ligamentos das articulações. Essas e outras modificações podem conduzir à Estenose Espinhal, doença degenerativa da coluna vertebral caracterizada pelo estreitamento do canal vertebral. Quando esta se dá na coluna cervical ou na dorsal, pode haver compressão medular e/ou radicular; e na região lombar pode ocasionar compressão de raízes da cauda eqüina. Já, quando acontece nos forames intervertebrais pode causar compressão radicular em qualquer altura da coluna vertebral.
A Estenose Espinhal pode ser congênita – indivíduos com acondroplasia, causa idiopática – ou adquirida – por degeneração discal e óssea, e espondilolistese. Pode também ser causada por lesões iatrogênicas, pós traumáticas, metabólicas e/ou tumoral, artrose das faces articulares posteriores da coluna e principalmente por degeneração secundária ao desgaste das estruturas responsáveis pela sustentação e movimentação da coluna vertebral. Tais processos de degeneração podem se iniciar a partir dos 30 anos de idade. Mas, devido à sequelas de traumas, doenças inflamatórias degenerativas ou má formação congênita, o indivíduo pode vir a desenvolver a doença mais jovem. Embora seja parte do envelhecimento, a estenose pode provocar dores nas pernas, nádegas, diminuição da sensibilidade e dificuldade para caminhar.
O tratamento cirúrgico, no geral, só é considerada em último recurso: quando houver deficit neurológico progressivo, insucesso às terapias não-cirúrgicas, se os benefícios potenciais da cirurgia forem maiores que os riscos potenciais e se houver prejuízos consideráveis à qualidade de vida do indivíduo. Os princípios básicos da cirurgia são descompressão da medula espinal e das raízes nervosas, além de estabilização da coluna no local da descompressão.
A maioria dos casos recebem indicação de tratamento clínico. Medicamentos antiinflamatórios não esteróides, relaxantes musculares, somados à manutenção do exercício físico e reabilitação têm efeitos comprovados na fase aguda. Alguns médicos receitam injeções epidurais de esteróides, anti-depressivos e corticosteróides. Tentativas através da acupuntura ou quiropraxia podem ser válidos. Os tratamentos não-cirúrgicos objetivam a controlar e diminuir as inflamações e sintomas.
Independente do tratamento, a orientação e informação ao paciente é fundamental. O PILATES participa em todo o processo do tratamento e manutenção no pós-tratamento de forma muito efetiva. O método atua na orientação, informação, condicionamento físico, postural e mental, promovendo a saúde do corpo e mente.
O aluno desenvolve o auto-conhecimento e consiência corporal, excelentes pilares para a qualidade de vida, principalmente quando se fala em atividades da vida diária. O aluno se condicionará e saberá como manter uma postura correta e ergonômica ao seu dia-a-dia. Além de manter o corpo forte, flexível e estável atuando na prevenção de novas crises. O aluno desenvolve padrões de movimentos mais eficientes em prol da economia de energia para evitar tensões e sobrecarga nas articulações, prevenindo lesões e novas crises.
O PILATES também auxilia no processo de emagrecimento (combinado a outros fatores), importante para diminuir a carga sobre as articulações, sobretudo na região lombar. Durante a fase aguda e dor intensa, o repouso pode ser indicado, porém, mas não é obrigatório e não interfere no resultado.

Débora Secco e Pilates - Veja - Pratique Pilates em São Caetano do Sul

A Deborah que veio do céu
 
á imaginou Deborah Secco com 20 quilos a mais? Pois a atriz já ostentou esse peso, e na revista “Boa Forma” de agosto, ela conta como conseguiu enxugar a silhueta e ainda deixar seu corpo mais firme.
A atriz, que atualmente pesa 51kg, conta que o descontrole da balança aconteceu em 2002, por causa de um problema na tireóide. Detectada a doença, Deborah operou, controlou os hormônios e tratou de redesenhar o corpo.

Mãos à obra com pilates
Ela conta que uma de suas últimas descobertas foi o pilates, descoberto por acaso, quando começou a interpretar Maria do Céu, de “A Favorita”.

Deborah diz que passou a forçar a postura, fechando um pouco os ombros para frente (para parecer mais feia). As costas reclamaram e ela procurou um especialista que sugeriu sessões de RPG (Reeducação Postural Global). Como estava passando parte da sua semana em Porto Alegre, onde morava o namorado, o jogador de futebol Roger Flores (atualmente ele foi transferido para o futebol do Qatar, no Oriente Médio), precisaria marcar sessões de RPG também enquanto estivesse na cidade.
"Não encontrei um bom lugar perto da casa do Roger, então decidi fazer pilates. A técnica é séria, acabou com as dores nas costas, ajustou a minha postura e deixou meu corpo muito mais firme e flexível. Estou amando", contou. O resultado é o corpão das fotos acima.
Editado por Lizia Bydlowski
Colaborou Juliana Linhares


domingo, 25 de abril de 2010

Pilates: corpo malhado sem musculação



"De uma barriga mais definida ao autocontrole, passando por músculos firmes, fortes e alongados, ótima postura, articulações mais saudáveis, melhor capacidade de respiração e maior tolerância ao stress. Ufa! Não é à toa que o pilates conquista novas adeptas a cada dia

Movimentos elegantes

Respire e solte todo o ar, sentindo seu abdômen encolher ao máximo — como se o umbigo fosse colar nas costas — e as costelas fechando em direção ao centro. Sua barriga fica retinha, a cintura afina. Pena que dure só até a próxima respiração! Você pode, porém, preservar esse momento mágico para sempre ao praticar o pilates, um método de condicionamento físico criado na Alemanha na década de 20. Seja nos aparelhos inventados por Joseph Pilates — estruturas de madeira e metal, com molas e tiras de couro — como nos movimentos feitos no chão — técnica conhecida por mat pilates —, os músculos são trabalhados duplamente, ou seja, são tonificados e alongados ao mesmo tempo, mas dentro do limite de cada praticante.

