Loading...

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Alongamento axial: como acontece? - Pilates São Caetano do Sul

Alongamento axial: como acontece?

Vamos lá: será que você tem alongamento axial? Não sabe? E dor nas costas você tem?
Hum… E essas pessoas das fotos, será que sentem dores nas costas?
Alongamento axial: como acontece? Alongamento axial: como acontece?
Se você respondeu que com certeza elas sentem dor, se equivocou. Estudos dizem que não.
E para mostrar de forma mais clara e instigar a curiosidade de vocês a continuarem lendo, vou usar o exemplo dessas pessoas que carregam cargas na cabeça por horas às vezes. E por que elas não sentem dor? Simples, eles possuem um ótimo alongamento axial, observe as suas posturas, bem eretas, e equilibradas. E é isto que um bom alongamento crânio-caudal faz com nossa postura, a deixa alinhada, com todas as curvas naturais da coluna preservadas.
OK. Mas o que é alongamento axial?
Vamos à definição: o alongamento axial é a criação de espaço articular, se tratando da coluna esse espaço é aumentado entre os discos vertebrais. O benefício direto da aplicação deste princípio é a melhor mobilidade da coluna e diminuição de compressões nos discos, logo alívio de dores e prevenção de patologias (ex: hérnia de disco).
Bom, acabamos de ler que é preciso “descomprimir” os discos e isso é possível com o alongamento axial. Sendo assim, essas cargas acima da cabeça não geram mais pressão, peso na coluna? Não, ao menos no caso dessas pessoas que já fazem isso desde crianças e assim fortalecem a coluna. Como? Para entender melhor, vamos analisar o funcionamento de alguns aspectos da coluna vertebral.
Suas partes “principais” são: corpo vertebral, disco intervertebral (anel fibroso e o núcleo pulposo).
O disco vertebral funciona como um amortecedor, as pessões são distribuídas por todo o disco, e o núcleo dentro dele põem-se sob tensão e age como um amortecedor fibro-hidráulico, que funciona muito bem se mantendo hermeticamente fechado (caso contrário temos uma hérnia, quando o núcleo é rompido e não suporta mais essas pressões) vejamos as figuras:
Alongamento axial: como acontece? Alongamento axial: como acontece? Alongamento axial: como acontece?
Então quando essas pessoas colocam a bacia na cabeça, elas precisam manter-se eretas para a água não cair, com isso seus discos alinhados funciona perfeitamente como amortecedor, e isso acaba sendo um exercício para as musculaturas mais profundas. É importante ressaltar, que isso não vale para nós que não estamos habituados, se resolvermos fazer isso, é provável de ficarmos com dor por dias.
Temos também nesse aspecto do amortecimento o mecanismo de ação e reação, que funciona como mostrado a seguir: durante os exercícios abdominais, por exemplo, uma força de ação é realizada na flexão do tronco (quando subimos), e em contra resposta uma de reação (Lei de Newton), isso gera uma pressão (musculatura abdominal x dorsal), que terá que sair por algum lado concorda?
Ela só conseguira sair por cima ou por baixo, já que pela frente e por trás ainda está ocorrendo à pressão. Essa saída faz com que as vértebras se distanciem mais, aliviando assim os discos vertebrais. Vejamos:
Alongamento axial: como acontece?
É justamente essas características de amortecimento do núcleo pulposo, ação e reação que exploramos no alongamento axial, são esses mecanismos que nos permite alongar axialmente, ou seja na longitudinal, crânio-caudal. E assim manter as curvaturas preservadas, que distribuem as cargas ao longo de toda coluna.  Veja as figuras ao lado: Quando a coluna se mantem alinhada, os discos ficam livres de compressão, podendo até suportar cargas importantes, como as pessoas que transportam o peso sobre a cabeça.  Vamos experimentar uma situação de alongamento axial?
- Posicione-se sentado em uma cadeira com os ísquios bem apoiados (aqueles ossos do quadril proeminentes na região dos glúteos), com os pés bem apoiados no chão. A coluna lombar neutra, ou seja, normal com sua lordose (curvatura entre os glúteos e as costelas).
- Imagine agora que sua cabeça é uma bola de gás e a sua coluna é a linha amarrada nessa bola. Sendo assim, este bola cheia de gás (sua cabeça) está sempre querendo subir mais (“criar” espaço entre os discos vertebrais) e a sua coluna, sendo representada pela a linha amarrada na bola, mantêm-se esticada a todo instante, mas de forma natural, mantenha os ombros baixos e relaxados; respire mantendo esse alongamento longitudinal com o abdômen levemente contraído.
- Agora “desmonte” a postura, fique normal e veja a diferença de como é uma posição bem alinhada e como você costuma ficar no dia a dia. Pois bem, depois dessa explicação e sensação me respondam: como vai seu  alongamento axial?
Beijos… aguardo as dúvidas e sugestões!

