Loading...

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O grande foco do método Pilates - Pilates São Caetano do Sul

"o foco dos exercícios é o desenvolvimento da força do tronco pelo uso correto da musculatura das costas, que funciona como estabilizadora e cria o apoio ideal para a coluna. Executados lentamente, com a consciência do corpo em movimento, os exercícios proporcionam controle sobre o corpo e concentração para a mente. A respiração, a forma correta de iniciar o movimento muscular e o apoio postural são enfatizados em todas as sequências, permitindo que os princípios também sejam aplicados durante as atividades cotidianas."

fonte: Pilates para as Costas Por Tia Stanmore
compilado no blog por Andréa Sechini

BENEFÍCIOS DO PILATES - PILATES SÃO CAETANO DO SUL

O Método Pilates pode beneficiar o tratamento de:
  • dores de origem na coluna vertebral
  • lesõe nos tecidos moles
  • limitações de movimentos articulares
  • prevenção  de lesões
  • lesões provocadas pelo esporte
  • lesões provocadas pela dança
  • lesões por esforço repetitivo
  • cuidados pré ou pós natal
fonte: Pilates para as Costas por Tia Stanmore
Escrito por Andrés Sechini

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Motivos para praticar Pilates na gestação - Pilates São Caetano do Sul

"Também podemos afirmar que a prática do método Pilates durante a gravides traz excelente força do músculos abdominais, proporcionando maior apoio das vísceras abdominais e permitindo melhor mobilidade e esabilidade da coluna vertebral. Tal melhora na postura gera mais espaço para o bebê"

"O método Pilates é respeitado e recomendado pelos médicos mais atualizados. Os exercícios auxiliam as futuras mamães a lidar com os desconfortos advindos das mudanças e adaptações que o corpo sofre durante a gestação"
Andréa Sechini  professora de Yoga e Pilates

BENEFÍCIOS DO PILATES PARA GRÁVIDAS


O método Pilates possui um programa de exercícios extremamente seguro e eficaze muito adequado para o período da gravidez. Fortalece e alonga os músculos essenciais para a postura de tal forma que melhora a estabilidade da musculatura postural e a resistência do assoalho pélvico. Desse modo, ele atua contra os devios  posturais e dores lombares, tão comuns durante a gestação.
 escrito por Andréa Sechini
Fonte: Pilates para grávidas por Jan Endacott - Editora Manole

Especificidade de Treinamento com Pilates - Pilates São Caetano do Sul

Especificidade de Treinamento com Pilates

No nosso dia a dia encontramos diferentes tipos de clientes. Alguns pedem nossos serviços por serem sedentários e procurarem melhorar o estilo de vida. Outros são esportistas ou praticantes de esportes e querem realizar um trabalho de treinamento e prevenção de lesões adaptado à modalidade.
O que devemos entender é que muitas vezes estes cliente já fazem um trabaho intensivo de treinamento específico, mas outras vezes o cliente considera como treino somente o jogo. Por exemplo, os golfistas:
muitos deles jogam três vezes por semana porém não fazem treinamento físico. A unica atividade é o jogo propriamente dito. Nestas situações o Pilates entra como uma ferramenta de treino e não somente de prevenção de lesões.
A prática por si só de um esporte produz adaptações fisiológicas e bioquímicas que melhoram o rendimento nas habilidades específicas do esporte praticado. Por isso quem nada é adaptado para nadar, quem esquia é adaptado para esquiar e quem joga futebol de salão é adaptado para o futebol de salão.
Não podemos esperar que uma pessoa que nada muito bem, por exemplo, vá jogar futebol bem só por serem duas atividades aeróbias. A natureza das alterações ocorridas no corpo vai variar com a intensidade, duração e principalmente do modelo de treinamento.
Para qualquer atleta, quanto mais ele praticar sua modalidade maior ganho fisiológico ele terá. Porém, se não existe possibilidade de manter a frequência na prática, o treinamento físico específico é essencial para evoluir na preparação. Por exemplo, um cliente que esquia durante o inverno na America do Sul, não consegue praticar o ano todo na neve, porém um treinamento adaptado ao esqui, durante os meses de calor, fará com que sua habilidade seja mantida ou mesmo melhorada até a volta da temporada.
“A especificidade do treinamento é importante na aquisição de uma habilidade esportiva, porque o envolvimento em um esporte produz melhoras na coordenação de grupos musculares específicos”, afirma Valdir José Barbanti, autor do livro “A biodinâmica do movimento humano e suas relações interdisciplinares”.
Com o Pilates podemos auxiliar clientes que não podem treinar sua modalidade constantemente ou querem ter um ganho maior na performance. A vantagem do Pilates é que os exercícios são funcionais e seguros. Então o treino pode ser extremamente eficiente para qualquer esporte e sem risco de provocar lesões.
O trabalho que vai ser desenvolvido com um atleta varia com a modalidade. Continuando o exemplo do esqui, as habilidades que envolvem esta modalidade são: equilibrio, força e resistência de membros inferiores, força de centro e extensores da coluna e membros superiores. Assim, um treinamento com Pilates poderia incluir exercícios de agachamento no rolo ou na Bosu Ball, o swimming para as costas, o hundred para a força de centro e por aí vai.

