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quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Fratura no quadril é uma das maiores causas de morte entre idosos


Foto: Chico Audi
Um caso de saúde pública, assim é considerada a fratura no quadril pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Hoje ela é a maior causa de morte dentre as lesões ortopédicas em pessoas acima de 65 anos, e representa cerca de 50% das internações de idosos por trauma em prontos-socorros. Nos Estados Unidos, são gastos 10 bilhões de dólares por ano e a previsão é de que esse número triplique nos próximos anos. No Brasil, há uma estimativa de 10 mil casos da fratura por ano.
Em entrevista ao UOL, o ortopedista Dr. Marcelo G. Cavalheiro, coordenador da divisão de Artroscopia do Quadril na Escola Paulista de Medicina, revela que a maior incidência em idosos se deve à osteoporose. “Este tipo de fratura pode acontecer com jovens, mas somente em casos como acidentes automobilísticos, grandes quedas, enquanto que para o idoso isso pode ocorrer em movimentos corriqueiros”, conta o médico.
Cavalheiro explica que isso acontece porque o esqueleto do ser humano acumula massa óssea até a faixa do 30 anos e, a partir de então, passa a perder 0,3% ao ano. Mas, a perda é maior entre mulheres nos primeiros 10 anos de pós-menopausa, chegando a 3% ao ano em indivíduos sedentários.  “Estima-se que 50% das mulheres com mais de 75 anos venham a ter alguma fratura osteoporótica. Em homens, esse índice cai para 25%”, completa.
Diversas medidas podem ser adotadas para evitar a ocorrência da fratura no quadril. O primeiro passo é minimizar o risco de quedas no ambiente em que o indivíduo vive, com o uso de pisos antiderrapantes, barras de apoio em corredores e banheiros e melhorar a iluminação e alcance de objetos. Melhorar o condicionamento físico é a indicação dos profissionais da saúde para a prevenção de quedas. Através de atividades físicas é possível conquistar força muscular e flexibilidade, além de haver um ganho na coordenação motora, equilíbrio e mobilidade geral.
Muitos especialistas consideram o Pilates como uma atividade perfeita para idosos vítimas da osteoporose. Entre os benefícios relevantes para a terceira idade, estão a recuperação de articulações propensas à artrite, artrose e dores generalizadas, a correção da postura, a ativação da circulação e fortalecimento dos músculos através de exercícios de alongamento. Vale lembrar que a prevenção começa nas primeiras décadas de vida, o que pode reduzir a ocorrência da fratura no quadril e outros acidentes decorrentes da perda de massa óssea.
Fonte:  http://revistapilates.com.br/

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Sarah Oliveira prova os benefícios do Pilates durante a gravidez




Sarah Oliveira está a um mês de ser mãe. Para ajudá-la durante a gestação, Sarah não abriu mão do Pilates, atividade física praticada por ela desde antes dessa primeira gravidez. Aos 33 anos, a ex-VJ e apresentadora do programa Viva Voz, exibido pelo canal GNT,  exibe o barrigão e uma saúde invejável graças aos cuidados especiais e aos exercícios de Pilates, realizados duas vezes por semana.
“Apesar de já praticar com frequência, senti uma grande diferença na respiração. Tive de reaprender a inspirar e expirar. O bom é que consegui levar a técnica para outras atividades, como a musculação”, ela conta em entrevista ao UOL.
Rosana Seixas, fisioterapeuta da apresentadora, adaptou o treino, modificando todos os movimentos. “Isso acontece porque as futuras mamães têm algumas limitações físicas”, explica a profissional. Essas limitações são dribladas ao longo da gravidez, quando a gestante adquire um bom condicionamento físico, com o fortalecimento abdominal e o controle do peso.
O Pilates garante uma gestação mais serena e ameniza os desconfortos causados pelas mudanças no corpo durante o período. Além disso, melhora a circulação para a região pélvica, aumenta a capacidade de estirar e relaxar durante o parto, acelera a recuperação e cicatrização. Ou seja, a prática aumenta as chances de um parto tranquilo e da restauração mais rápida do abdômen, garantindo o bem-estar da mãe e do bebê antes, durante e após o parto.
É importante ressaltar que a prática do Pilates deve ser iniciada após avaliação médica e com o acompanhamento de um instrutor qualificado, que viabilize um treino adequado para a gestante.