Hilary Swank e Lady Gaga agradecem ao Pilates - Pilates São Caetano do Sul

Hilary Swank e Lady Gaga agradecem ao Pilates



Hilary Swank e Lady Gaga agradecem ao Pilates Hilary Swank e Lady Gaga agradecem ao Pilates

A atriz Hilary Swank recentemente exibiu seu corpo moldado no Pilates enquanto esteve de ferias no Hawaii. Com 36 anos, não demonstrou nenhum sinal de que se encontra na meia idade enquanto era fotografada por seu namorado John Campisi, que ela namora há quatro anos.


Swank, que ganhou seu segundo Oscar por seu papel em 2004 no filme Menina de Ouro (Million Dollar Baby), foi avistada enquanto estava de biquíni passeando na praia perto de seu hotel. Ela disse ser uma pessoa atlética por natureza e gosta de participar de atividades esportivas. Ela teve que ganhar peso para a gravação do filme Menina de Ouro, mas através de uma combinação de Pilates e Core Fusion (Pilates +Yoga+Cardio-exercícios) ela emagreceu e assim mantêm a forma.


Hilary Swank é a última de uma longa lista de celebridades que se voltaram para o Pilates como uma opção de manter a forma enquanto se tem uma agenda bastante ocupada.


Lady Gaga, que atualmente está em turnê, teria pedido um livro sobre as aulas de Pilates em seu quarto de hotel onde quer que se encontre, pois isso a ajuda para se preparar para os shows. Apesar da imagem de desleixada, a cantora leva seus treinamentos muito a sério e leva um conjunto de halteres com ela sempre que viaja.


Fonte: http://www.live-pilates.co.uk/lady-gaga-and-hilary-swank-look-swish-thanks-to-pilates-603.html

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Objetivos do Método Pilates - Pilates São Caetano do Sul


Por meio do  pilates podemos obter:
  •  O fortalecimento muscular localizado ou global;
  •  O aumento da flexibilidade geral;
  •  Correção de distúrbios da postura;
  •  Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
  •  Melhora da coordenação motora;
  •  Dissociação de cinturas;
  •  Alongamento axial;
  •  Decoaptação de articulações periféricas;
  •  Estimulação Proprioceptiva
  •  Relaxamento muscular geral;
  •  Melhora da capacidade respiratória;
  •  Aumento da consciência corporal

Como são os exercícios no Pilates - Pilates São Caetano do Sul


Os exercícios são realizados em aparelhos desenvolvidos pelo próprio Joseph (Cadillac ou Trapézio,Reformer, Wall Unit, Barrel, Combo Chair, bem como seus respectivos acessórios), em solo (conhecidos com MAT) e/ou com auxílio da Bola Suíça (Bobath). Os aparelhos utilizam molas como instrumentos de assistência e resistência a cada movimento e através deles é possível trabalhar todos os músculos do corpo, em todos as posições.
Assim como em outras técnicas de reabilitação, os exercícios são prescritos individualmente de acordo com os objetivos a serem alcançados pela terapia, da mesma forma que a freqüência com que devem ser realizados. Embora se preconize que a sessão tem duração de uma hora, cabe ao profissional saber dosar
as atividades, para não sobrecarregar seu paciente. Especialmente porque os exercícios são realizados de acordo com a mecânica respiratória de cada um, tendo, portanto, durações diferentes para cada praticante.


Características do Método Pilates - Pilates São Caetano do Sul


O método caracteriza-se por uma série de exercícios físicos, os quais buscam a harmonia entre o corpo e a mente, e têm sua origem no chamado estudo do controle ou contrologia. Isto é, é um treinamento físico e mental, que melhora a consciência corporal por trabalhar o corpo como um todo.
Pilates defende o trabalho do que denominou de “centro de força”, que é compreendido pelos músculos abdominais, paravertebrais inferiores (lombares) e os glúteos. Ele acreditava que esses músculos são responsáveis pelo equilíbrio estático e dinâmico do corpo humano, logo, uma vez fortalecidos, permitem a perfeita harmonia dos movimentos do corpo, assim como previnem uma série de distúrbios ortopédicos.reumatológicos.
A melhora da postura é um dos pontos fortes do método. Além dos músculos do centro de força, é possível trabalhar os músculos estáticos e dinâmicos, profundos e superficiais, os quais são responsáveis pela manutenção da postura. Logo, uma vez reforçados, passam a ser utilizados de maneira correta, sem
maior desgaste de energia.
Além disso, por se tratar de uma atividade que não impõe desgaste articular e cujo número de repetições de cada exercício é reduzido, promove-se a prevenção e/ou tratamento de certas patologias,
especialmente as ocupacionais.

