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quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Superação - Pilates São Caetano do Sul


"Toda superação está relacionada ao desejo de avançar apesar das limitações do passado. A superação dos obstáculos tem a ver com a direção. Para se livrar de um passado repleto de abacaxis, toda energia mental deve ser concentrada em seguir em frente, em vez de se prender a velhos pensamentos e compotamentos. Para avançar, não importa há quanto tempo você se encontra peso onde está: é preciso pensar, agir e imaginar-se vividamente num ponto adiante. Quando pensa., age e imagina-se num ponto adiante, a vida vai para frente de uma maneira construtiva e positiva. Agora é o momento  de comprometer completamente o pder de sua mente e utilizar esse poder para criar um futuro melhor."

Livre-se dos Abacaxis - Dr. DAniel T. Drubin

Pilates Studio Super Completo em São Caetano do Sul
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Adaptações dos exercícios - Pilates São Caetano do Sul

Adaptações dos exercícios

Exercício Chair Fonte: Internet
O Pilates, como muito já comentado, é um exercício físico que pode ser praticado por qualquer pessoa, de crianças a idosos. Isso porque muitos dos exercícios feitos nos aparelhos permitem adaptações.
Para os exercícios no Solo, que exigem um nível mais avançado por parte do aluno, o instrutor pode sugerir alternativas que facilitem a prática, comenta Laura Macedo professora de Pilates e aluna de um dos cursos da Stott Pilates™.
O alongamento de uma das pernas, Laura exemplifica, é um dos exercícios que, nem todos os alunos conseguem executar nos primeiros meses de aula. Muitos alegam dores ao elevar a cabeça e o tronco superior do chão, principalmente no pescoço e nos ombros (fraqueza de flexores cervicais e abdominais). E quando uma das pernas se estica, nem todos conseguem movimentá-la numa amplitude de movimento muito grande (por fraqueza abdominal, por ausência de consciência da musculatura abdominal somada à fraqueza ou por hérnia discal e daí não vai conseguir mesmo fazer uma grande ADM com as pernas).
Laura sugere uma lista de adaptações que podem ser feitas para este exercício.
Adaptações para a cabeça:
1 – a cabeça permanece no chão, até que o aluno consiga fortalecer a musculatura abdominal;
2 – ou então, elevar a cabeça, mas com as mãos entrelaçadas atrás dela, para suporte. A Meia Lua pode facilitar o exercício.
Adaptações para as pernas:
1 – os movimentos podem ser mais curtos, e as coxas próximas do tronco, com uma ADM menor, aumentando gradativamente, sendo que um dos joelhos precisa estar estendido para o exercício estar completo;
Ás vezes, para determinado aluno, que relata dores durante o exercício, é necessário ensinar as duas adaptações simultaneamente, para a cabeça e para as pernas.
2 – colocar os braços por baixo do tronco (as mãos sobre os glúteos) ajuda a aumentar a ADM das pernas, por deixar a coluna lombar mais confortável e por dar mais estabilidade à lombar.
A professora Laura ressalta que, os instrutores costumam ter mais consciência corporal do que seus alunos e, por isso, devem compreender suas dificuldades. Os alunos são pessoas comuns que recorrem ao Pilates para melhorar a postura e diminuir os quadros de dor. Cabe ao instrutor perceber a dificuldade daquele aluno e adaptar o exercício para ele:
“São bacanas os conceitos de coluna neutra e imprint, mas às vezes o aluno não consegue e ele fica frustrado se não dou alternativa. E alguns demoram mais que os outros a entenderem a coluna neutra e o imprint. Cada um é cada um. Se os demais instrutores concordam comigo ou não já que eu mudo mesmo a receita de bolo do exercício, não sei! O que eu sei é que tenho bastante alunos, gostam da minha aula, entendem o exercício final e que precisamos trabalhar juntos para chegarmos nele, mas que para esse objetivo talvez sejam necessárias algumas adaptações”, finaliza.

CONTROLE - PILATES SÃO CAETANO DO SUL


CONTROLE SEUS PENSAMENTOS, POIS ELES SE TORNARÃO SUAS PALAVRAS.
CONTROLE SUAS PALAVRAS, POIS ELAS SE TORNARÃO SUAS AÇÕES.
CONTROLE SUAS AÇÕES, POIS ELAS SE TORNARÃO SEUS HÁBITOS.
CONTROLE SEUS HÁBITOS, POIS ELES SE TORNARÃO SEU CARÁTER.
CONTROLE SEU CARÁTER, POIS ELE SE TORNARÁ SEU DESTINO.

sábado, 23 de outubro de 2010

Para que o método Pilates foi criado? Pilates São Caetano do Sul


"O Método Pilates foi criado para condicionar o corpo todo. Ele estimula a integração da mente e do corpo, e ajuda a alcançar a precisão no controle dos músculos, a coordenação e a fluidez dos movimentos. O programa tem como objetivo combinar princípios tradicionais da ciência com disciplinas complementares para crirar um sistema de treinamento inovador, eficiente e seguro."