fonte: www.revistapilates.com.br

A prática do Pilates encontra aliados na caminhada, na hidroginástica e na Yoga


 
Foto: Yoga-Vidya
Como aconteceu com a ginástica aeróbica na década de 70, o Pilates conquistou seu espaço no mundo fitness e tem sido indicado por médicos em hospitais para auxiliar na reabilitação de pacientes e no tratamento de males como o câncer, AVC e doenças neurológicas. Muitos são os motivos para a prática, desde a busca pelo corpo perfeito até a prevenção ou recuperação no caso de dores e lesões. Procurado por pessoas de todas as idades, a técnica do Pilates é considerada completa, uma vez que ajuda a manter o corpo saudável e melhora a concentração, a memória e o controle das emoções.
Com a popularização da prática e a explosão de estúdios nos últimos anos, instrutores buscam se diferenciar cada vez mais e criam novas formas de execução. Além da prática no solo e nos aparelhos, hoje é possível encontrar outras três modalidades - Walker, Hidro e YoLates – que aliam características da caminhada, hidroginástica e yoga ao exercício do Pilates.
O Pilates Walker pode ser realizado sobre a esteira ou ao ar livre e tem os mesmos benefícios cardiovasculares de uma caminhada convencional, apresentando uma maior queima de calorias e potencialização do efeito do Pilates. A atividade utiliza a essência do controle da mente sobre os músculos: com a concentração no ato de caminhar, o peso corporal se distribui melhor e passa a exigir o trabalho de músculos que antes não faziam parte da caminhada – o que provoca um maior gasto calórico. O Pilates Walker também deixa braços e abdômen mais definidos, já que são acionados através de exercícios característicos do Pilates.
O treino do Hidro Pilates fortalece e alonga músculos com movimentos de fácil execução. Como a água oferece resistência, eles são mais exigidos do que na prática no solo. Os exercícios realizados na piscina também acionam o abdômen, princípio do Pilates mantido pela modalidade. A atividade promove o ganho de flexibilidade, uma postura mais organizada e uma maior consciência corporal.
O YoLates é uma combinação de Yoga e Pilates. As aulas focam no fortalecimento dos músculos através de movimentos controlados com foco em flexibilidade, que ora são segurados, ora fluem para aumentar a frequência cardíaca. A modalidade trabalha todos os músculos do corpo utilizando o próprio peso corporal, uma faixa ou, por vezes, um pequeno peso. É uma combinação do trabalho do Pilates e a força e flexibilidade da Yoga.
 fonte:  http://revistapilates.com.br

sábado, 1 de dezembro de 2012

As articulações


Trecho retirado do livro Conceitos e Técnicas para Treinamentos Funcional de Rverett Aaberg publicado pela Editora Manole

Coloque sua atenção na área acionada durante o movimento

Imagem retirada do livro:

Trecho retirado do livro Conceitos e Técnicas para Treinamentos Funcional de Rverett Aaberg publicado pela Editora Manole

Compreendendo o Treinamento Resistido

Compreenda melhor o Treinamento Resistido (Clique no trecho para visualizar melhor)


Trecho retirado do livro Conceitos e Técnicas para Treinamentos Funcional de Rverett Aaberg publicado pela Editora Manole

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O Pilates e a boa postura começando pelos pés

Por Rebeca Sodré
Fisioterapeuta
(CREFITO 120.411-F)
Professora do Curso ActivePilates Brasil, Especialista em Pilates, Aprofundamento em Pilates nas escolas Retrofit, Riverdalle e Stott Pilates.