O importante é manter em conta a especificidade do treinamento, ter criatividade no desenvolvimento das aulas e estar sempre informado sobre quais são as lesões típicas do esporte para trabalhar em tentar evitá-las.
Fonte: Africa Alarcon, instrutora de pilates especializada em treinamento funcional para golfistas. Contato: africa@golfepilates.com 
Escrito por Admin

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Gestante e Pilates - Dicas - Pilates São Caetano do Sul

  • BENEFÍCIOS DO PILATES PARA GESTANTES
  •  
  • Menor ganho de peso;
  • Mais oxigênio e nutrientes para o bebê.
  • Diminuição do risco de diabetes;
  • Menor tempo de hospitalização;
  • Diminuição da incontinência urinária e prisão de ventre;
  • Diminuição/prevenção de dores na coluna;
  • Diminuição do cansaço e da fadiga;
  • Retorno mais rápido à forma depois do parto;

Porém se a gestante não era praticante de Pilates antes, deve procurar a orientação do médico-responsável e procurar um professor(a) com especialização em gestantes. Em caso de gestação de riso, hipertensão e diabetes a técnica não é indicada.
Um bom programa de Pilates ou qualquer exercício físico para grávidas deve respeitar:
  • limitações físicas
  • nível de aptidão
  • saúde geral
  • biotipo
  • estágios da gestação
  • indicações médicas

CADILLAC - PILATES SÃO CAETANO DO SUL

Um aparelho excelente em mobilização, flexibilizações, alongamentos, exercícios abdominais e grandes fortalecimentos de membros superiores e inferiores. Seu grande diferencial em relação aos outros aparelhos é que possui suporte superior, o que possibilita a realização de trabalhos diferenciados, elevando os membros inferiores do solo. fazendo elevações e trabalhos suspensos como nos trapézios de circo.

Joe o batizou de Cadillac, pois esse aparelho era o que ele tinha de melhor, como o carro mais luxuoso da época.

Wunda Chair - Combo Chair

Joseph Pilates projetou algumas cadeiras, dessas citaremos três.

Joe criou primeiramente a Wunda Chair. Wunda, em alemão, significa milagre, mudança ou transformação.Ela foi pensada para transformar-se completamente em uma simples cadeira que poderia ficar em uma sala de estar. Ela foi projetada para caber em um pequeno espaço, onde o morador pudesse se sentar e exercitar. Mais tarde ele introduziu alças laterais e depois os pedais. Ela permite uma ampla variedade de movimentos, exigindo fortalecimento, flexibilidade muscular, controle do equilíbrio e um bom alinhamento corporal.

Há uma gama imensa de possibilidade de exercícios, posições do corpo e intensidade das molas.

A High Chair foi inspirada a parir de uma cadeira de rodas de tal forma a auxiliar pessoas com limitações físicas a executar os exercícios.

A Arm Chair, assim como a High Chair, possui um suporte para coluna, o que faz dela um equipamento especializado na reabilitação de atrofias principalmente na musculatura do tronco.
A Arm Chair e a High Chair, dispõe de um suporte para coluna, o que faz dela um equipamento muito adequado na reabilitação de atrofias, principalmente na musculatura do tronco.