Método Pilates - Pilates São Caetano do Sul

O método caracteriza-se por uma série de exercícios físicos, os quais buscam a harmonia entre o corpo e a
mente, e têm sua origem no chamado estudo do controle ou contrologia. Isto é, é um treinamento físico e
mental, que melhora a consciência corporal por trabalhar o corpo como um todo.
Pilates defende o trabalho do que denominou de “centro de força”, que é compreendido pelos músculos abdominais, paravertebrais inferiores (lombares) e os glúteos. Ele acreditava que esses músculos são responsáveis pelo equilíbrio estático e dinâmico do corpo humano, logo, uma vez fortalecidos, permitem aperfeita harmonia dos movimentos do corpo, assim como previnem uma série de distúrbios ortopédicos.

Brevíssima história do Método Pilates - Pilates São Caetano do Sul

Motivações e Oportunidades do criador do Método


O alemão Joseph Hubertus Pilates foi um indivíduo que em sua infância e adolescência, conviveu com uma
série de problemas de saúde que o impediam de levar uma vida normal. Por isso, ele dedicou sua
existência a tentativa de melhorar sua qualidade de vida. Dessa forma, passou a estudar com afinco a
anatomia, a fisiologia e a cinesiologia do corpo humano e com o conhecimento que adquiriu, criou o hoje
mundialmente conhecido e difundido método pilates.
A técnica existe há quase um século. Foi testada e aprovada durante a Primeira Guerra Mundial, quando
Pilates teve a oportunidade de treinar seus colegas soldados e os ajudou a superar a epidemia de gripe
daquela época. A partir de então, criou sua própria academia e passou a aplicar sua metodologia.

domingo, 15 de agosto de 2010

Entenda mais sobre Pilates - Pilates São Caetano do Sul



Agende uma aula experimental com a gente:4226-2193

Estacionamento, professores pós-graduados, estúdio amplo e com muitas inovações

História cronológica do Pilates em 33 passos - Pilates São Caetano do Sul

História cronológica do Pilates em 33 passos



1. Joseph Pilates, o criador do método, era uma criança muito doente. Sofreu com doenças como a asma, raquitismo e febre reumática.

2. Aos 14 anos, seus males foram tratados através da prática de exercícios e musculação.

3. Ele cresceu e se tornou modelo para desenhos anatômicos.

4. Ele era extremamente dedicado aos exercícios.

5. Como resultado, o menino tornou-se um desportista qualificado para atividades como esqui, mergulho e ginástica.

6. Em 1912, Joseph Pilates trabalhava para a Scotland Yard como Instrutor de Auto-Defesa, na Inglaterra.

7. Na I Guerra Mundial, Pilates, sendo de nacionalidade alemã, veio a ser chamado de “inimigo
estrangeiro”, assim como todos os outros cidadãos alemães da época.

8. Durante sua captura, Joseph investiu seu tempo em aperfeiçoar os métodos diferentes de exercícios
que ele desenvolvera.

9. Ele então começou a ensinar sobre o método.

10. Ele utilizou as molas dos leitos hospitalares para treinar a resistência dos pacientes de acamados.

11. Pilates foi primeira pessoa que desenvolveu as formas de reconstrução do exercício para ajudar
os pacientes feridos e aqueles que são incapazes de se mover livremente.

12. Sua técnica também ajudou os pacientes que foram confinados à cama ou em cadeiras.

13. Suas máquinas se tornaram a base para todos os projetos do método depois de Joseph Pilates.

14. Em 1918, quando uma epidemia de gripe atingiu a humanidade, na Inglaterra, nenhum dos alunos
foi infectado com a doença, enquanto que milhares de pessoas morreram. Isso reforçou a reivindicação de Joseph Pilates sobre a eficiência de seu exercício.

15. Depois disso, ele logo foi absolvido das acusações e liberado. Em seguida, Joseph voltou para a
Alemanha e aperfeiçoou seu método.

16. Rudolf Van Laban promoveu as técnicas de Joseph na comunidade de dança adaptandando seus exercícios.

17. Além disso, em 1926, Joseph Pilates imigrou para os Estados Unidos.

18. Nos E.U. A, ele conheceu seu amor e, em seguida, sua esposa Clara. Juntos abriram um estúdio de fitness na cidade de Nova York, junto com o New York City Ballet.