“Os corpos treinados pelo método são fortes, alongados, flexíveis e saudáveis. A postura melhora muito e os movimentos se tornam elegantes”, garante Alice Becker, instrutora e proprietária do Physio Pilates, estúdio em Salvador (BA). “Lembro de uma ex-aluna que dizia que tinha a sensação de estar percorrendo um salão de baile com roupas fluidas, ainda que estivesse atravessando a faixa de pedestre”, conta Alice.

Para quem não gosta do ambiente agitado das academias, pilates é ideal, pois permite um corpo malhado sem puxar ferro. Esse é o caso de Tatiana Tiepolo, que pratica no estúdio Physio Sport Pilates, em São Paulo (SP). “Além de músculos mais firmes e bem desenhados, melhorei a postura”, diz ela."
Por Olga Penteado
Publicado originalmente na Revista Boa Forma

"Pilates: Exercícios são aliados para tratamento das varizes"


"Intensidade e carga são os principais cuidados na hora do treino.
Quando as varizes aparecem, partir para uma atividade física parece ser um caminho benéfico para reativar a circulação sanguínea dos membros inferiores, situação esta comprometida pela falta de capacidade dos vasos em enviar o sangue para o resto do corpo.
Mas surge a dúvida: será que posso fazer qualquer tipo de exercício?
A maioria deles está liberada, mas a atenção deve ser redobrada com a carga.
Escolhendo a melhor atividade
Antes de determinar a carga do exercício, é preciso escolher aquele que mais se adapta ao seu dia a dia.
Algumas alternativas são: caminhada, corrida, musculação, ciclismo, natação, entre outros.
Um exercício super recomendado para quem tem varizes é o pilates, onde os movimentos são suaves, coordenados e harmônicos. Não havendo impacto nem sobrecarga. Exercícios assim ativam a circulação do sangue.
Atenção à carga
Agora que o exercício já foi escolhido, é hora de determinar a carga. É importante começar com uma carga mais baixa para acostumar o músculo. Muita gente acha que a musculação não pode ser feita ou que pode aumentar o surgimento de varizes, mas ela pode ser feita, desde que o treino seja de intensidade leve a moderada para o corpo se adaptar.
Periodicidade dos exercícios
Depois de escolhido o exercício e a carga, é hora de decidir qual o tempo reservado durante a semana para fazer exercícios, aliados no tratamento das varizes .
A especialista recomenda de 3 a 5 vezes na semana. Nesse período, uma hora por dia é o suficiente para apresentar resultados sem exigir muito do corpo.
Alerta vermelho
Mesmo que a maioria dos exercícios estejam liberados, há aqueles que podem agravar as varizes, como o boxe, por exemplo. Quando a pessoa fica muito tempo em pé, sem movimentar membros inferiores, a circulação sai prejudicada.
Lembrando que tudo depende da intensidade do exercício."
Autora: Melina Caniçali
publicado originalmente na revista virtual: http://www.revistapilates.com.br/2010/04/16/pilates-exercicios-sao-aliados-para-tratamento-das-varizes/
VN:F [1.8.8_1072]

Pilates São Caetano do Sul - As palavras do professor


"Não basta consquistarmos uma condição natural de saúde, é nosso dever mantê-la"
Minha interpretação de uma das frases de Joseph Pilates

sábado, 24 de abril de 2010

As vantagens de uma boa postura - Pilates São Caetano do Sul

Descubra as vantagens de uma boa postura conquistada
através do método Pilates

Vantagens de uma postura

  • Ela assegura que um progressivo, mas controlado, desenvolvimento de todos os músculos posturais seja promovido e mantido
  • Ajuda a manter o condicionamento de todo o corpo de tal modo que a atividade física torn-se eficiente e bem coordenada
  • Ela, portanto, também ajuda a proteger a coluna durante a elevação e manuseio eficientemente.
  • Ajuda a compensar as mudanças esqueleticas que podem ocorrer devido a uma doença prolongada como também com a idade avançada.
  • Ela ajuda a proteger as cosotas e prevenir lesões na gravidez e durante o periodo pós-natal.
  • Em geral, ela promove uma sensação de bem estar, confiança e equilíbrio, tanto sentado, em pé, e nas atividades e movimentos do cotidiano.

Desvantagens da má postura
  • O corpo esquelético sofre mudanças mais rápidas e permanentes conforme a idade avança.
  • Desequílibrio muscular e lesões decorrentes dele
  • Menor eficiência respiratória e circulatória
  • Sistema digestivo mais lento
  • Falta de coordenação e capacidade de mover-se com facilidade
  • Um efeito ruim sobre o humor e bem-estar
Traduzido por Andréa Elaine Sechini do livro Teachini pilates for postural faults by Jane Paterson
www.ritmosdavida.com.br

Pilates São Caetano do Sul - Benefícios


  • Quais os benefícios do Pilates?

