Loading...

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pilates e a produção de endorfina




Pilates e a produção de endorfina Imagem: Internet
O Método Pilates melhora seu estado de ânimo porque coloca em circulação em seu corpo endorfina. Esta substância atua diretamente sobre o cérebro produzindo uma sensação de bem-estar e relaxamento imediato.
Ao desfrutar de atividades de lazer o cérebro libera endorfina. Ela é analgésica, melhora as defesas orgânicas ante as enfermidades, e libera saúde e vitalidade. A endorfina é um dos melhores antídotos naturais para o estresse, a ansiedade, o cansaço, a tristeza, a degeneração celular e as infecções.
Também aumenta o bem estar e alivia a dor. Apesar de que estudiosos se mostram cautelosos para apresentar uma explicação, mas se sabe que quando se realizam atividades físicas fortes o cérebro produz uma grande quantidade de endorfina.
A principal ação da endorfina é bloquear os “detectores de dor” no cérebro. Algumas vezes ela tem efeitos mais potentes que os opiáceos que estão presentes na morfina, na heroína e na codeína. Mas, a endorfina não possui os efeitos colaterais/secundários que carregam as drogas ao sistema nervoso.
A endorfina é produzida com as risadas e com a estimulação dos sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição. Para desfrutar de algo assim, exige sua total atenção e não deves estar dividido ou desatendo, mas concentrado no “aqui e agora”. A concentração no método Pilates é fundamental para a correta realização dos exercícios e para desfrutar-se de todos os benefícios.
Sabe-se que o estresse e a ansiedade possuem padrões de reação física caracterizados pela tensão muscular, respiração acelerada e superficial. O Método Pilates equilibra a ansiedade e relaxa os músculos tensos. No Método Pilates se fazem respirações profundas e completas. Um dos melhores benefícios daqueles que desfrutam e praticam o Método Pilates é o bem-estar.
Fonte: planetapilates.com
Fonte: Revista Pilates

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Quantidade e Qualidade : regras de ouro nos treinamentos esportivos


"Em corrida, o excesso leva à lesão, enquanto a dose adequada promove uma prática saudável e livre de problemas. Todos aqueles milhares de passos que você dá a cada vez que corre contam; porém, o mais importante é como você engloba todos aqueles passos em seu programa de treinamento.
Cada passo é diferente. Alguns treinos são inteligentes, outros não. Alguns passos irão ajudá-lo a se manter saudável e em forma, enquanto outros irão lesioná-lo.
Treine de maneira adequada e será capaz de correr mais rápido e mais longe. Treine de maneira inadequada e se prejudicará, correndo mais devagar e cobrindo menos quilômetros  - e talvez nem correndo, se você se lesionar."

Pratique Pilates com a gente e prepare-se melhor para correr:www.ritmosdavida.com.br


Fonte: Guia de Prevenção e Tratamento de Dores e Lesões Por Dagny Scott Barrios
Fichamentos dos estudos realizados pela Professora Andréa Elaine Sechini

Dores nos joelhos: maior incidência entre esportistas e mulheres

"Dor anterior do joelho é a mais a queixa mais comum em adolescente e jovens adultos, em atletas e não atletas, embora entre os primeiro o índice seja maior. A taxa é em torno de 9% em jovens adultos. Índice de 5.4% do total das lesões é tão alto quanto um quarto de todos os tratamentos para problemas de joelhos das clínicas para lesões esportivas. Não obstante, o autor está convencido que nem todos os casos são diagnosticados, portanto, o quadro geral deve ser ainda maior. 
Mulheres são particularmente predispostas a essas lesões. Fatores anatômicos como um aumento da largura dos quadris resultando em uma excessiva pressão lateral sobre a patela, e fatores sociais e posturais tais como a utilização de salto altos e sentar com as pernas aduzidas podem influenciar a incidência ou gravidade dessas condições nas mulheres."

fonte: Adaptado pela professora Andréa Elaine Sechini do livro: ANTERIOR KNEE PAIN AND PATELLAR INSTABILITY por Vicnete Sanchis-Alfonso