19. Em 1960, o método Pilates foi muito procurado principalmente pelos dançarinos de Nova York.

20. Um desses alunos foi George Ballanchine, através do qual ensinou Pilates às bailarinas do New York City Ballet.

21. Seu método ganha muita popularidade, não só na cidade de Nova York, mas também em várias outras partes dos Estados Unidos.

22. Carola Trier e Bob Seed, dois alunos de Pilates, abriram seu próprio estúdio, onde demonstraram os métodos e as técnicas concebidas por Pilates.

23. Carola Trier, tinha realmente que vir para os E.U.A. Ela escapou dos campos de concentração nazistas e se encontrou com Pilates em 1940.

24. Bob Seed era um ex-jogador de hóquei. Ele também foi um estudante ávido de Pilates. Ele abriu seu estúdio muito próximo ao de Joseph e tentou entrar em concorrência. Diz-se que Pilates ameaçou Bob Seed, e advertiu-o a deixar a cidade, e na verdade ele deixou.

25. Pilates morreu em silêncio, sem instruções à Clara de como ela deveria manter a sua linha de trabalho.

26. Ela traçou seu próprio caminho e manteve o estúdio, Studio Pilates.

27. Romana Kryzanowska, uma vez aluna de Joseph e Clara em 1940, ajudou Clara com o estúdio e continuou a trabalhar com ela. Ela se tornou diretora do estúdio em 1970.

28. Em 1967, dois estudantes, Kathy Grant e Lolita San Miguel, foram os dois únicos profissionais marcados na história, que foram oficialmente certificados pelo Pilates.

29. Em 1970, outra pessoa, Ron Fletcher, que era dançarino de Martha Graham, estabeleceu seu estúdio na cidade de Los Angeles. Ele conseguiu atrair várias estrelas de Hollywood. Clara ficou bastante impressionada com seu trabalho e lhe deu a permissão para continuar com o nome Pilates. Fletcher também trouxe várias outras melhorias em seu regimento.

30. Grant passou a assumir o Studio Bendel no ano de 1972.

31. Lolita San Miguel foi para Porto Rico e ensinou Pilates no Ballet Concerto de Porto Rico.

32. Então, na metade de 1980, assim como Fletcher conseguiu a visibilidade de Hollywood, a mídia fez uma grande ênfase no método Pilates. Desta forma, o método ganhou popularidade entre as celebridades americanas e população em geral.

33. Atualmente o Pilates conta com mais de cinco milhões de praticantes somente nos E.U.A.

Fonte: http://thefitnessblog.net/

Power-Wheel - Pilates São Caetano do Sul


Conheça alguns das inovações e diferenciais do nosso Studio Pilates. Reconhecido pela Universidade de Berckley como o melhor equipamento para treinamento abdominal, o Power Wheel já conquistou inúmeros adeptos em São Caetano do Sul. 
Conheça nosso estúdio, agende uma visita pelo 4226-2193

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Nosso querido Pilates - Pilates São Caetano do Sul

Minhas mais profundas saudações a um dos homens mais importantes de minha vida, e espero que da sua também!

Trabalho Pilates em Chair - Pilates São Caetano do Sul

Olá pessoal, segue abaixo parte do trabalho que executamos no nosso Pilates Studio, venha praticar com a gente! TEl: 4226-2193

Benefícios do Método Pilates - Pilates São Caetano do Sul


Benefícios do método pilates
Estimula a circulação, melhora o condicionamento físico geral, a flexibilidade, a amplitude muscular e o alinhamento postural adequado.


Além disso, promove melhoras nos níveis de consciência corporal e melhora a coordenação motora.


Todos esses benefícios citados ajudam a prevenir e reduzir riscos de uma futura lesão proporcionando inclusive alívio de dores crônicas, ou seja, o método pilates é particularmente utilizado para reabilitação de problemas, como por exemplo, os da coluna.


Ele fortalece, alonga, e equilibra toda a musculatura que envolve a coluna vertebral, alinhando e descomprimindo tensões na mesma. Ajudam a aliviar pinçamentos e compressões de discos. Esta descompressão facilita e estimula a circulação na região com problemas.


Este trabalho de estabilização da pelve e coluna, também, como acréscimo, ajuda a preparar a reabilitação de áreas com fraqueza muscular com maior eficiência.


O "Método Pilates" tem sido utilizado com sucesso em reabilitação de complicações de joelhos, ombros, panturrilhas, em casos de acidentes automobilísticos, poliomelites, apoplexia,de pós-cirurgias, pré e pós-parto, dentre outros.


Segundo Joseph Pilates (criador do método), após as 10 primeiras aulas, o praticante sente que o corpo mudou; após 20 aulas, que as mudanças são visíveis ; após 30, as demais pessoas começam a notar as mudanças.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Pilates: Qual movimento abdominal funciona melhor? - Pilates São Caetano do Sul

Pilates: Qual movimento abdominal funciona melhor?