O método corrigirá desequilíbrios na sua postura e também o inspirará a explorar mais profundamente algumas ou todas as modalidades relacionadas, aumentando sua consciência corporal, seu funcionamento e a relação entre mente e corpo.

Para quem serve o Pilates ? Pilates São Caetano do Sul

"Baseado na fisioterapia, análise dos movimentos, dança e yoga, ele pode ser adaptado para todos os níveis de condicionamento, idade e tipos físicos. As técnicas utilizadas foram desenvolvidas para fortalecer os músculos da coluna e do abdomen, evitando dores nas costas. Para aqueles que já sofrem de dores nas costas de origem na coluna vertebral, o programa pode ajudar a melhorar a postura e os movimentos, evitnaod reincidências. Pode ser benéfico para aqueles que têm uma vida sedentária, para quem quer melhorar suas habilidade em vários esportes e para atletas e dançarinos profissionais."
Pilates para as Costas Por Tia Stanmore

O Programa para a coluna baseado no Método pilates - Pilates São Caetano do Sul

"O programa baseado no Método Pilates para a coluna proporciona flexibilidade e força além de estabilidade para a coluna. Cria um corpo flexível e forte, ensinando como os músculos funcionam para sustentar e proteger a coluna."
Pilates para as costas Por Tia Stanmore

O Movimento - Pilates São Caetano do Sul

"O movimento é fundamental para a nossa existência. Quando nos movemos no espaço e no tempo, nos dedicamos a diversas atividades em todos os diferentes ambientes, e, para fazer isso, precisamos de uma série complexa de habilidades apenas para nos manter eretos contra a força da gravidade. Ao lidar com nossas atividades cotidianas - sentar diante do computador, dirigir, carregar uma criança ou correr na praia - o cérebro process as informações sensoriais de onde estamos no espaço e as sutilizas dos arredores e controla os músculos de acordo com elas. Tudo isso acontece em um nível não cosnciente, e somos capazes de realizar os movimentos necessários para fazer o que quisermos sem precisar nos concentrar em nosso corpo físico.

Apesar de conviniente, isso nem sempre é bom para a saúde do corpo. Por exemplo, se você se senta em uma mesa de trabalho por horas, depois de algum tempo o corpo fica cansado, com tensões nas articulações e nos músculos. Se isso acontece com regularidade e se torna um padrão estabelecido, os efeitos de longo prazo podem ser prejudiciais tanto para os ossos como para os músculos. Podem até mesmo causar danos para a coluna.
Esforços contínuos são necessários para modificar padrões mecanizados de movimento e melhorar a saúde e a postura, e não podemos fazer apenas no nível da consciência. Precisamos substituir os padrões prejudiciais de movimento por outros que não causem dano ao corpo. Isso leva tempo e implica mudar a maneira como nos movemos  e desenvolver mais consciência do copr e de como ele funciona. O efeito geral será a melhora da eficiência do corpo, que nos permitirá viver com mais autoconsciência, com uma conexão maior com o ambiente e maior apreciação do nosso corpo e de sua habilidade."

Pilates para as Costa por Tia Stanmore

domingo, 17 de outubro de 2010

Como são as aulas de Pilates e quais seus benefícios? Pilates São Caetano do Sul



As aulas apresentam:

* Exercícios suaves e eficazes;

* Poucas repetições de cada movimento;

* Grande repertório de exercícios;

* Aulas únicas, evitando monotonia;

* Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;

* Resultados rápidos e duradouros;

* Construção de uma postura correta e natural;

* Não há desgaste físico.



Benefícios:

* Aumenta a resistência física e mental;

* Alongamento e maior controle corporal;

* Correção postural;

* Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;

* Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;

* Melhora da coordenação motora;

* Maior mobilidade das articulações;

* Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;

* Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;

* Fortalecimento dos órgãos internos;

* Aumento da concentração;

* Trabalha a respiração;

* Promove relaxamento.

Joseph Pilates e Romana - Pilates São Caetano do Sul

sábado, 9 de outubro de 2010

Atividade Física e Pilates - Pilates São Caetano do Sul


O sedentarismo típico dos tempos atuais - fazem com que, no homem moderno, o gasto diário de energia seja muito restrito e que haja um acúmulo prematuro de impossibilidades motoras. Por outro lado, contrapondo a esta situação, atividades físicas constantes contribuiriam para o equilíbrio do estado psicológico do indivíduo e para a manutenção fisiológica do organismo, na medida em que implicariam em trabalho dos músculos esqueléticos, aumento da demanda energética, da queima calórica, da velocidade do metabolismo, resultando num gasto calórico maior, mesmo quando o indivíduo estiver em repouso.
Sem ser excluído do conceito anterior, o exercício físico apresenta características próprias. Entendido como toda atividade física planejada, estrutura e regular, é executado com delarada intenção. Assim, a manutenção ou a melhoria das qualidades físicas - força, velocidade, coordenação, equilíbrio, ritmo, flexibilidae, resistência, agilidade e descontração - deverão ser alcançadas pela prática de movimentos corporais específicos e repetidos em séries pré-determinadas.