REFORMER PILATES - PILATES SÃO CAETANO DO SUL

O Reformer é um equipamento dinâmico em que o praticante alonga e fortalece seu corpo por inteiro e não apenas grupos musculares isolados. É possível desenvolver também condicionamento cardiovascular, equilíbrio e coordenação. O Reforme ajuda a estabelecer uma estabilidade do tronco e alinhamento postural durante o trabalho dos membros periféricos em uma considerável amplitude de movimento. As molas ajustáveis permitem a resistência progressiva, o que contribui para alongar  e fortalecer os músculos.


Cada exercício é uma preparação para o próximo nível. Há como elaborar mais variações utilizando caixas, bolas, faixas, discos e molas.

Joseph Pilates iniciava o trabalho com todos os seus clientes no Reformer, de forma a facilitar o trabalho em relação a gravidade.

Respiração Pilates e Dicas - Pilates São Caetano do Sul

A respiração do Pilates deve ser realizada com o abdómen contraído, sendo que os movimentos respiratórios que ocorremna inspiração são postero-laterais.Devemos lembrar que quando inspiramos, podemos perceber nossas costelas tentam deslocar-se para cima e sua coluna média que se localiza na altura no meio de suas costas tende a ficar arqueada.

Podemos perceber que a inspiração normal bemprofunda pode empurrar a coluna média para fora de sua posição e que a respiração de Pilates interrompe esse movimento da coluna. 


DICA: A respiração no Pilates estabiliza a coluna lombar. Assim a simples adoção da respiração de Pilates, principalmente na prática de corrida pode acabar com dores na coluna provenientes de protrusão nos discos da região lombar.

FAIXAS ELÁSTICAS - TUDO O QUE VOCÊ PODE FAZER COM ELAS E TUDO O QUE ELAS PODEM FAZER POR VOCÊ - Pilates São Caetano do Sul

As faixas eláticas têm uma associação estreita com os exercíos de Pilates pelo fato da resistência das mesmas funcionar de forma parecida com a tensão elástica das molas dos equipamentos de Pilates.

Devemos ficar bem atentos ao estadode conservação das faixas, pois qualquer ranhura para arrebentá-la durante os exercícios. Elas devem ser repostas com freqüência.

EXERCÍCIOS COM FAIXA ELÁSTICA




Com o tempo cada vez mais escasso, a faixa elástica (rubber band) pode ser uma boa alternativa para quem quer fazer exercícios com um equipamento compacto e de baixo custo. A faixa pode ser levada para qualquer lugar e permite que o praticante não interrompa seus treinamentos.


Uma recente pesquisa (J. Strength Cond. Res., vol 22, 1441-1448) aponta os efeitos do uso das faixas, numa comparação ao uso de aparelhos de musculação tradicionais. No estudo, 45 mulheres sedentárias de meia idade foram dividas em dois grupos:
- o primeiro fez musculação tradicional em aparelhos, duas vezes por semana

- o outro usou as faixas elásticas, também duas vezes por semana
Os dois grupos realizaram seis exercícios para os principais grupos musculares por sessão; em 3 séries de 8 repetições, durante 10 semanas (dois meses e meio).
Resultados:
- o grupo que trabalhou com as faixas elásticas teve ganho de 0,5 kg de músculos, passando de 40,8 kg de massa magra para 41,3 kg após os exercícios;- o grupo que usou aparelhos tradicionais teve ganho de 1 kg, passando de 40,1 kg para 41,1 kg de massa magra
O estudo não pretende dizer o que é melhor ou mais eficiente, mas apenas mostrar que as faixas elásticas trazem benefícios. E podem ser uma ótima opção, no mínimo, para quem esteja iniciando na prática esportiva.


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Exercícios Pilates indicados para escoliose - Pilates São Caetano do Sul

A escoliose é o desvio lateral da coluna vertebral e pode apresentar suas curvas em única curvatura ou mais.