  • Praticando regularmente os exercícios de Pilates você pode:
    • Alongar, tonificar e definir a musculatura sem exageros
    • Definir a musculatura abdominal mais profunda e melhorar o CORE
    • Trabalhar a percepção do corpo e mente
    • Padrões eficientes de movimentos deixando o corpo menos vulnerável a lesões
    • Reduzir o “stress”, aliviar as tensões, ganho de energia
    • Restaurar o alinhamento postural
    • Deixar sua coluna mais forte e flexível
    • Recuperação de lesões
    • Melhorar a área de movimento das articulações
    • Melhora a circulação sangüínea
    • Aumento da coordenação neuromuscular
    • Oferece alívio das dores nas costas e stress das articulações
    • Corrige sobre-carga dos grupos musculares que podem levar ao stress e alguma lesão
    • Melhora da mobilidade, agilidade e vigor
    • Complemento para treino esportivo e desenvolvimento funcional para a atividade diária
    • Melhora o visual de seu corpo, assim como sua auto-estima.


    Publicado originalmente na Revista Pilates http://www.revistapilates.com.br/faq/#beneficios

    Pilates São Caetano do Sul - O que exatamente é Pilates?



  • O que exatamente é Pilates?



  • Pilates é um sistema com mais de 500 exercícios que trabalham mente e corpo. É uma mistura balanceada com treino de força e flexibilidade que melhora a postura, reduz o stress, alonga e tonifica a musculatura sem exageros.
    Pilates trabalha vários grupos musculares simultâneamente através de movimentos suaves e continuos, com ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização do CORE (abdômen, coluna e região pélvica, também chamado de “powerhouse”).
    O foco é na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, o que faz o praticante sentir-se revigorado, ao invés de exausto após uma prática. Pilates tem um apelo no equilibrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado, e o corpo trabalha de forma mais eficiente e holistica nos esportes e nas atividades de seu dia a dia. Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo ou em equipamentos específicos, como o “Reformer”, “Cadillac” e “Ladder Barrel”.

    Publicado na Revista de Pilateshttp://www.revistapilates.com.br/faq/#oquee

    Pilates São Caetano do Sul - Menopausa: Como o Pilates pode ajudar


    Como instrutores de Pilates, estamos vendo muitas mulheres de meia-idade em nossas aulas. As mulheres de hoje são muito mais ativas, informadas e focadas na sua saúde e fitness do que eram há várias décadas. Muitas praticam exercícios por anos e não querem parar, agora que elas estão alcançando seus anos de menopausa.
    O início da menopausa, no entanto, traz diversas mudanças na vida das mulheres. É interessante olhar para alguns dos sintomas da menopausa e como o exercício pode ajudar a aliviar alguns deles. É ainda mais interessante olhar para as formas em que Pilates pode ajudar a muitos desses sintomas.
    Menopausa e Pilates: 11 maneiras de ajudar seus clientes
    1. Foco na respiração. Comece a aula com uma série de respirações profundas para se concentrar e acalmar a mente e acabe com mais do mesmo para trazer o corpo de volta para o centro.
    2. Acelere o ritmo da esteira suas classes. Mantenha suas classes ou sessões com movimento. Mantenha um ritmo e fluxo e será possível trabalhar com os efeitos da transpiração.
    3. Reformers e Cadillacs. Use e abuse da utilização das molas no Reformer e Cadillac.
    4. Exercícios verticais. De preferência aos exercícios que o aluno permaneça de pé.
    5. Invista em equipamentos que trabalhem a parte cardíaca. Bicicletas, esteiras. Faça com que seus clientes permaneçam sobre eles, por aos menos, 20 minutos antes da aula.
    6. Aumente gradativamente e reduza gradativamente o ritmo de suas aulas. Comece devagar (com a respiração e pré-Pilates), aumente o nível a fim de incluir algum trabalho cárdio, mantenha este nível, e então comece a arrefecer. Esta fórmula aeróbia parece funcionar muito bem para a mulher na menopausa.
    7. Incorpore a prancha de salto sobre o reformer. Diminui o impacto para os clientes que não podem realizar exercícios que envolva maior impacto.
    8. Use mais resistência para trabalhos de braço. Exercícios aéreos é uma boa maneira de treinar seu corpo para ser mais funcional e estável na sua vida cotidiana. Exercícios de braço no Cadillac são muito importantes neste processo. Se alguém tiver problemas em pé, mande-os sentar em uma bola para um desafio sem tensão.
    9. Alongue-se entre os exercícios e os períodos de repouso. Como uma maneira de esticar os músculos que estão trabalhando de maneira mais rígida do que antes. O alongamento aumenta a flexibilidade, o que ajuda a alcançar o equilíbrio e controle sobre o corpo.
    10. Treine o equilíbrio. A menopausa pode ser um momento de desorientação, e não apenas mental, mas físico também. Tente buscar o equilíbrio acrescentando exercícios juntamente com os alongamentos, como forma de ajudar a concentrar a mente.
    11. Trabalho de estabilização da pelve. As áreas de preocupação para as mulheres na menopausa são os quadris, nádegas e coxas. Embora seja doloroso para começar a perder a forma nesta área, é mais do que apenas um problema estético. Há um aumento da instabilidade nesta área a partir da perda do músculo e este por sua vez, é responsável pelas muitas quedas e fraturas que esta população começa a ver. Os músculos glúteos ajudam a estabilizar a pelve como fazem os músculos abdominais e do assoalho pélvico. A estabilização da pelve é um princípio primordial do Pilates, este exercício tem muita importância para as mulheres na menopausa.
    Autora: Carolyne Anthony
    Publicado originalmente no site: http://www.revistapilates.com.br/2010/04/12/menopausa-como-o-pilates-pode-ajudar/

    quinta-feira, 22 de abril de 2010

    Pilates São Caetano do Sul - Pilates e Gravidez - Tel:4226-2193

    "Pilates estimula a gestação saudável"