A partir destes dois conceitos, defendemos a idéia de que a atividade física deva ser incorporada ao dia-a-dia do homem moderno tal como, guardadas as devidas proporções, fazia parte do cotidiano do homem pré-histórico. A simples busca de um corpo com formas perfeitas - obsessão mundial - deve ser substituída pelo combate ao desânimo, à depressão, ao estresse, à obesidade, à hipertensão, à arteriosclerose, ao diabetes, às altas taxas de colesterol; em resumo, pela busca do bem-estar, melhoria da saúde e pelo prazer. Os efeitos positivios da vida mais ativa, principalmente se associados a hábitos alimentares mais saudáveis, surgem nas primeiras semanas de atividades.

Acreditamos que o método Pilates é uma das melhores atividades físicas já pensadas pela humanidade

Informações extraídas do livro: Atividade física passo a passo - Francisco Sérgio dos Santos

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

10 Motivos para amar Pilates - Pilates São Caetano do Sul

10 Motivos para amar Pilates


Pilates
“10 motivos para amar Pilates” é um texto de uma aluna de Pilates que, enquanto sentia as dores de uma aula intensa, refletiu sobre os motivos que a levavam a continuar praticando os exercícios.
1 – Segurança: Você está praticando um método já consagrada há quase um século nos quesitos força e eficácia.
2 – Você pode fazer qualquer coisa em oito séries: diferente de alguns exercícios rotineiros, o Pilates é de movimento contínuo. Sempre que eu sinto as dores de um exercício, eu me conforto em saber que isso acabará em alguns instantes e será hora de trabalhar uma nova musculatura, deixando os outros músculos descansarem um pouco.
3 – Tédio? Que tédio?: por conta da diversidade dos exercícios, eu nunca fico entediada durante a aula.
4 – Ajustável: de iniciantes à experts, quase sempre há algo pra todo mundo numa aula de Pilates. Quase todos os exercícios podem ser regulados para atender sua necessidade.
5 – Super tonificado: se músculos grandes não são a sua praia, você está com sorte. O Pilates apenas ajuda a tonificar o que você já tem.
6 – Flexibilidade: o simples alongamento do corpo vai ajudar a torná-lo mais flexível.
7 – Força: através de exercícios de resistência, os músculos vão se fortalecendo.
8 – Tanquinho: o Pilates é focado no âmago, o que ajuda a esculpir os músculos do abdome.
9 – Altura: enquanto alguns tem dificuldades de acreditar, fiéis estudantes de Pilates ganharam altura através dos exercícios de alongamento. Mas eu não sei se todo esse foco na postura com certeza fará com que você se sinta mais alto.
10 – Diversão: ainda que nem todos os exercícios façam com que você pule de alegria, há alguns, como um em que você tem de imitar uma foquinha, que são muito divertidos!
São bons motivos, não são?
Fonte: www.fitsugar.com

Pilates - Quanto tempo até aparecerem os resultados? Pilates São Caetano do Sul

Pilates – Quanto tempo até aparecerem os resultados?


Exercicio no Reformer
Fotografia: Chico Audi
O número cada vez maior de adeptos do Pilates vem despertando a curiosidade de muitas pessoas em relação à técnica e seus resultados. Uma dúvida muito recorrente é em relação ao tempo de prática, até se ver algum resultado.
A professora Lauren Whitfield, esclarece a questão:
“Eu recomendo a prática do Pilates duas vezes por semana. Contudo, praticando uma vez por semana você definitivamente verá resultados, apesar de demorar um pouquinho mais, eu diria em dois meses. Mas se você começa fazendo duas vezes por semana, eu costumo ver resultados nos meus clientes em um mês e meio depois que eles aderem ao Pilates.
E porque é um exercício, no curso muitos dos meus clientes vêem suas cinturas e quadris diminuindo, e eles se vêem ficando mais altos, por conta do trabalho que fazemos o realinhamento da postura.”
Estes são apenas os primeiros resultados. Depois de algum tempo, é possível notar a tonificação e o fortalecimento dos músculos, além, é claro, o aumento da flexibilidade do corpo.
Traduzido de: How Long Until You See Results in Pilates
VN:F [1.9.3_1094]