CONTROLE DO PESO E JOELHOS

"Quanto mais pesado você está, mais estresse você coloca sobre seus joelhos e articulações dos membros inferiores a cada passo.Uma das formas de aumentar a vida útil de sua atividade total de joelhos (sigla em inglês TKA) é manter seu peso no nível ideal. "

fonte: trecho extraído do livro TOTAL KNEE REPLACEMENT AN REHABILITATION: THE KNEE OWNER'S MANUAL por Daniel J. Brugioni
adptação Professora Andréa Elaine Sechini

terça-feira, 26 de abril de 2011

Homeostasia: Somos como um aquário

"Embora possam ter estruturas muito diferentes, todos os organismo vivos mantém mecanismos que garantem a sobrevivência do corpo e seu sucesso em propagar seus genes por meio de sua prole.
A sobrevivência depende do corpo manter condições relativamente constantes no interior do corpo. Homeostasia é o que os fisiologistas chamam "constância relativa do ambiente interno". As células do corpo vivem num ambiente interno consistindo principalmente  de água combinada com sais e outras substâncias dissolvidas. Como um peixe no aquário, as células são capazes de sobreviver apenas se permanecerem estáveis as condições de seu ambiente aquoso. Temperatura, conteúde de sal, nível ácido (pH), volume e pressão dos líquidos, concentração do oxigênio, e outras condições vitais devem permaner dentro de limites aceitáveis.Para que sejam mantidas constantes as condições da água num aquário, devemos adicionar um aquecedor, bomba de ar e filtros. Do mesmo modo, o corpo humano tem mecanismo que funionam como aquecedores, bombas de ar etc., para manter as condições de seu ambiente líquido interno."
fonte: fichamentos da professora Andréa Elaine Sechini, extraídos do livro Estrutura e funções do corpo humano Por Gary A. Thibodeau

Compreendendo alguns termos utilizados no exercícios de Pilates

Outros termos de descrição anatômica
Proximal e Distal. esses termos são usados
para comparar a distância de pelo menos duas
estruturas em relação 

  • (1) a raiz do membro, 
  • (2)ao coração e 
  • (3) ao encéfalo e medula espinhal.
Proximal refere-se a estrutura que se encontra
mais próxima da raiz dos membros (tronco), do
coração ou do encéfalo e medula espinhal
Distal refere-se a estrutura que se encontra mais
distante da raiz dos membros, do coração ou do
encéfalo e medula espinhal
Palmar ou volar é relativo à face anterior da mão.
A face posterior das mãos é chamada dorsal.
Plantar trata-se da face inferior do pé.
A face superior dos pés é chamada dorsal.

domingo, 24 de abril de 2011

Alterações fisiológicas advindas de exercícios físicos

"O treinamento com exercício resulta em alterações fisiológicas que afetam todo o corpo. 
Vários aspectos do treinamento com exercícios influenciam a resposta fisiológica. O tipo de treinamento é importante, assim como sua intensidade e duração, e a frequência com a qual o treinamento é realizado. O resultado final do treinamento é uma capacidade maior do corpo para executar atividades musculares. Por fim, o desempenho atlético é determinado não apenas pelos efeitos do treinamento sobre o corpo, mas também pela capacidade de coordenar a atividade muscular. Portanto, a obtenção de níveis elevados de condicionamento fisiológico não corresponde, necessariamente, a um excelente desempenho atlético"

fonte : fichamentos feitos pela professora Andréa  Elaine Sechini do livro ATIVIDADE FISICA PASSO A PASSO Por Marcos Vinhal Campos (org.)

Equipamentos Pilates : mais segurança para tratar e previnir lesões

"A maior diferença descrita atualmente entre exercícios realizados nos aparelhos e exercícios feitos no mat ou bola é normalmente a existência de um apoio sobre o reformer e o ajuste de carga. Muitos dos exercícios envolvem movimentos corporais. (embora apenas um plano de movimento do aparelho), que pode melhorar a forma como o centro é trabalhado.
Isto não significa que os exercícios feitos em aparelhos são melhores que os realizados sobre o mat. Minha própria experiência é que os são muito mais utéis para pessoas com lesões específicas. (aqules que sofreram um acidente, por exemplo), que podem usar a variedade que os equipamentos fornecem para focar sobre a área que necessita de reabilitação. Os equipamentos são usados por aqueles que necessitam de movimentos específicos e controlar  movimentos de certos tipos. Nessas circunstâncias, o professor pode usar o equipamento como uma ferramenta para capacitar o aluno a sentir o exercícios sem colocá-lo em risco de se lesionar. Também permite conexões musculares e nervosas simplesmente repetindo movimentos"