     

    "A gravidez é um período de descobertas em que as necessidades e a forma do corpo mudam constantemente. Com objetivo de ter uma gestação saudável e se adaptar a essas transformações, principalmente as relacionadas aos músculos e articulações, é fundamental que a mulher pratique atividade física regularmente.
    Por meio de treinamento personalizado, o Pilates, método baseado em fortalecimento muscular e alongamentos, é a escolha ideal e mais segura de exercício ao longo do período gestacional. Os movimentos suaves promovem qualidade de vida ao bebê e à futura mãe, estabiliza a postura prejudicada pelo crescimento da barriga, previne dores lombares, bem como disponibiliza mais conforto à gravidez e ao parto.
    Para o professor  Juliano Ceccatto, a interação entre o corpo e a mente, durante a prática rotineira do método, conscientiza a gestante sobre as modificações fisiológicas e psicológicas, que podem ser mais ou menos acentuadas. “Realizamos um programa de exercício individual conforme as necessidades de cada aluna. Deste modo, o Pilates corrige e mantém fatores primordiais ao bem-estar da grávida, entre outros a respiração, relaxamento e equilíbrio”, destaca.
    A ênfase nas técnicas de respiração e na resistência dos músculos do assoalho pélvico, que nessa fase ficam mais sensíveis, facilita diretamente o trabalho do parto. O trabalho de respiração ajuda a gestante a relaxar e respirar com maior eficiência, reduzindo o nível de cortisol, hormônio do estresse, e induzindo a calma.
    Além dos benefícios mencionados, o Pilates oferece coordenação motora, manutenção do peso corporal e a melhora da circulação sanguínea. Ceccatto observa que “o reforço abdominal obtido pela execução dos exercícios, otimizam o retorno do abdômen e a redução da flacidez”. A rápida recuperação e cicatrização após o parto e a prevenção da incontinência urinária por esforço durante o nascimento da criança, também são influenciadas pelo método.
    Sem contra-indicação
    Não há restrições para a prática do Pilates a partir do quarto mês de gestação até as vésperas do nascimento do bebê, mas Ceccatto alerta que o acompanhamento do obstetra na evolução das aulas é importante para identificar possíveis riscos ou exceções. “A combinação dos exercícios é realizada de acordo com a fase da gestação e do pós-parto. Por isso, a relevância do trabalho em conjunto entre o médico e o profissional de Pilates proporciona à aluna maior confiança e segurança”, ressalta. Em caso de sedentarismo, é aconselhável iniciar a atividade com exercícios mais leves. Geralmente a mulher pode freqüentar o Pilates até o ultimo mês, desde que não tenha qualquer tipo de desconforto."
    Autor: Juliano Ceccatto
    publicado originalmente na Revista de Pilates http://www.revistapilates.com.br/

    quarta-feira, 21 de abril de 2010

    Pilates São Caetano do Sul - 4226-2193 - Postura e Pilates

    A BOA POSTURA E PILATES

     
    Postura é um termo geral que inclui a disposição relativa de todas as partes do corpo, mas principalmente a forma e a disposição da coluna vertebral. Não podemos considerar a postura isoladamente, mas sim em relação à situação e ambiente no qual a pessoa está inserida, o qual pode ser estático ou dinâmico.

    É difícil definir uma boa postura, quer estática ou dinâmica, mas devemos lembar que todos os componentes musculoesqueléticos do corpo - e não apenas a coluna vertebral- contribuem para manter a postura. Podemos compreender uma boa postura como aquela que coloca menos pressão sobre ossos, articulações e suas estrutras de apoio. Na prática, a boa postura deve ser confortável tanto em pé, sentado, deitado ou em movimento.

    A base anatômica de uma boa postura pode ser definida como um estado de equilíbrio muscular e esquelético  que protege as estruturas de suporte do corpo contra lesões e contra os efeitos do envelhecimento, etc, independente da atividade ou esforço envolvido. Assim o indivíduo pode trabalhar de frma segura e confortável.

    Em atividades menos extenuantes , tais como caminhar ou dançar, uma boa postura reflete porte e inconsciente graça, facilidade ou até mesmo economia de movimento.A má postura, ao contrário , implica uso ineficiente ou incorreto das articulações e músculos e ligamentos associados, com progressivo e por fim, irreversíveis lesões com possíveis restrições físicas dolorosas.


    Contudo, devemos levar em conta que, na realidade uma postura naturalmente boa raramente existe, e para avaliar e corrigir a postura é essencial considerar inerentes caracterísiticas físicas, tais como  biotipo e proporções, juntamente com o comprimento dos ligamenos e da mobilidade articular. Por exemplo, pessoas com ligamentos frouxos tendem a ficar com joelhos hiperextendidos (descansando sobre os ligamentos iliofemorais) e com flexibilidade e curvas exageradas da coluna que são muito maiores do que as vistas em pessoas com ligamentos mais encurtados.
    A postura também pode refletir gênero, personalidade, humor, idade e estado de saúde e pode se alterar através do dia, estar relacinado a estímulos ou fatiga bem como à reações individuais com o meio ambiente.
    Ensinar uma boa postura  imlica na busca de uma ótima relação entre todas as partes do corpo em todos os momentos, de modo que uma função eficaz da musculoesquelética prevaleça sobre toda a gama de atividades de um indivíduo.