Apresentam convexidades para a esquerda ou para a direita, abrangendo uma ou mais regiões da coluna. Quando apresentam curvas compensatórias formam um "S" ou um "S invertido". Cobb as definiu da seguinte forma: Primárias (maiores - as primeiras) ou Secundárias (menores- curvas de compensação).

As alterações anatômicas que podemos encontrar em uma coluna escoliótica são: 
  • rotação vertebral;
  • saliência nas costelas;
  • encurtamento vertebral;
  • gibosidades
Podemos encontrar a escoliose na região cervical, torácia, toracolombar, lombar ou abranger toda a extensão da coluna formando um grande "C" ou então um "S".
Exercícios Indicados 
  • Swiming
  • Single Leg Kick
  • Adução e Abdução de pernas em decúbito lateral;
  • Extensão de tronco
  • Rolling Back
  • Leg Strech Avançado

QUAL É O SEU OBJETIVO: EMAGRECER OU PERDER PESO?

POR QUE ME EXERCITO TANTO E CONTINUO COM O MESMO PESO?

Olá pessoal!!! Li essa matéria em um blog que sigo e gostei muito da matéria. Essa é uma dúvida de várias pessoas que praticam atividade física e por várias vezes já me perguntaram sobre isso durante as aulas de pilates. Espero que gostem!!!

Hoje vamos abordar um assunto que aflige muitas pessoas que querem emagrecer e ficam, constantemente, se pesando na balança. A maioria delas, que se dedicam a uma atividade física e acompanhamento nutricional, iniciam o programa com um determinado peso, persistem nas atividades, completam os meses e, ao subir na balança, constatam a ingrata surpresa: continuam no mesmo peso ou, algumas vezes, a balança acusa alguns poucos quilos a mais.



O que todos nos precisamos ter em mente é que, quando nos dedicamos a um programa para perda de peso, acompanhado por atividades físicas como o Pilates e a Musculação, por exemplo, isso de fato ocorre. Ou seja, podemos permanecer no mesmo peso ou até ganhar uns quilos a mais. No entanto, esse acréscimo em nosso corpo não é de gordura, mas, sim, de massa magra.

Vamos tomar como exemplo uma pessoa que, antes, pesava 80 kg e possuía um percentual de gordura de 25, o que quer dizer que em seu corpo havia 20 kg de gordura. Após a atividade e o acom­panhamento nutricional, ele poderá manter os mesmos 80 quilos na balança, porém, seu percentual de gordura diminuiu para 15. Interpretando os números, constatamos que, de fato, ele possui 12 kg de gordura e ganhou 8 kg de massa magra, ou seja: adquiriu músculo, o que era o esperado!



Portanto, nada de ficar de olho apenas na balança. Para constatar corretamente o seu progresso, é preciso uma avaliação geral, onde não só a balança será levada em conta, mas também medidas de circunferência e percentual de gordura! Na próxima semana, iremos falar sobre a diferença entre emagrecimento e perda de peso que, constantemente, confunde as pessoas. Não deixe de acessar, pois, muitas vezes, você pode estar no caminho errado... Até lá!


Fonte: Vita Sani

 

 

QUAL É O SEU OBJETIVO: EMAGRECER OU PERDER PESO?

Como prometido na semana passada...leiam!!!


"Como enfatizamos no post anterior, outra questão que também devemos abordar e avaliar com cuidado é a diferença entre emagrecimento e perda de peso. Sem medo de errar, podemos dizer que algumas dietas que restringem muito a alimentação e são levadas a cabo sem acompanhamento profissional, fazem com que, na maioria das vezes, as pessoas percam peso. Mas aí surge a dúvida: qual tecido sofreu a perda de peso? Foi o adiposo (gordura)? Músculo? Houve perda de água?! Com isso, já temos uma importante distinção: quem perde peso elimina de seu corpo, geralmente, a massa magra. Um exemplo simples, que ajuda muito, ocorre com pacientes que se submetem à cirurgia bariátrica (redução do estômago). Essas pessoas acabam perdendo peso... eliminam também massa magra (músculo) e água de seu corpo.