Foto: stock.schng
Os apoios dos pés no chão condicionam uma boa estática e o apoio plantar deve ser um quesito importante levado em consideração nas aulas de pilates.
Os pés são a interface entre o solo e o corpo, e eles se adaptam aos movimentos da marcha, aos deslocamentos do corpo, as desigualdades do chão, as oscilações estáticas e eventualmente as deformidades dos segmentos suprajacentes. Esta adaptação, cuja finalidade é manter bons apoios, requer articulações perfeitamente móveis, nos três planos, comprimento muscular adequado e conscientização corporal.
O segmento pé – tornozelo é um conjunto proprioceptivo excepcional, pois recebem dos músculos, articulações e da pele muitas informações, incluindo o equilíbrio e ajuste postural na posição ereta. Juntamente com o captor ocular (olhos) é um elemento fundamental do sistema tônico-postural e pode ocasionar, se adaptar ou ambos aos desequilíbrios posturais.
Conscientizar o aluno aos seus apoios plantares trará informações úteis a ele em um trabalho futuro e não somente no momento da aula, mas também para na sua vida diária. Em primeiro lugar é necessário perceber quais são estes apoios, se há maior apoio de pé que outro; se o apoio está no antepé ou no calcanhar; e se o apoio de cada pé é no bordo interno ou externo. Após este primeiro exercício de percepção ainda é necessário compreender os quatro pontos de apoio dos pés: na parte posterior, as tuberosidades dos calcâneos posteriores internas e externas e na frente, as cabeças do 1º e 5º metatarsianos.
Na avaliação postural do aluno além de notar todos os pontos de apoio podal, qualquer tipo de variação neste segmento caracteriza o excesso ou deficiência de músculos agindo nos membros inferiores e no tronco. Estes quesitos serão importantes nos objetivos a serem traçados para a prescrição do exercício.
O pilates tem como um dos grandes benefícios a melhora da postura por meio de uma atividade dinâmica. Para corrigir os desalinhamentos iniciados pelos pés, nada melhor que uma atividade realizada de pé. A maior parte do tempo do nosso dia estamos em pé ou sentados, então como podemos corrigir desequilíbrios ascendentes realizando exercícios em decúbitos? Para tais correções, os exercícios devem ser realizados em ortostase.
Como o pilates dispõe de muitos exercícios temos uma ampla opção para trabalhar com os nossos alunos. Exercícios como o standing leg pump, foward lunge, side split, que são exercícios específicos para os membros inferiores, são ótimas opções para dar ênfase aos membros inferiores e aos pés. Mas como toda aula de pilates envolve o composto de concentração e coordenação, pode-se trabalhar também os membros superiores em ortostase sem esquecer o posicionamento dos pés.
Outra opção é o Standing Pilates – exercícios do solo que foram adaptados para a postura de pé. Trabalha-se a força o a alinhamento principalmente dos membros inferiores, as diferentes descargas de peso, a modificação dos apoios dos pés, em que se torna exigido em excesso a musculatura profunda dos pés, tornozelos e de todo o membro inferior.

Referências Bibliográficas:
Bricot, B. Posturologia
Bienfait, M. Os desequilíbrios estáticos
Breibart, J. Standing pilates

Fonte: http://revista.tudosobrepilates.com.br/2012/10/26/o-pilates-e-a-boa-postura-comecando-pelos-pes/
 

Hospitais adotam a prática do Pilates na reabilitação de pacientes

Centro de Reabilitação do hospital Israelita Albert Einstein

A partir do dia 19 de novembro, passa a funcionar o hospital RDOVIVER, localizado em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. O hospital apresenta, dentre os diferenciais, seu Centro de Reabilitação, que trabalha com método Pilates e conta com educadores físicos, fisioterapeutas, fisiatras nutricionistas e cardiologistas para atender aos setores do hospital: pacientes internados, pós-parto, pós-cirúrgicos, provenientes do centro de infusão, pacientes portadores de lesão crônica, doenças cardio-respiratórias, vasculares, reumáticas, ortopédicas, neurológicas, terceira idade e encaminhados de outros serviços, além de um espaço completo para check-ups. No espaço, oferece ainda a Ergoespirometria, avaliação cardio-vascular e pulmonar completa sob controle médico.
O Pilates também é opção para tratamento e reabilitação no Hospital Israelita Albert Einstein, localizado na capital de São Paulo.
O Pilates é atualmente um dos métodos mais procurados em academias por aqueles indivíduos que querem cuidar do corpo, da postura e da própria consciência corporal.
Atento às novas necessidades de seus pacientes, o Einstein já oferece Pilates no tratamento de diversos problemas do corpo e também para pacientes em reabilitação. Na Europa e nos Estados Unidos, a prática do Pilates em tratamentos de saúde é cada vez mais utilizada. Agora, os pacientes também podem contar com o método no Brasil.
“O programa oferecido pelo Einstein é excelente para pacientes que necessitam de fortalecimento, flexibilidade e estabilidade da coluna. Vimos que trazia esses benefícios e decidimos implantar no hospital como mais uma prática na busca de saúde e bem-estar”, explica a fisioterapeuta Simone Przewalla, uma das responsáveis pelo programa de Pilates da instituição.
O Pilates é recomendado para pacientes com alterações posturais, pós-tratamento ortopédico, pacientes com sequelas ou déficits neurológicos (causados por derrames cerebrais e doenças neuromusculares, como distrofias musculares, amiotrofias espinhais, Esclerose Amiotrófica, neuropatias, miastenias etc.), idosos, grávidas, crianças e adolescentes com problemas de postura e indivíduos com necessidade de fortalecimento global.
“Os exercícios de Pilates que praticamos aqui são basicamente os mesmos dos de uma academia. A diferença é que aqui na Reabilitação, o nosso paciente é acompanhado por um fisioterapeuta, profissional apto a lidar com alterações posturais, patologias e dores, condições típicas nos pacientes que buscam nosso serviço. Além de estar mais preparado para lidar com estas situações, o fisioterapeuta conhece a parte técnica em relação ao problema do paciente, visto que já o acompanha durante outras fases de seu tratamento”, explica Simone.
“Essa orientação sendo realizada por um profissional de saúde é fundamental porque considera as características e as necessidades de cada paciente individualmente. Só vem a contribuir com as práticas já utilizadas na reabilitação e é mais uma opção para os pacientes do Einstein”, afirma.
Fonte: PressReleasesBrasil.com / Einstein.br
Fonte de Pesquisa:  http://revista.tudosobrepilates.com.br/2012/11/08/hospitais-adotam-a-pratica-do-pilates-na-reabilitacao-de-pacientes/

