Loading...

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Uma vida sem dor

"Eu já tinha me acostumado tanto a ter dor lombar que nem podia me imaginar sem ela. Comecei a tirar cada vez mais coisas de minha vida. Não dançava mais, não pegava meu cachorrinho no colo. No escritório de arquitetura, todos já me tratavam como uma pessoa de idade avançada, evitando que tivesse de me abaixar para pegar objetos ou carregar mesmo os objetos mais leves. Minha ginecologistas me indicou a Andréa para fazer um trabalho de fortalecimento pélvico por meio do Pilates e para minha surpresa, tive uma melhora geral das dores e restrições que tanto me limitaram. Quero praticar até o fim da vida. Me sinto mais saudável e feliz"
Ana Luiza Ribeiro (design de interiores- 29 anos)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

ciatalgias e lombalgias


Muitas dores que sentimos, tanto as físicas quanto as emocionais, não aparecem de uma hora para outra. Elas vão se instalando aos poucos, devagarinho mostram suas caras. As dores ciáticas e lombares são assim. Um dia sentimos que o quadril está diferente. Percebemos que já não é tão confortável dormir ou sentar em qualquer posição. Às vezes, a perna formiga, às vezes fica dormente. Tentamos ignorá-la. Fingimos que é um mal jeito e que logo vai passar. "Assim como ela veio, ela vai". Este é um dos nossos grandes erros. As citalgias e lombalgias se instalam aos poucos e podem se tornar crônicas. É evidente a necessidade de fortalecermos  e alongarmos a musculatura axial, multifídeos, paravertebrais, transversais e oblíquos abdominais, além de todo o quadrado lombar. Devemos atuar na causa delas e não ignorá-las, visto que elas são sinais de algo não vai bem. E se não remediamos, a tendência é haver um acentuamento nos sintomas.
Um grande abraço a todos!

Pessoas ideiais em corpos imperfeitos

Como eu costumo dizer para meus alunos, um corpo ideal e perfeito, funcional e esteticamente falando, só existe de quatro formas:
1) Nos livros de anatomia. São desenhos para a gente estudar na área da saúde;
2) Na revistas de moda e masculinas. Depois de muita maquiagem, ângulos e luzes cuidadosamente estudadas e atualmente um belíssimo e trabalhoso serviço de fotoshop (meu irmão trabalha nisso);
3)Na mente de pessoas sonhadoras.
4)Para raríssimos sortudos, mas cuja sorte dura apenas alguns anos.
Desse modo, acho que devemos buscar um ideal mais ligado a saúde e bem-estar. Melhorando o que for possível. Amando e cuidando do que temos, sem nos arriscar com estratégias loucas ou tendências da moda. 

Se você gostar de você e valorizar as coisas que tem de bom e atualizar seus potenciais, com certeza outras pessoas também gostarão de você. Conheço muita gente que nem é bonita, mas o conjunto entre personalidade, caráter, valores e bons hábitos de saúde as tornam realmente atraentes.

Abraços a todos e uma ótima semana!
Andréa 

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Paralisias e lesões


"A coluna vertebral protege a medula, responsável por manter a comunicação entre o cérebro e o corpo. Quando a coluna sofre uma fratura ou um desvio acentuado, as vértebras podem comprimir a medula e causar paralisia.
A tetraplegia é a paralisia parcial ou total dos movimentos dos braços e das pernas, porque a região da medula atingida fica na parte superior da coluna, impedindo toda a comunicação com esses membros.
Já a paraplegia afeta parcialmente ou totalmente os membros inferiores, porque a lesão medular aconteceu abaixo do nível da segunda vértebra da coluna torácica, comprometendo regiões em que a medula se comunica com as pernas.
Acidentes automobilísticos e quedas de altura são algumas das causas mais frequentes desses tipos de lesão.
Do mesmo modo, a hérnia de disco pode causar paralisia ou dor quando comprime a medula ou os nervos ligados a ela. A hérnia de disco é o escorregamento da estrutura que fica entre duas vértebras, chamada disco intervertebral. É mais comum acontecer na região lombar, mas pode surgir em qualquer parte da coluna. Se o disco comprimir os nervos, aparecem sintomas como dor, diminuição da sensibilidade e fraqueza muscular. Se o disco comprimir a medula, podem ocorrer as paralisias.
A paralisia também pode ser provocada pelo “poliovírus”, que causa a poliomielite. Em casos mais graves, o vírus infecciona a medula ou os nervos, provocando a perda de movimentos."
Fonte:
http://projetohomemvirtual.org./aia/aprendamaisCuidcorpo.aspx