Na verdade, quando nos dedicamos a eliminar alguns quilos de nosso corpo, ou seja, quando queremos emagrecer, o que pretendemos é reduzir massa gorda, as famosas gordurinhas, e não a massa magra. De forma resumida, podemos entender que quem emagrece, logicamente perde massa gorda (gordura), o que é o ideal, já que queremos ficar livres da gordura. Já quando perdemos peso, podemos perder também músculo e com isso, nossa capacidade de aumentar a queima de calorias em repouso, visto que precisamos de mais energia para manter nossos músculos do que para manter nossas gordurinhas!


No nosso próximo post, vamos listar e comentar algumas das atividades que, conciliadas com acompanhamento nutricional, conseguem mais eficiência na hora de emagrecer. Isso mesmo: EMAGRECER. Até lá!"


FONTE: VITA SANI 

Fonte: Equilíbrio Fisioterapia e Pilates

A bola no Pilates - Pilates São Caetano do Sul

Exercícios com a Bola

A base de suporte instável recruta músculos estabilizadores profundos.

Benefícios
  • Fortalece o corpo, aumenando a força e o controle muscular;
  • Melhora o equilíbrio e a coordenação;
  • Aumenta a propriocepção (consciência de como o corpo se movimenta no espaço);
  • Aumenta a concentração e amplia a capacidade perceptiva do mundo;
  • Saltar com a bola é um exercício cardiovascular lúdico, seguro, dinâmico, eficiente e de baixo impacto. A tranferência de peso quando estamos sobre a bola ocorre de forma adequada e segura.
História da Bola: As bolas de 55,65 e 75 cm foram utilizadas na Europa para o tratamento de problemas ortopédicos e para o desenvolvimento neurológico pediátrico. Era fabricada em 1963 por Aquilino Cosani, um fabricante de brinquedos na Itália. Já no final da década de 50, uma fisoterapeuta inglesa introduziu as bolas de vinil para recuperar crianças debilitadas usando o Métod Bobath.

Atualmente, a regra é utilizar uma bola de 65 cm para pessoas de 1,52 a ,77 m e de 75 cm para pessoas de 1,78 a 1,89 m. Devemos lembar que é necessário total concentração para a realização dos movimentos.

CONTRAINDICAÇÕES PARA O USO DA BOLA EM PILATES:
Como a bola exige um maior esforço por parte do aluno devido a sua superfície instável, podem ocorrer alerações de pressão arterial. de modo que devemos ser cautelosos nos casos de Hipertensão Arterial e Glaucoma. Também devemos restringir inúmeros exercícios de bola para as gestantes devido ao volume do útero gravídico que tornam alguns exercícios difíceis.

Nomes dos exercícios com a bola:
  • Spinel Strech
  • Roll Up
  • Hundred
  • Leg Circle
  • Abdominal Curls
  • Roll Over
  • Bend Strech
  • Ball Twist
  • Lower Lift
  • Breast Stroke
  • De bruços sobre a bola, coxas apoiadas e mãos no chão: Abdominal, Oblíquo, Pico
  • Jacknife (sem a bola alternar MI)
  • Hip Rol Balance
  • Saw
  • Leg Pull Front
  • Swan Dive
  • Abdominal com elevação de perna
  • Extensão de coxa (sentado na bola)
  • Obliques Roll Back
  • Criss Cross
  • Leg Strech (deitado no chão, uma perna na bola e outra extendida)
  • Spinal Rotation
  • Agachamento com a bola na parede (rotação externa ou flexão plantar).
  • Flexibilização ( em pé, uma extendida com o pé apoiado na bola, se flexibilizar a frente). Fazer o mesmo com flexão lateral e depois em retroflexão do tronco.

Um lema do Pilates para mim é "Mais perfeição e menos repetição" Andréa Sechini

O que o Método Pilates tem de tão diferente - Pilates São Caetano do Sul

Na minha opinião um dos maiores diferenciais do Métod Pilates é a a utilização de molas (springs) como fonte de resistência e facilitação dos exercícios. Elas foram utilizadas na recuperação de pacientes durante a primeira Guerra Mundial.

O número de molas, seus tamanhos e suas cores vão depender de cada marca ou fabricante de equipamentos, mas em geral temos:
Reformer: (cinco molas laranjas)
Cadillac (quatro molas verdes, duas amarelas - M.S. duas azuis, duas vermelhas MI e uma marrom)
Step-chair: quatro molas brancas ou pretas.