Quer tonificar sua barriga?
p_FI100105FITEM003
O exercício de abdominal padrão talvez não seja a melhor aposta. Descubra como o exercício de Pilates chamado “Roll-up” pode definir seu abdômem.
O Pilates “Roll-up” pode ser 30% mais efeiciente que o exercício padrão de abdominal quando seu alvo é definir a área do “rectus abdominis”, ou traduzindo para o bom português, a área do “tanquinho” do abdômem.
p_FI100105FITEM004
Isto se deve ao desafio criado pelo movimento do “Roll-up”, recrutando uma gama maior das fibras musculares abdominais.
Tente você:
Deite de barriga para cima com as pernas encostadas no chão e braços estendidos acima da cabeça.
Empurre os braços para frente, gire o queixo para baixo, e vagarosamente levante as costas do chão, tentando alcançar os pés com as mãos.
Se você sentir dificuldades ou tem algum problema na coluna lombar, ao invés de deixar as pernas esticadas, flexione os joelhos 90 graus, deixando as solas dos pés encostadas no chão.
Faça a repetição de 8 a 10 vezes, três vezes por semana.

Fonte: Revista Brasileira de Pilates
 

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Pilates e seus aparelhos - Pilates São Caetano do Sul


O colchão (Mat) é um dos elementos fundamentais de todos os exercícios Pilates e trabalha a Centro de Força (Powerhouse), inclusive os músculos abdominais (“Abs”). É a forma mais popular do Método Pilates® de Condicionamento Físico uma vez que é econômica e os exercícios não necessitam de equipamento especializado. O objetivo da Colchão (Mat) é organizar um repertório de exercícios que podem ser feitos em casa. O programa pode ser feito diariamente. Ao contrário dos outros aparelhos, a Colchão (Mat) exige que você mesmo faça o seu trabalho, e assim é um programa desafiante, mais gratificante.
Os exercícios da Parede (Wall) tornam a coluna flexível usando o Centro da Força (Powerhouse), e alongam a musculatura da perna. Eles drenam a tensão do pescoço e dos ombros e fortificam e alongam as coxas.
As Molas (Springs ou o Cadillac) foram criadas por Joseph H. Pilates e usadas no trabalho com pacientes hospitalizados durante a primeira Guera Mundial. Elas lhe ensinam a manter o Centro da Força (Powerhouse), inclusive os músculoa abdominais (“Abs”). É a forma mais popular do Método Pilates® de Condiciiiionamento Físico uma vez que é ecnômica e os exercícios não necessitam de euipamento especializado. O objetivo da Colchão (Mat) é organizar um rerepertório de exercícios que podem ser feito diariamente. Ao contrário dos outros aparelhos, a Colchão (Mat) exige que você mesmo faça o trabalho, e assim é um programa desafiante, mas gratificante.
Os Barris (Barrels) ajudam a melhorar a respiração, desenvolver os braços e as pernas, trabalhar a coluna para corrigir a postura e os movimentos, diminuir coxas grossas e massagear a parte inferior das costas.
O Círculo Mágico (Magic Circle) ajuda a adquirir equilíbrio e postura adequados, fortalecer os músculos dos braços e do peito, fortalecer e dar nova forma aos músculos das pernas e do quadril, e aumentar o controle do Centro de Força (Powerhouse).
O Rerfomer - Pilates é a versão doméstica do Universal Reformer, que podem ser encontrado em todos os Estúdios Pilates. O Rerformer permite exercícios para iniciantes e intermediários. Um trabalho mais adiantado deve ser feito no Unverso Reformer. Cada exercício lhe prepara para a próxima atividade. As faixas, as molas e a caixa permitem vários exercícios em várias posições diferentes. Joseph H. Pilates começava a trabalhar com todos os seus clientes no Reformer, já que nele os exercícios são mais fáceis do que no Colchão (Mat) exige que você lute contra a gravidade, e que faça todo o trabalho sozinho. O Rerformer usando molas, lhe ajuda a atingir suas metas.
A Cadeira – (Chair) oferece mais equilíbrio e controle do corpo. Ela ofereece toda uma gama de atividades, inclusive alongamento para a coluna e para os tendões da perna além de fortalecer o Centro de Força, as pernas, pés, tornozelos, tendão de Aquiles, músculos, glúteos e braços. A Cadeira (Chair) é a base dos exercícios Pilates mais avançados.

fonte: Revista brasileira de Pilates

Propriedades da Maça - Pilates São Caetano do Sul



Indicação da Maçã após a Prática do Pilates

Para Joseph Pilates a maçã era um tem essencial ao final de uma aula de Pilates.