terça-feira, 10 de abril de 2012

Quais são as consequências de uma boa postura?

"Uma boa postura traz maior disposição para tarefas cotidianas, menor risco de lesão, melhor funcionamento dos órgãos internos e melhor capacidade respiratória e circulatória. Enfim, um corpo saudável que gasa menos energia e realiza com maior competência o seu trabalho e de maneira mais segura, diminuindo a possibilidade de dores e incômodos"

Fonte: entrevista concedida por Maria Cristina Rossi Abrami a Revista Oficial de Pilates

domingo, 8 de abril de 2012

REFLEXÕES

"Rogers afirma que cada ser humano já nasce com um impulso em direção a ser competente e capaz, tanto quanto o que vai ser biologicamente. "Assim como uma planta tenta tornar-se saudável, como uma semente contém dentro de si impulso para se tornar uma árvore, também uma pessoa é impelida a se tornar uma pessoa total, completa e auto-atualizada" " 
(BALLONE; ROGERS).


O QUE ESTÁ FALTANDO PARA VOCÊ SER  MAIS PLENAMENTE VOCÊ?

Momentos de Ponderação

"A única coisa que se aprende e realmente faz diferença no comportamento da pessoa que aprende é a descoberta de si mesma"
Carl Rogers

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Por que o método pilates é para todos?

"Basicamente, porque os exercícios do método pilates respeitam a biomecânica humana, fortalecendo e alongando a musculatura de forma equilibrada e simultânea, movimentando o corpo todo de forma integrada. Como os exercícios não oferecem sobrecargas exageradas  nem aos músculos, nem às articulações, podem ser realizados por todas as idades e por pessoas em qualquer nível de condicionamento físico. Sua variedade de exercícios e sua grande possibilidade de adaptação tornam o método seguro e eficaz, tanto para atletas que desejam melhorar o rendimento quanto para pessoas comuns que necessitam melhorar seu condicionamento"

Fonte: Revista Oficial de Pilates - Entrevista concedida por Maria Cristina Rossi Abrami (vice-presidente da Aliança Brasileira de Pilates).
Imagen da Rede

terça-feira, 3 de abril de 2012

BENEFÍCIOS DE PILATES


Segundo Maria Cristina Rossi Abrami (vice-presidente da Aliança Brasileira de Pilates (ABRAPI)), "os exercícios fortalecem os músculos utilizando o peso do próprio corpo, com tiras e molas que oferecem resistência moderada ou com pesos, de no máximo, 2kg. A amplitude articular também é respeitada, melhorando tanto o alongamento quanto a flexibilidade de forma a nunca ultrapassar os limites individuais, realizando a melhora de forma gradativa. Os exercícios nunca são realizados até a exaustão, priorizando sempre a qualidade da execução. Os praticantes melhoram o condicionamento físico, aumentam sua auto-estima, sentem-se mais dispostos e com mais energia, melhoram a postura, sentem-se mais aptos a realizar com maior eficiência as tarefas do dia a dia, aprendem a trabalhar seu corpo de forma mais consciente, afastando hábitos indesejáveis, diminuindo dores e evitando lesões."
Fonte: Revista Oficial de Pilates