Como eu disse as cores variam muito devido a grande quantidade de fabricantes, mas podemos pensar em uma escala da seguinte forte:

  • mola mais fraquinha - Kgf = 0,0150
  • mola fraca - Kgf = 0,0201
  • mola média - Kgf = 0,0217
  • mola forte - Kgf = 0,0240
  • mola fortíssima - Kgf  = 0,0477
  • mola super forte - Kgf = 0,0660
  • mola extra-forte - Kgf = 0,1410

Atualmente estou estudando melhor estes calibres e tamanhos em relação aos conhecimentos de coeficientes de elasticidade e resistência da Física, pois quero compreender o Método de uma forma completa.

Círuclo Mágio (The Magic Circle) - Pilates São Caetano do Sul

O Magic Circle é um dos equipamentos mais acessíveis de Pilates. Ele oferece resistência de baixo esforço para se obter equilíbrio e postura adequados,

Podemos inúmerar alguns dos objeticos do Círculo Mágico
  • Ajuda a localizar o Centro de Força;
  • Trabalha o alinhamento postural;
  • Traz consciência de controle do Centro de Força;
  • Fortalece o tórax e pelve, além de modelar braços e pernas;

Mat Pilates - Pilates São Caetano do Sul


Nosso trabalho de Pilates é voltado para os exercícios de Studio e Bola, ensinamos os exercícios de Mat Pilates apenas como uma opção para nossos alunos mais experientes. 

O colchão (Mat) é a forma mais popular do Método Pilates uma vez que ele é econômico e pode ser usado em qualquer lugar. O colchão deve ser resistente para dar um bom apoio às costas, e também deve ser feito com um material facilmente higienizado.

Objetivos do Mat Pilates:

  • Estimular pulmão e coração;
  • Flexibilizar a coluna e o corpo;
  • Fortalecer e alongar os músculos dos MMI;
  • Massagear a coluna e os músculos ao seu redor;
  • Trabalhar com a Power House, desenvolvendo a musculatura abdominal;
  • Melhora o equilíbrio, posta e alinhamento corporal;
  • Libera a tensão do pescoço e ombros;
  • Desenvolve harmonia entre cintura escapular e pélvica;
  • Amplia e melhora a capacidade pulmonar;
  • Desenvolve coordenação

Objetivos, Contra indicações e Benefícios do Método Pilates - Pilates São Caetano do Sul

 OBJETIVOS
Minimizar as alterações posturais provenientes do cotidiano por meio da melhora da flexibilidade e fortalecimento globalizado do indivíduo, aliviando dores crônicas e prevenindo lesões.

Contraindicações
O método tem uma contra indicação bem séria para os casos de lesões do sistema musculoesquelético, em especial nos casos de dor aguda.
Apenas quando esta fase crítica passar é que o processo de reabilitação deve ser iniciado.
 BENEFÍCIOS:
Postura
  • Corrige a postura
  • As atividades são feitas levando em conta o alinhamento adequado da coluna e o desenvolvimento de cada músculo da região

Respiração
  • A capacidade cardiovascular é aprimorada.
  • A técnica de respiração profunda permite uma maior oxigenação do sangue, de modo que o corpo passe a funcionar melhor

Exercícios no Método Pilates trazem para você
  • alongamento
  • flexibilidade
  • mobilidade articular
  • força
  • equilíbrio
  • aumenta o tônus muscular sem exagero e, consequentemente, protege os ossos;
  • diminui a gordura do corpo
Contra indicações:

Previligia
  • Fortalecimento do centro do corpo, na região abdominal, deixando o abdómen forte e definido.
  • Excelência na execução dos exercícios. As séries de movimentos são repetidas poucas vezes, de tal modo que o aluno sai disposto da aula e não exausto.
  • Após cada aula o praticante de ter uma agradável sensação de bem-estar e revigoração, sentindo os músculos alongados, tonificados e massageados.