    Pilates São Caetano do Sul - www.ritmosdavida.com.br
    Teaching pilates for postural faults de Jane Paterson

    terça-feira, 20 de abril de 2010

    Pilates São Caetano do Sul - Agende uma aula experimental pelo 4226-2193 - Síndrome do Manguito Rotador e a Intervenção do Pilates

    "Síndrome do Manguito Rotador e a Intervenção do Pilates"

     


    "O manguito rotador (MR) é o principal grupo muscular responsável pela movimentação do ombro, além de atuar na estabilização e força do mesmo. Esse grupo de músculos escapuloumerais é composto pelo supra-espinhoso, infra-espinhoso, redondo menor e subescapular; os quais se unem em um único tendão para então se inserir nos tubérculos do úmero.
    A Síndrome do Manguito Rotador (SMR) se refere a qualquer enfermidade inerente a este grupo muscular. Fatores intrínsecos ou principalmente os extrínsecos, como os traumas, ao MR podem conduzir à lesões com diferentes graus, que vai desde um simples edema até a uma ruptura (um ou vários músculos do MR) – parcial ou total.
    A mais comum é a Síndrome do Impacto (SI) – ou tendinite do MR – normalmente em decorrência de traumas. Pode ser aguda ou crônica, e ter ou não depósito de cálcico tendíneo. É típica a ocorrência de dor ao abduzir o braço, desde o início do movimento ou após uma determinada angulação.
    A sobrecarga sobre a articulação do ombro é a principal causa da tendinite do MR. Mas, a diminuição da força e massa muscular, bem como a degeneração e a pouca vascularização dos tendões do MR, relacionados ao processo de envelhecimento, também são fatores relevantes. Além dos traumas, já citado acima, outra possível causa da tendinite na região do MR são os osteófitos na porção inferior da articulação acrômio-clavicular, os quais podem ainda causar artrite reumatóide.
    A lesão do MR acaba sendo a consequência da SI. Se caracterizam por fases, de acordo com a gravidade:
    Fase 1: edema e hemorragia
    Fase 2: fibrose e tendinite
    Fase 3: ruptura do tendão
    A fase 1 é mais comum em jovens, embora qualquer idade está suscetível. Pode haver dor no ombro, na região lateral do braço (deltoide), quando se dão movimentos de elevação repetitivos ou após esforço prolongado. Ainda, pode ocorrer limitação de mobilidade e crepitação.
    A fase 2 geralmente ocorre entre 25 e 40 anos de idade. Nesta, é possível observar a presença de tendinite, além de fibrose e espessamento da bursa subacromial. A dor caracteriza-se por ser noturna e após atividades. Com a progressão da lesão o tendão do MR pode ser rompido de forma parcial.
    A fase 3 se dá normalmente acima dos 40 anos. Observa-se dor contínua, diminuição em diferentes graus da força e da mobilização (elevação, rotação, abdução) decorrente à ruptura total de um ou vários tendões do MR.
    A ruptura do MR também pode ser identificada após lesões traumáticas. Porém, o mais corriqueiro se dá em casos de degeneração gradual do próprio MR, podendo ser ruptura parcial ou completa. O tratamento neste caso, normalmente, consiste em repouso articular, aplicação de calor, gelo ou ultra-som. Além de exercícios específicos. Antiinflamatórios podem auxiliar. No caso da SI, o tratamento nas fases iniciais tem indicação de tratamento conservador na maioria dos casos, através de medicação antiinflamatória e fisioterapia.
    A intervenção do PILATES tem sido muito indicado por especialistas da área da saúde também como parte do tratamento. O método promove a flexibilidade e a força dos músculos necessários para o equilíbrio muscular. E se houver outras patologias associadas, como instabilidades e retrações, o PILATES também os terão como alvo para evitar lesões secundárias e não prejudicar a recuperação da patologia já instalada. Assim, através da absorção do impacto pelo músculo fortalecido, que iria diretamente à articulação, e pela mobilidade estimulada, o quadro do aluno será estabilizado, melhorando a qualidade de vida. Também é indispensável tratar outras patologias, tais como instabilidades, retrações e desequilíbrios musculares, que possam levar à lesão secundária do manguito. Etretanto, dependendo da lesão, da manifestação e evolução, a cirurgia poderá ser indicada."
    Fonte: Flexus Pilates
    Publicado originalmente na Revista Brasileira de Pilates http://www.revistapilates.com.br/
    VN:F [1.8.8_1072]

    PILATES SÃO CAETANO DO SUL - Agende uma aula experimental pelo 4226-2193 - Pilates e Correção Postural

    "Correção com o Pilates para os problemas de coluna gerados na infância"

     