Registros descrevem que os praticantes do método recebiam de Joseph uma maçã para que fosse ingerida após o término da prática.

Para que os profissionais que atuam com a metodologia Original do Pilates possam compreender um pouco mais dos pensamentos de Joseph Pilates, a ABP pesquisou as propriedades e funções da maçã no organismo humano.

Após a leitura do texto “propriedades da maçã”, será possível compreender os benefícios que a fruta pode oferecer ao organismo humano, em especial, aos praticantes do método Pilates.


PROPRIEDADES DA MAÇÃ

A maçã é um fruto com composição química distribuída em: 85% de água, 0,5% de proteínas e 14% de hidratos de carbono. A sua grande capacidade mineralizadora deve-se à grande abundância de sódio, potássio, magnésio e fósforo. Contêm vitaminas A, B1, B2, B6 e C além de ser uma boa fonte de vitamina C, o que significa que reforça o sistema imunológico, ajuda à cicatrização, combate o envelhecimento, entre outros benefícios.

Por ser um fruto depurativo e desintoxicante, especialmente indicada para indivíduos com obesidade, acidez, diarréias, convalescenças, a maçã favorece as secreções do aparelho digestivo e também auxilia nas funções do trato do respiratório, dos rins e do fígado.

A maçã funciona como uma "limpadora natural" da boca e da faringe. Ao ser engolida, ela raspa a superfície desses dois órgãos, evitando que a saliva grossa chegue à laringe, retirando as secreções que dificultam a vibração das pregas vocais, deixando a saliva mais rala e favorecendo a articulação das palavras.

Duas maçãs por dia ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue em até 10%. Também ajuda na limpeza dos dentes e fortalece as gengivas. O consumo da maçã é fundamental para uma alimentação saudável, pois contêm uma quantidade de flavonóides, que são conhecidos pela suas fortes capacidades antioxidantes que atuam eliminando os efeitos do mau colesterol.

As maçãs ajudam as células do organismo a manterem-se jovens, proporcionando um conjunto de nutrientes fundamentais ao equilíbrio do nosso organismo e dão energia ao corpo e à mente.

Conhecida como "comida rápida", a maçã é ideal para o dia-a-dia, leva-se para todo o lado, é saborosa e contém açúcares naturais que rapidamente fornecem energia ao organismo nas horas de maior fadiga.

Eduardo Freitas da Rosa
Fisioterapeuta e Diretor Científico da ABP.

Bibliografia:
www.centrovegetariano.org
http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1013)
http://www.guiagratisbrasil.com/conheca-as-propriedades-beneficas-da-maca/
http://mundoestranho.abril.com.br/saude/pergunta_286631.shtml

domingo, 8 de agosto de 2010

Pilates Solo - Pilates São Caetano do Sul

Solo: o aparelho mais desafiador do estúdio de Pilates.




















Oi pessoal!
Estive conversando esses dias com uma amiga extremamente conhecedora de Pilates e discorrendo sobre as diferença entre Pilates MAT e a utilização das máquinas. Pouco tempo depois contando a história para outra amiga também da área, acrescentamos mais elementos para a filosofia.

A primeira idéia foi a seguinte: para cidadãos comuns, alunos que acabam de chegar, muitas vezes o solo impõe o duro encontro com suas limitações.
É claro que deitar no solo é receber o maior toque proprioceptivo possível, mas, quando temos uma posição inicial que exige sentar de pernas cruzadas, ou pior, com as pernas estendidas...ai, ai! Complicou.

O solo denuncia as limitações articulares, os encurtamentos musculares, a dificuldade de manter uma posição confortável. Afinal, de maneira geral, o solo é um ambiente estranho e árido. Não costumamos utilizar esse local no trabalho, no carro, no cinema, em casa. Vivemos num mundo de cadeiras, sofás, camas.

A máquina, nesse sentido, facilita muito!

Todas elevam o centro de gravidade: Reformer, Trapézio, Cadeira e até mesmo o spine corrector, tiram o aluno do chão e facilitam o encontro do apoio dos ísquios, da coluna neutra, facilitam a entrada e saída da posição deitada.
Outro elemento: imagine um leg circle no solo e o mesmo gesto no exercício Leg Spring Series.

A máquina dá assistência através da tensão das molas. Ela permite que você experimente sensações articulares que, para um iniciante no método, não seriam alcançadas. Leg circles exigem uma combinação entre boa capacidade de estabilização, alongamento e consciência da articulação para que seja possível relaxa-la permitindo o deslizamento da cabeça do fêmur no acetábulo.