Adaptação feita do livro : The Pilates Handbook Por Roger Brignell pela professora Andréa Elaine Sechini.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Os Planos Sagital, Frontal e Transversal

"Os planos são linhas reais ou imaginárias que dividem o segmento em duas hemipartes, nas quais descrevem a linha ou área de trajetória do movimento (TM).
Para estrutura corpórea trabalhamos com linhas imaginárias que dividem o segmento em memipartes da seguinte forma: látero-lateral, ântero-posterior, crânio-caudal e oblíquas.
Os planos são classificados em quatro tipos: sagital, frontal, transverso e oblíquo."

DEFINIÇÃO DOS MOVIMENTOS

"Os movimentos são definidos a partir de um eixo, de um plano e tendo como posição de referência a posição anatômica.
Eles sempre deverão estar acompanhados de uma articulação, pois esta combinação nos dirá qual é a trajetória de movimento ou o deslocamento que está ocorrendo e em qual articulação, ou seja, onde ele está acontecendo.
Se possível, ou sempre que necessário, além do movimento e da articulação, deverá acompanhar também a amplitude de movimento articular (ADM); neste caso, a ADM determina os limites da trajetória de movimento.

Por exemplo:
MOVIMENTO -ARTICULAÇÃO - AMPLITUDE
Flexão - de quem - do cotovelo - de quanto - de 90º

Poderemos definir genericamente os movimento em:
  • movimentos puros;
  • movimentos combinados;
  • movimentos que recebem nomes especiais; e
  • movimentos que recebem nomes em função de suas ações com relação ao músculo e/ou a região qual pertecem."
FONTE: MANUAL PARA ESTUDO DA CINESIOLOGIA Por Carlos Alberto Fornasari - Editora Manole

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Depoimentos sobre Pilates - Amor a primeira vista

"Acho que não vivo mais sem Pilates. Comecei porque não me adaptava a academias convencionais, e foi amor a primeira vista, ou melhor ao primeiro exercício.Senti que era algo diferente, senti que era a minha praia Acredito que a forma como a professora Andréa ensina é muito especial. A gente gosta porque ela adora Pilates e transmite isso nas aulas"
Priscila Santos (modelo e aluno de Pilates)

Frases sobre Pilates - Fluidez

"Quando conseguimos fluir nos exercícios de Pilates, experimentamos a delícia de mergulhar no momento presente. Sou praticante de meditação e Yoga, e percebo no Pilates algumas características comuns a essas práticas"

Professora Andréa Elaine Sechini
Em curso sobre Pilates

terça-feira, 19 de abril de 2011

A história do Universal Refomer

"Embora inicialmente as sequências de exercícios foram realizadas sobre mats, foi durante o período dourado que Pilates desenvolveu seu equipamento totalmente mecânico, o Universal Reformer, agora mais comumente conhecido como "Equipamento Plie" ou simplemente Reformer. Ele pode ser descrito como uma cama horizontal deslizante que pode incorporar quatro molas e portante se adaptar facilmente a diferentes exigências de exercícios específicos, bem como combinar-se a força do indivíduo. Durante os anos seguintes, Pilates desenvolveu outras peças de equipamentos, todas desenhadas como o Reformer para estabilizar o torso durante os exercícios e ajudar seus clientes a aumentar a amplitude de movimento, corrigir desalinhamentos e distribuição de peso, controlar músculos e monitorar gastos de energia."

O Insituto Ritmos da Vida possui dois tipos diferentes de Reformer (europeu e americano). Venha conferir!

Teaching Pilates for postural faults, illness & injury Por Jane Paterson

Fichamentos do estudos realizados pela professora Andréa Elaine Sechini

sábado, 16 de abril de 2011

CONCEITOS MECÂNCIOS APLICADOS À MARCHA HUMANA - Inércia

A aplicação de princípios de mecânica ao corpo humano baseia-se essencialmente na aplicação das leis de Newton.