Mente/Corpo
  • Melhora o condicionamento físico e mental, visto que os exercícios exigem atenção e concentração;
  • Promove relaxamento

Lista de Benefícios do Pilates - Pilates São Caetano do Sul

Ligue-nos 4226-2193 ou 8183-2342
Você também pode nos fazer perguntas e solicitar informações pelos emails : casatibetana@gmail.com ou pilates.saocaetanodosul@gmail.com

Deve-se evitar a todo custo a atitude automática na execução dos exercícios de Pilates. Por isso, para muitas escolas de Pilates, um mesmo exercício não é repetido mais do que 10 vezes.

Benefícios do Método Pilates:
  • Fortalecimento de todo o corpo, em especial da musculatura abdominal;
  • Traz alongamento e flexibilidade;
  • Desenvolve a coordenação e consciência corporal;
  • Promove crescimento axil, descomprimindo o espaço intervertebral;
  • Proprorciona preparo físico de áreas enfraquecidas para reabilitação;
  • Estabiliza as articulações por meio do fortalecimento muscular e do desenvolvimento da propriocepção;
  • Aumenta a capacidade de contração muscular;
  • Eleva a densidade óssea;
  • Atua contra os desequilíbrios posturais;
  • Aumenta a capacidade respiratória de cardiovascular;
  • Ajuda a relaxar e por conseguinte diminui o stress;
  • Aumenta o equilíbrio;
  • Devido ao trabalho de equilíbrio, fortalecimento e flexibilidade traz leveza ao corpo;
  • Diminui o percentual de gordura corporal;
  • Estimula a circulação sanguínea;

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Uma técnia para todos - Pilates São Caetano do Sul

O Pilates é um método de atividade física e reabilitação perfeito para todos os tipos de pessoas, a partir dos 14 anos sem limite superior de idade. Os exercícios são muito seguros e versáteis e podem ser facilmente adaptados as condições e necessidades de alunos e pacientes.


Fonte: estudos realizados na FMU,USP e Portal da Educação
"O praticante do Método Pilates precisa estar concentrado e atento a todos os movimentos para que desenvolva a consciência corporal juntamente com a força e flexibilidade. Dessa forma teremos um circuito construtivo de qualidade de vida que se retroalimentará"
Andréa Sechini




Abaixo alguns dos livros já estudados por nossa professora Andréa Sechini




Dicas e Orientações para uma boa aula de Pilates - Pilates São Caetano do Sul

  • Não tenha pressa, busque realizar os exercícios de uma forma lenta e correta;
  • Observe sempre sua postura, sua respiração, sua Pelve em posição neutra, cervical neutra (pescoço alongado). Observe os ombros, eles tendem a estar tensos.
  • Mantenha o abdómen sempre contraído; se a musculatura "fibrilar" pare o exercício, lembre-se da excelência do movimento.
  • Lembre-se que o Método Pilates preconiza os exercícios leves, com poucas repetições,mas com excelência dos movimentos.
  • O professor(a) irá estimulá-lo proprioceptivamente, tocando em regiões que precisam ser conscientizadas. (Se isso o incomodar, verbalize que prefere não ser tocado).
  • Nunca manipule as molas dos aparelhos, tome muito cuidado ao entrar ou sair dos aparelhos, respeite o limite de sua flexibilidade. Preste atenção quando o professor mostra a amplitude do exercício que você irá realizar. 

Dicas super importantes para as aulas de Pilates - Pilates São Caetano do Sul

A coluna cervical deve ficar em posição neutra, tendo encaixe do atlas e áxis

  • relaxamento: aprender a relaxar os músculos para não aumentar o tônus durante o exercício;
  • Do umbigo para a coluna: isto significa reduzir ao máximo a distância entre o seu estômago e as suas costas. Deite-se de costas e respire normalmente. Recolha o umbigo em direção à coluna respirando semdeixar seu estômago se deslocar para cima;
  • Da coluna para o colchão: deite-se de costas com os pés juntos e as pernas estendidas.Pressione as costas o máximo possível contra o colchão e elimine o espaço entre a parte média de sua costas e o colchão (Mat).
  • Evite a hiperextensão: quando se estende os braços e pernas nos exercícios de Pilates e em outros, é comum forçar as articulações e assim "trancar" os cotovelos e os joelhos. Isto pode fazer com que essas articulações se flexionem no sentido contrário ou causem um hiperalongamento que podem fazer com que a pessoa se machuque.
  • Contrair os glúteos (fechá-los): para endurecer os músculos glúteos flácidos, faça o seguinte; em pé, deitado ou sentado, imagine que há uma moeda entre suas nádegas. Aperte uma contra a outra de uma forma como se elas fossem espremer a moeda;
  • Enrolando as vértebras: qualquer que seja o exercício de Pilates, não faça movimentos abruptos nem dê trancos com as costas. Devemos movimentar o dorso para cima ou para baixo de modo gradual, como se estivéssemos enrolando a coluna, formando uma roda, uma vértebra por vez.