Finalmente, associando a assistência à possibilidade de posições (e sensações) inusitadas. Imaginemos a Torre (Tower) no Trapézio. É um exercício que permite a muitos alunos experimentarem fazer uma vela através do apoio dos pés na barra torre e, com isso, sentir a descarga de peso na torácica alta. Sensações que trazem consciência corporal e que, dificilmente, seriam possíveis sem a assistência da barra torre com molas.

Mesmo se pensarmos em termos de evolução, de aumento de desafio, de maneira geral os exercícios mais desafiadores nas máquinas exigem um grande incremento de coordenação motora - imagine um Swan (Golfinho com molas), o Side Splits no Reformer com movimentação de tronco, um Circulo do Sol (variação do Seated push trough no Trapézio).
Quando pensamos no Solo, outros elementos serão muito exigidos além da coordenação: força, flexibilidade! Pensemos num Side Lift, num Swan Dive, num Boomerang.

Podemos pensar que, em muitos casos, o MAT é como um aparelho cujo repertório é mais desafiador.

Talvez por isso seu sucesso e proliferação nas academias!

É isso aí!O que vocês me dizem?
autora:

UM HERÓI ENTRE GUERRAS


Durante a Primeira Guerra Mundial, “Joe” passou recluso em um Hospital do Campo de Lancaster como “Enfermeiro-Fisioterapeuta.”

Em 1914 eclodiu a I Guerra Mundial. Pilates foi recluso juntamente com cidadões alemães que estavam no Reino Unido, em um "campo" para inimigos estrangeiros em Lancaster. Lá ele ensinou luta livre e auto-defesa para que seus alunos saíssem mais fortes do que eram antes de serem detidos. Foi neste local que ele começou a conceber seu sistema original de exercícios que mais tarde se tornou "Controlology". Pilates foi transferido para outro acampamento, na ilha de Man, onde havia uma unidade hospitalar e ele se tornou uma espécie de enfermeiro-fisioterapeuta, trabalhou com muitos internados que sofriam de doenças decorrentes da reclusão de guerra. Foi então neste período que Joseph Pilates iniciou o desenvolvimento dos equipamentos para REABILITAR estes doentes com molas e cordas presos nas camas hospitalares, bem como um aparato de exercícios para ser realizado reabilitando o enfermo ainda quando estava acamado! Em 1918, uma terrível epidemia de gripe (influenza) varre o mundo, matando milhões de pessoas, dezenas de milhares, na Inglaterra. Nenhum dos seguidores de “Joe” sucumbiu à doença, embora os campos de concentração fossem os mais atingidos! Esta parte da biografia de Pilates reforça a adversidade do homem em desenvolver mecanismos para a auto-defesa. Anterior a sua vida de interno, “Joe” era “performance” de circo e nos momentos livres praticava lutas e treinamento de condicionamento físico. Posteriormente, poderia dizer-se que Joseph Pilates tornou-se uma espécie de "Enfermeiro-Fisioterapeuta", com uma poderosa e revolucionária abordagem para aumentar a vida através do exercício terapêutico. Joseph chamou esta abordagem de "Controlology", e explicou-o plenamente no seu livro "Retorno à Vida através da Controlologia".





Fonte: Bruce Thompon

O SUCESSO DO MÉTODO PILATES - PILATES EM SÃO CAETANO DO SUL


Há dez anos 5.000 pessoas faziam exercícios de Pilates em todo o mundo. O número agora é de 5 milhões só nos EUA ! Será que o Método Pilates realmente funciona ?

Fonte: ABP

Pilates - a Ciência da Contrologia - Pilates São Caetano do Sul




 
 A Falta da Boa Forma Física
Para que sejamos felizes necessitamos da verdadeira boa forma física; temos então que obter e manter corpos que sejam desenvolvidos de maneira uniforme para desempenhar de forma natural todas as nossas várias tarefas diárias de modo fácil e satisfatório. Devemos para tanto desenvolver constantemente nossas mentes até o limite de nossas habilidades e nos esforçar, dentro de nossas capacidades, para termos corpos fortes e conseguirmos executar todas as tarefas as que nos propomos com grande eficiência pois. O mundo de hoje nos compele cada vez mais a isto por ser demasiadamente competitivo e devemos estar cada vez mais alertas para que tenhamos êxito.

Boa forma física não pode ser adquirida por desejo nem pode ser comprada. Entretanto, pode ser obtida através da realização diária de exercícios concebidos com este propósito pelo fundador da Contrologia, cujo método original produz este desejado resultado através da neutralização das condições prejudiciais associados ao modo de vida moderno.