    "Devido aos hábitos cada vez menos sadios das crianças, observa-se um crescente aumento de patologias de coluna na infância.
    Principais fatores:
    Falta de segurança ao brincar na rua;
    Falta de tempo e alto custo para a realização de atividades físicas extra-curriculares;
    Facilidade e comodidade ao deixar a criança assistir TV ou jogar video games por horas seguidas;
    Má alimentação e crescente obesidade;
    Baixa auto-estima e ausência dos pais;
    Carteiras de estudo ergonomicamente impróprias (leia mais na pesquisa cientifica);
    E para completar, a criança passa horas sentada na escola, carrega mochila pesada e de forma incorreta, e muitas vezes é excluida dos jogos das aulas de Educação Física por ser fraca e descoordenada, se desinteressando pela atividade esportiva.
    Precisamos tentar mudar o quanto antes a rotina de nossas crianças. Cabe a todos os profissionais envolvidos e aos pais um trabalho em conjunto para que haja uma eficiente mudança.
    O profissional de Educação Física tem um grande papel nesse processo, ele poderá ajudar da seguinte forma:
    Identificar o mais cedo possível desvios posturais para que a criança possa ser encaminhada a um profissional especializado.
    Melhorar a consciência corporal da criança através de exercícios que desafiem a coordenação e equilíbrio.
    Ensinar a sentar corretamente e corrigir os desequilíbrios corporais, como: músculos fracos e encurtados e problemas de desalinhamento.
    Desenvolver o gosto pela atividade corporal pela ludicidade. Criar e explorar movimentos, desafiar o controle e fortalecer de forma equilibrada e divertida.
    Caso a criança já apresente algum desvio postural visível, ela deverá iniciar um tratamento com profissional especializado. O Pilates poderá corrigir ou minizar este problema, reequilibrando e realinhando o corpo, devendo ser iniciado o mais rápido possível para evitar agravamentos."
    * Leia mais sobre Postura em: Postura Correta X Errada
    Autora: Tatiana Matsuo – http://tatipilates.wordpress.com
    Publicado originalmente na revista brasileira de Pilates:  http://www.revistapilates.com.br/

    Pilates São Caetano do Sul - Ligue-nos 4226-2193 - Pilates e Vida Diária

    INCLUA O PILATES EM ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA

    "De início, os movimentos Pilates podem parecer desconectados de sua rotina. No entanto, com paciência e persistência, vcê compreenderá que os movimentos são meras ferramentas para entender o corpo. Uma vez aprendido, o controle muscular pode ser aplicado a qualquer função de movimento corporal, de andar e correr a elevar e carregar.
    Estruturados em torno da região do estômago, quadris, lombar e glúteos - o centro do corpo, ou sua casa de força - os moviemtnos do métod Pilates compõem o instrumental necessário à manutenção da boa postura e alinhamento. Esses são os elementos-chave para a utilização muscular adequada. Eles fazem parecer fáceis até as tarefas mais difíceis.

    recho extraído do livro O Corpo Pilates de Brooke Siler - Editora Summus

    Pilates em São Caetano do Sul
    www.ritmosdavida.com.br

    Pilates São Caetano do Sul - Filosofias em que se baseia o método Pilates - ligue-nos 4226-2193

    "CONDICIONAMENTO FÍSICO É O PRIMEIRO REQUISITO PARA A FELICIDADE"

    "segundo a teoria de Joseph Pilats, para ser feliz é imperativo dominar o próprio corpo. Se com 30 anos você não tem flexibilidade e está fora de forma, é "velho". Se com 60 é flexível e forte, é "jovem".

    O desenvolvimento por Pilates do próprio método deriva da visão de um estilo de vida ideal, obtido através do equilíbrio físico, mental e espiritual. Po meio da visualização, da força física e do alongamento corporal, o vigor mental e melhor circulação sangüínea chegam às células cerebrais inativas. Esse espírito renovado de pensamento e movimento é o primeiro passo para a redução do estresse, para a elegância de movimentos, para a alegria e para a maior capacidade de aproveitar a vida.
    Um dos melhores exemplos dessa teoria é ver uma criança brincando. A flexibilidade e a vitalidade de uma criança são freqüentemente invejadas, como se fossem traços que não mais possuíssemos. Quem disse? Com paciência, perseverança e força de vontade, tudo é possível."
    Trecho extraido do livro O Corpo Pilates de Brooke Siler - Editora Summus.

    Venha praticar Pilates no Instituto Ritmos da Vida
    Rua São Paulo, 1321 - São Caetano do Sul - SP
    Tel: 4226-2193

    terça-feira, 13 de abril de 2010

    PILATES SÃO CAETANO DO SUL - POSTURA CORRETA DE QUADRIS - Faça Pilates -4226-2193

    PILATES SÃO CAETANO DO SUL - WWW.RITMOSDAVIDA.COM.BR


    CORREÇÃO DA POSTURA DE QUADRIS


    D E I T A D O
    A caixa é a região do tronco, compreendia entre o ombro e o quadril.
    Vamos procurar manter essa caixa anatômica bem alinhada e tonificada, as costas retas, a parte anterior plana e, como dissemos antes, sem estufar o peito, dominando o esterno e as costelas, com a regiã abdominal plana e alargada.
    Quando falamos do umbigo, estamos nos referindo a toda a região abdominal. A imagem poderia ser um peso amarrado a um fio indo do umbigo para as costas. Ao inspirar sustentamos o peso, deixando o estômago liso e ao soltaro ar o peso puxa e o umbigo abaixa e gruda na coluna.
    O sacro não deve estar para trás, arqueando as vértebras lombares, nem para dentro, com o cóccix no fundo, contraindo demais os glútéos. Vamos tentar o ponto médio. Essa região vai ficar esticada ou arredondada.