"Primeira lei de Newton (inércia, corpo em repouso): a inércia é diretamente proporcional à massa; é preciso desenvolver uma força para superar a inércia (os músculos combatem a gravidade) quanto mais a massa  aumenta, masi a força necessária para a aceleração deve aumentar."

MARCHA HUMANA, A CORRIDA E O SALTO: BIOMECANICA, INVESTIGAÇOES, NORMAS E ...Por ERIC VIEL

Estudos realizados pela professora Andréa Elaine Sechini

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Influências de Pilates: Rudolf Laban

"O homem se movimenta a fim de satisfazer uma necessidade. Com sua movimentação, tem por objetivo atingir algo que lhe é valioso. É fácil perceber o objetivo do movimento de uma pessoa, se é dirigido para algum objeto tangível. Entretanto, há também valores intangíveis que inspiram movimentos."


trecho extraído do livro DOMÍNIO DO MOVIMENTO Por Rudolf Laban
fichamento dos estudos realizados pela professora Andréa Elaine Sechini

Alongamento e Pilates

O Pilates mescla de forma perfeita exercícios de fortalecimento, equilíbrio e alongamento

"O chamado "alongamento" é um método novo pelo qual podemos exercitar a mobilidade dos músculos do corpo de forma fácil, eficaz e sem risco de lesões. Ou, dizendo de outra maneira, é uma técnica para alongar o corpo de forma natural, que consiste em isolar e trabalhar um grupo de músculos em particular."


"Nos últimos anos, o alongamento tem sido recomendado e aplicado por fisioterapeutas, adotado por treinadores esportivos e por atores para alongar os músculos e liberar a tensão antes de uma apresentação. "

"A singularidade do treinamento com alongamento é a comprovação da sua eficiência na prevenção de lesões. Existe uma relação inegável entre a musculatura contraída e encurtada e o surgimento de lesões."

Trechos do livro TÉCNICAS DE ALONGAMENTO  Por Estefania M. Nussio
Fichamento dos estudos feitos pela professora Andréa Elaine Sechini

quarta-feira, 13 de abril de 2011

DEPOIMENTOS SOBRE PILATES: ABRIL DE 2011

"Acho que já era a sexta vez que eu torcia o tornozelo jogando futebol. Então um amigo me falou sobre o método de Pilates da Professora Andrea Sechini. Ele disse que ela trabalhava com piso instável e que ele nunca mais havia dado mal jeito no joelho jogando. Então eu agendei uma aula e comecei um trabalho voltado para o futebol. Hoje me sinto mais seguro e forte, meu equilíbrio melhorou muito e minhas dores nas costas sumiram. Eu não pretendo nunca mais parar o Pilates. Obrigada professora Andréa"

Leandro Guimerlhe Rodrigues (bancário e jogador de futebol nas horas vagas)

terça-feira, 12 de abril de 2011

Andar: passo a passo

"Andar é decolar um pé do solo para projetá-lo adiante. Começaremos a análise da marcha no momento em que o pé direito se eleva (ou seja, a 60% do ciclo de marcha), instante preciso no qual o pé que estava apoiando parte do peso do corpo, torna-se livre. Trata-se da inversão entre a fase de apoio sobre um pé e a fase de oscilação para este mebro, ação que permite o deslocamento no espaço  enqualto o pé contralateral garante o equilíbrio e o suporte do peso do corpo."

Estudos realizados pela professora Andréa Elaine Sechini

Fonte: MARCHA HUMANA, A CORRIDA E O SALTO: BIOMECANICA, INVESTIGAÇOES, NORMAS E ...Por ERIC VIEL

MARCHA E PILATES

"Cada uma das grandes articulações do corpo é recrutada pela ação de marchar e cada uma tem uma influência sobre o comportamento mecânico geral do corpo."