Postura Correta - Dormindo - Pilates São Caetano do Sul

Dormindo:
  • Evite colchões muito macios e travesseiros excessivamente altos ou baixos
  • Não deite de barriga para baixo
  • Evite deitar-se sobre o dorso sem dobrar e/ou apoiar os joelhos

Postura Correta ao sentar-se e ao dirigir - Pilates São Caetano do Sul

Ao sentar-se / Dirigindo:
  • Não sente-se sem apoiar as costas
  • Não dirija com os joelhos muito desnivelados em relação aos quadris e afastado dos pedais

Postura Correta - Atividades Diárias/Caminhando - Pilates São Caetano do Sul

Atividades diárias / Caminhando:
  • Não fique muito tempo em uma única posição
  • Não se curve promovendo tensão nos membros inferiores
  • Não caminhe inclinando-se para a frente
  • Evite sapatos muito altos e desconfortáveis

Posturas Certas - Carregando Objetos - Pilates São Caetano do Sul

Posturas certas

fonte: vertebal.med

 

Evitando tensão na coluna vertebral

Carregando objetos:
  • Evite curvar-se, principalmente com as pernas esticadas
  • Não carregue muito peso
  • Não levante nem tente alcançar objetos ultrapassando o nível dos seus ombros

12 Particularidades do Método - O lugar da pelve - Pilates São Caetano do Sul

Para praticar o método de forma adequada, devemos levar em consideração:

A pelve deve ser mantida na posição neutra (sem retro nem anteversão), onde a púbis e as espinhas ilíacas ficam no mesmo alinhamento. Durante muito tempo pregou-se a retroversão de algumas terapias posturais, como o Iso-Stretching. Mas sabe-se hoje que a retroversão de pelve diminui a ação do músculo períneo, o que consequentemente diminui a ação do transverso do abdómen, desabando toda a estabilização da coluna lombar e por consequência também o Método Pilates, visto que esses dois músculos fazem parte da Power-House. Há ainda outra vantagem da pelve neutra, é que o peso e a tensão são distribuídos  igualmente entre os discos intervertebrais, evitando sobrecargas e choques que poderiam causar uma possível lesão.

Devemos prestar atenção no equilíbrio entre os músculos. Alguns músculos encurtados atuam contra a manutenção da pelve neutra. 

Os músculos causadores da anteversão de pelve são.
  • quadrado lombar;
  • Íliopsoas: seu encurtamento causa, alén de anteversão, a rotação interna de fêmur;
  • Adutores: seu encurtamento puxa a púbis para baixo, causando a anteversão.
Os músculos da retroversão de pelve são:
  • Glúteo máximo;
  • Isquiotibiais: além da retroversão, causa aumento da pressão fêmuro-patelar;
  • Piriforme: músculo chave retroversor e principal responsável da lombalgia

Alguns fisioterapeutas acreditam que o alongamento desses músculos deve ser feito antes de iniciar o trabalho com  métod Pilates, pois no caso de encurtamento, não haverá como manter a pelve neutra, ocasionando lombalgias.

Joseph Pilates considerava que um músculo só é realmente forte quando seu antagonista também for. Se isso não ocorre, podemos ter um ator gerador de desvios na coluna vertebral. A maioria dos exercícios criados por ele é em posição de flexão de coluna devido ao fortalecimento da Power House, mas em contrapartida alguns outros exercícios devem ser feitos em extensão para que haja equilíbrio entre as forças.