Esta técnica nos permite que mantenhamos nossos corpos fortes, flexíveis de maneira equilibrada suportando o stress e as tensões diárias. Verdade seja dita, ultimamente ninguém dá a devida atenção e o cuidado que nosso bem estar merece. Deveríamos ter mais disciplina em nossa atividade física e fazer além disso uma atividade que fosse prazerosa e prazerosa. Trabalhar nossos corpos e mentes de forma integral.

A Contrologia desenvolve o corpo uniformemente, corrige posturas erradas, restabelece a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito. Se você executar fielmente os seus exercícios de contrologia regularmente apenas quatro vezes por semana, durante apenas três meses, você vai encontrar o seu desenvolvimento corporal se aproximando do ideal, acompanhado de renovado vigor mental e espiritual.

A Contrologia é projetada para lhe dar flexibilidade, graça e habilidades que serão sem dúvida percebidas na forma como você anda, na maneira como você lida e na forma como você trabalha. Um dos principais resultados da contrologia é ganhar habilidade completa da sua mente através do controle completo de seu corpo. Ela não deve ser um sistema fadigante ou chato, mas deve ser realizado com persistência e de maneira correta e precisa, começando a aumentar gradualmente o tempo e o esforço dos exercícios respirando sempre de forma correta. Os exercícios de 'enrolar ' e 'desenrolar' a coluna, aqui muito presentes, ajuda a retirar o ar velho dos pulmões melhorando nossa oxigenação e nos afastando de fadigas. Faz também com que restaure a posição de cada vértebra da coluna.

Se a sua coluna vertebral é inflexivelmente rígida aos 30, você é velho e, se é completamente flexível aos 60, você é jovem. Devemos ainda cuidar de nossa alimentação e sono.
A contrologia resulta em boa postura, gestos precisos e graciosos. Seu aprendizado deve ser levado também para seu dia a dia, mantendo-se ereto e com postura correta em todas suas atividades. A autoconfiança, equilíbrio, a consciência de possuir o poder de concretizar os nossos desejos, com animado e renovado interesse na vida é o resultado natural da prática da Contrologia.






Fonte: Francine Lucie Suzanne de Groote

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Breve história do gênio - Joseph Pilates - Pilates São Caetano do Sul


Descendente de gregos e nascido em 1880 na Alemanha, Joseph Pilates foi um entusiasta dos exercícios físicos e esportes (esquiador, ginasta, mergulhador, estudante de artes marciais) e desenvolveu seu corpo para um condicionamento excepcional. Pilates viajou para a Inglaterra antes da Primeira Guerra Mundial, onde trabalhou como boxeador e artista de circo. Durante a Guerra, ele ficou prisioneiro na ilha de Man, com outras pessoas de nacionalidade alemã. Como enfermeiro, ele investigou formas de reabilitar vítimas acamadas da pandemia de influenza de 1918. Desta forma, ele criou uma série de movimentos que poderiam ser praticados dentro do confinamento desse ambiente controlado. O Pilates Reformer, um dos aparelhos de Pilates, é baseado numa cama antiga de hospital. Retornando à Alemanha logo depois da guerra, ele começou a treinar boxeadores profissionais e policiais. Depois disso, Pilates mudou-se para os Estados Unidos e abriu sua própria academia de treinamento.

Método Pilates - Pilates São Caetano do Sul


O Método Pilates é um sistema de condicionamento físico, desenvolvido no início do século 20 por Joseph Pilates, que o chamava "Contrologia" em referência à forma como o método encorajava o uso na mente para controlar o corpo. Pilates é um programa de exercícios que foca os músculos essenciais para a postura, os quais ajudam a manter o corpo equilibrado e são primordiais para sustentar a espinha. Os exercícios de Pilates ensinam a consciência da respiração, alinhamento da espinha e fortalecimento dos músculos dorsais profundos, o quais são importantes para aliviar e prevenir dores nas costas. 

Pratique Pilates em um local em que você é tratado de uma forma diferenciada. Professores pós-graduados em Ed. Física e Fisioterapia.
www.ritmosdavida.com.br

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Frases sobre Pilates - Pilates São Caetano do Sul


Algumas frases de Joseph Pilates·“Nem muito pouco, nem em excesso.”
·“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.”
·“Respeite seu próprio ritmo.”
·“Se aceite da forma que você é.”
·“Os benefícios do Pilates só dependem da execução dos exercícios. As instruções devem ser seguidas com fidelidade.”
·“Sempre mantenha sua mente concentrada no objetivo do exercício que você está executando.”
·“Não interessa o que você faz e, sim, como você faz.”
·“Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica.”
·“Realize seu exercício com o mínimo de esforço e o máximo de prazer.”·“É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo.”

www.ritmosdavida.com.br