Atualmente já podemos compreender melhor como cada um dos movimentos ósseos  pode contribuir para tornar a marcha dos seres pouco fatigante, mais fácil e automatizada. O método Pilates pode auxiliar de muitas formas a correção da marcha.

fonte:  A CORRIDA E O SALTO: BIOMECÂNICA, INVESTIGAÇÕES, NORMAS E MARCHA HUMANA Por Eric Viel

segunda-feira, 11 de abril de 2011

EM BREVE: Funções do Músculo Esquelético

As três funções do sistema muscular são:


  1. Movimento
  2. Postura ou tônus muscular
  3. Produção de calor
Elas serão explicadas com profundidade nos próximos posts

Corpo em equilíbrio

Para Sue Scott,  autor do livro ABLE BODIES BALANCE TRAINING, são cinco os componente de um corpo equilibrado:

  1. Flexibilidade
  2. Postura e Centro de Estabilidade
  3. Capacidade de força para um propósito
  4. Equilíbrio e mobilidade
  5. Resistência Cardiorespiratória
O pilates pode oferecer tudo isso para você!

Exercícios Físicos - Um santo remédio

"Exercícios são um medicamento poderoso que podem mudar vidas. A prescrição de um exercício eficaz pode aumentar a força, resistência, equilibrio, aspectos funcionais e qualidade de vida. A Ciência dos Exercícios pode prescrever exercícios para reabilitar um quadril, um joelho, ou um coração; treinar um corredor para ser mais rápido, ou treinar um levantador de peso para ser mais forte. Se você quer velocidade, força, agilidade ou simplesmente ter menos dores nas costas. Existem protocolos estabelecidos para todas essas metas. Atualmente novos protocolos estão sendo desenvolvidos, testados e implementados  para melhorar o equilíbrio de adultos fragilizados."

Nós do Instituto Ritmos da Vida escolheremos qual o melhor protocolo de trabalho para que você alcance suas metas.

Estudos realizado pela professora Andréa Elaine Sechini
trecho adaptado do livro ABLE BODIES BALANCE TRAINING Por Scott, Sue

sábado, 2 de abril de 2011

Frases e Insipirações sobre Pilates - Abril de 2011

"Para que o dia-a-dia seja uma experiência mais leve e tranquila, devemos nos fortalecer e nos tornar flexíveis para além do que necessitamos nas tarefas mais simples e corriqueiras. O método Pilates disponibiliza técnias seguras e eficazes para isso"
Professora Andréa Elaine Sechini 

Frases e Inspirações - Abril de 2011

"Quando você em contato com seu núcleo de força e fudamenta bem a base por meio da qual todos os movimentos fluem em seu corpo, então você está em contato direto com o Método Pilates"


Professora Andréa Elaine Sechini em palestra sobre Pilates no espaço Corpos em Sintonia na Lapa em 2009

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mecânica Muscoesquelética : Origens e Inserções

"Origens e Inserções

Na maioria dos movimentos, uma das fixações de um músculo permanece relativamente imóvel enquanto a fixação da outra extremidade se move. A fixação mais estacionária é denominada origem do músculo, e a outra, inserção. É possível afirmar que a mola que fecha um portão tem origem no pilar do portão e inserção no próprio portão. No corpo, o arranjo raramente é bem definido, pois dependo do movimento realizado, as extremidades fixa e móvel do músculo podem se inverter. Por exemplo, os músculos que conectam o membro superior ao tórax em geral movimentam o braço em relação ao tronco, ou seja, suas origens estão no tronco e suas inserções no membro superior. No entatno, ao erguer o corpo em uma barra, os braços ficam fixos enquanto o tronco se desloca no sentido dos membros fixos. Nesse tipo de situação, onde a inserção está fixa e a origem se movimenta, diz-se que o músculo realiza ação inversa. Considerando que há várias situações em os músculos desempenham ação inversa, torna-se menos confuso denominar simplesmente "fixações", sem referência à origem e à inserção.

Na prática, as fixações mais proximais, isto é, situadas mais próximas ao tronco ou no tronco, de modo geral são denominadas origens. As fixações situadas no sentido mais distal, isto é, longe da união do membro com o tronco , ou longe do tronco, são denominadas inserções."

fonte: O CORPO EM MOVIMENTO: UMA ABORDAGEM CONCISA Por Chris Jarmey e Thomas W. Myers dos estudos e fichamento da professora Andréa Elaine Sechini