    Pilates São Caetano do Sul - Dores nas costas



    DORES NAS COSTAS - SOLUÇÃO PILATES


    "Estudos demonstraram que, para ter uma região lombar forte e protegida de possíveis lesõe, é necessário desenvolver os músculos mais profundos, transverso e oblíquo interno, o músculo psoas e, depois, os abdominais mais externos. Entretanto, o mais costumeiro é desenvolver em excesso a musculatura superficial, como o reto do abdome, em detrimento da profunda, além de contrair o diafragma por tensão e retenção, na hora de respirar, ao fazer o exercício, aplicando uma carga excessiva, prejudicial às costas.

    Ao contrário do que deveria ser, esse centro, ou faixa anatômica, é a região mais fraca e com mais problemas dentro do quadro de patologias da maior parte da sociedade atual."

    Trecho extraído do livro Pilates Guia passo a passo, totalmente ilustrado
    Editora Marco Zero - J.H.Pilates

    O Pilates tem um trabalho específico e profundo de fortalecimento e reabilitação desta musculatura.

    Ligue-nos e venha nos conhecer www:ritmosdavida.com.br
    tel:4226-2193

    domingo, 11 de abril de 2010

    Pilates São Caetano do Sul - Respiração e Pilates


    Pratique Pilates em São Caetano do Sul
    Instituto Ritmos da Vida
    Agende uma aula gratuita pelo 4226-2193


    "Para respirar corretamente você precisa expirar e inspirar corretamente, sempre tentando expulsar fortemente cada átomo de ar impuro de seus pulmões, da mesma maneira que você faria para extrair cada gota de água de uma roupa molhada"

    Joseph Pilates

    A respiração é a mais importante e principal técnica física para se refinar antes de se tertar um exercício ou movimento. A respiração tem três funções principais:
    1 - Carregar nutrientes para todas as partes do corpo, abastecendo todo o corpo com mais energia.

    2- Eliminar as impurezas do corpo

    3-Aumentar a vitalidade


    As impurezas produzem restrições em nosso sistema biológico. Tais restrições podem ser de várias ordens: tensões musculares, restrições articulares, cansaço, dores de cabeça e dores em geral. Não se trata de dizer que a respiração por si só pode curar esses problemas - ela não pode. Mas combinada com outros princípios ela certamente pode conduzir a um bem-estar maior.

    Essas informações foram extraídas do livro The complete guide to Joseph H. Pilates'Techniques of physical conditioning de Allan Menezes fundador do Pilates Institute of Australasia.

    quinta-feira, 8 de abril de 2010

    Pilates São Caetano do Sul - A história de Romana


    Em 1941, a bailarina Romana Kryzanowska, que tentava curar uma lesão no tornozelo, conheceu Pilates, tendo sido treinada por ele até 1944. Após a morte de Joseph, em 1967, passou a auxiliar a viúva Clara Pilates na direção do estúdio pertencente ao asal; após a morte de Clara , em 1976, assumiu o comando geral do estúdio. Romana defendia uma intransigente fidelidade ao método, tal como ela o havia aprendido com Clara e Joseph, tornando-se grande porta-voz da tradição. Com admirável entusiamo e inspiradora energia, viaja pelo mundo, inclusive pelo Brasil, partilhando seus conhecimentos e formando novos instrutores, dos quais ela espera fidelidade à tradição.

    Eve Gentry (1909-1994)procurou Joseph Pilates quando dançava em Nova York no final da décade de 1930, queixando-se de "uma série de problemas nos joelhos e nas costas" provenientes do trabalho de até dozes horas por dia. Tornou-se anos depois, sua professora auxiliar. E foi com a ajuda de Joseph que, em 1953, se recuperou, de modo pioneiro, de uma mastectomia radical. Segundo Eve, sua maneira de ensinar o método Pilates se desenvolveu sob a influência das pedagogias de dança de Rudolf Laban e de Hanya Holm, assim como de seus estudos do métod de Feldenkrais.
    Carola Trier (1913-2000)conbinava seu trabalho de dança com acrobacia e contorcionismo. Por volta de 1950, sofreu uma lesão no joelho e foi encaminhada para um trabalho de reabilitação com Joseph Pilates. Passou os dez anos seguintes estudando com ele no Lenox Hill Hospital. Evolui de aluna e paciente a professora, estabelecendo protocolos de exercícios de rabilitação. Embora tenha se manido fiel aos princípios o metodo, criou também abordagens pessoais."

    Informações extraídas do livro Corpo Pilates de Brooke Siler - Editora Summus
    www.ritmosdavida.com.br
    Tel:4226-2193

    Pilates São Caetano do Sul - Os primeiros professores


    "Boa parte dos primeiros seguidores do método Pilates, que veio a ensinar, difundir e formar novos professores, pertencia à comunidade da dança e havia procurado Joseph Pilates para a reabilitação de lesões vinculadas à profissão. percebendo que a prática dos exercícios lhes garantia não só melhor saúde física, como também melhor desempenho técnico em dança, estabeleciam contato prolongado e entusiasmado com o método. Na primeira geração dos divulgadores do Pilates encontramos Eve Gentry, Carola Trier, Bruce King, Romana Kryzanowska, Ron Fletcher, Mary Bowen, Kathy Grant e Lolita San MIguel. Com exceção de Mary Bowen, que foi inicialmente atriz e depois se tornou psicoterapeuta junguiana e professora de PIlates, todos trabalhavam com dança.