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

08 de novembro: força e equilíbrio na cadeira


08 de novembro: equilíbrio na cadeira


08 de Novembro: Trabalho Lateal no Reformer


Cenas do Treinamento do dia 08 Novembro Chair


Cenas do Treinamento do dia 08 Novembro


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Sentir-se confortável na própria pele: isso é maravilhoso!


DO CENTRO PARA A PERIFERIA: DÁ CERTO COM QUASE TUDO...


Trabalho de Transverso abdominal em equipamento inovador...


A LIBERDADE É UM ESTADO DE ESPÍRITO


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Trabalho para paravertebrais e membros superiores em Ladder Barrel


Ladder Barrel e Tensores Associados



Equilíbrio e Força sobre a bosu

"Melhorou muito minha pisada, dores nos joelhos e meus braços estão bem mais fortes"

Bosu e Pilates

Para mim, a bosu é um dos equipamentos melhor completam meu trabalho no Studio. Amo!!!

Pilates e Equíbrio

Amo tudo que me faz sentir mais presente  e ficar sobre o balancim sustentando pesos e tensores me propícia um estado de presença absurda!

Pilates e Equilíbrio

Hoje tirei umas horas da manhã só para estudar e praticar os exercícios de Pilates Studio voltados para o equilíbrio e propriocepção. São fabulosos...

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Vanessa Sanchez no Reformer

Trabalho muscular que privilegia quadriceps e glúteos!

Kátia Teixeira (educadora física e professora de pilates)


Vanessa Sanchez, nossa querida fisioterapeuta!


Alongamento e Fortalecimento da Musculatura Lateral com Bolas


Controle e Estabalização Pélvica

Utilizamos bastante esse cilindro em nossas aulas de Yoga e Pilates...


terça-feira, 23 de outubro de 2012

Detalhes de nossa recepção

Acho que uma das coisas mais importantes para vivermos bem é pormos vida na vida! 
                                      Máscara Balinesa
 Elefantes hindus e mandalas
                                       Budhas da Indonésia

Chair associada a balancim

Adoro trabalhar com a Chair associada ao equilíbrio do balancim. Muitos alunos tendo relatos melhoras fantásticas da postura, concentração e consciência corporal. 

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Os ítens que tornam o Pilates um exercício inteligente

  • Respiração Correta

  • Posicionamento da Pelve

  • Posicionamento da Caixa Torácica

  • Estabilização 

  • Movimento da Cabeça e Coluna Cervical

Devemos compreender bem esses princípios e como eles atuam durante o exercícios para que possamos executá-los de uma forma segura e eficaz.


terça-feira, 11 de setembro de 2012

METABOLISMO EM POUCAS PALAVRAS

METABOLISMO: conjunto de transformações, num organismo, pela quais passam as substâncias que o constituem: reações de síntese (anabolismo) e reações de degradação (catabolismo) que liberam energia.