    O contato com essa comunidade possibilitou o intercâmbio entre a dança e o trabalho de Pilates. Diversos elementos da dança clássica e modrna contribuíram para a formatação do que viria a ser o método Pilates, da mesma forma que elementos deste influenciaram as técnicas de dança moderna, como as de Martha Graham e de Hanya Holm. A bailarina Alegra Kent inspirou-se em alguns exerc´cios do mat para cirar uma seqüência de dança que George Balanchine incorporou em sua coreografia Seven deadly sins (Os setes pecados capitais).
    Os discípulos diretos do mestre anteriormente mecionados assumiram a missão de manter a técnia pura, mas muitas vezes divergiram sobre o que seria "autêntico" e quanto se poderia interpretar e expandir com base no método Pilates. É importante lembrar que a tradição oral dos que praticam o método há varias décadas, na cidade de Nova York e em outros centros americanos, indica que o próprio Pilates modificava seus exercícios de um dia para o outro, de pessoa para pessoa, gerando concepções diferente para seus ensinamentos.

    Faça Pilates em São Caetano do Sul com a Professora Andréa Sechini
    tel:4226-2193
    www.ritmosdavida.com.br

    Pilates São Caetano do Sul - Um homem inventivo



    "Homem de permanente capacidade inventiva, Pilates estava sempre pensando em novos exercícios e equipamentos. No entanto, parte do que é conhecido hoje como método Pilates provém de sua esposa. Clara Pilates. Enfermeira profissional, ela foi aperfeiçoando, ao longo do tempo, os conceitos e exercícios idealizados pelo marido, de maneira a beneficiar efetivamente os clientes com lesões físicas ou em condições de saúde mais precária.
    Pilates, que começara a desenvolver seus ensinamentos na Alemanha do começoa do século XX, sempre acreditou que eles antigiriam as massas e seriam adotados no mundo todo. Inicialmente, porém, a partir da década de 1930, seu método foi reconhecido apenas por dançarinos e atores americanos. Somente por volta de 1990- mais de meio século depois- esses ensinamentos se difundiram como prática entre os profissionais da saúde da área de reabilitação. Progressivamente, o método atingiu as pessoas que procuravam melhor qualidade de vida por meiko da prática de exercícios físicos; hoje é praticado por milhões de indivíduos, tornando realiadade o desejo-profecia de seu criador"

    Trecho extraído do livro O Corpo Pilates de Brooke Siler - Editora Summus

    Faça Pilates em São Caetano do Sul com a Professora Andréa Sechini e equipe
    Agende uma aula experimental gratuíta
    Tel: 4226-2193
    www.ritmosdavida.com.br

    domingo, 4 de abril de 2010

    Visualização e Pilates - Pilates São Caetano do Sul



    Quando você exercita o corpo sem empregar a mente, está executando apenas metade do trabalho. Lembre-se "Mente sã em corpo são". A visualização de imagens é um recurso relativamente novo no reino do condicionamento físico, mas é de longe o melhor. Usar imagens para envolver a mente é a maneira mais rápida de atingir o complexo sistema anatômico humano. Aplicando metáforas visuais, você consegue a cooperação do subconsciente para utilizar os músculos sem precisar de conhecimentos técnicos sobre eles ou suas funções. Se eu lhe pedir " Sente-se bem alongado, como se sua cabeça chegasse ao teto". você empregará não apenas os olhos da mente para visualizar a sensão, mas também uma quantidade de m´suculos que talvez nem saiba que existem. Você estará na direção correta para unir corpo e mente.

    A visualização de imagens cria referências para o corpo seguir. Ao invocar imagens mentais, desencadeia-se o sistema inato de sinalização do corpo. As imagens são orientadas para o cérebro e transferidas para movimentos instintivos. A visualização de imagens tornará os exercícios mais eficazes, seguros, conscientes e divertidos.

    venha conhecer nossas aulas
    www.ritmosdavida.com.br

    Agende uma aula gratuita experimental

    Método Pilates - São Caetano do Sul



    O método Pilates de condicionamento físico é um sistema único de exercícios de alongamento e fortalecimento desenvolvido acerca de noventa anos por Joseph H. Pilates. O método fortalece e tonifica os músculos, melhora a postura, dá flexibilidade e equilíbrio e une corpo e mente.

    O método Pilates destaca-se como uma fórmula testada e aprovada que traz resultados seguros. Os exercícios convencionais dados nas academias são cansativos por basearem-se em músculos isolados, trabalhando cada ártea individualmente, em ves de tratar o corpo como o todo integrado que ele é.

    Tenho recebido muitas pessoas com problemas seríssimos referentes ao tonus muscular, que acredito seja resultado de um desequilíbrio causado pela prática de exercícios complicados e eneficientes, que isolam certas partes do corpo, ignorando outras, ou gerando áreas crônicas de tensão em detrimento de áreas de fragilidade.

    A filosofia do método Pilates concentra-se em treinar mente e corpo para trabalharem juntos visando a boa forma. "Idealmente, nossos músculos deveriam obedecer a nossa vontade. Nossa vontade não deveria se dominada pelas ações reflexas dos músculos".

    Segundo a teoria de Joseph Pilates, para ser feliz é necessário dominar o próprio corpo. Se com 30 anos você não tem flexibilidade e está fora de forma, é "velho". Se com 60 é flexível eforte, é 'jovem".
    Fonte de pesquisa: O Corpo Pilates; um guia para a vida
    www.ritmosdavida.com.br
    tel: 4226-2193

    Conheça nosso Estúdio Pilates em São Caetano do Sul