Loading...

sexta-feira, 29 de junho de 2012

PARA QUE O PILATES DÊ RESULTADOS...


"Para que o Pilates dê resultados é importante que o aluno seja disciplinado, que frequente com assiduidade as aulas, além de praticar os princípios também no dia-a-dia, visto que são dicas que podem ser aplicadas de forma funcional nos movimentos que fazemos a cada momento!"
Então queridos alunos lembrem-se dos seis princípios agora e sempre!

Andréa Elaine Sechini

Trabalho para músculos laterais da cintura e coxas...


quarta-feira, 20 de junho de 2012

A importância da Cinesiologia em pouca palavras...

Cinesiologia é muito importante para educadores físicos e fisioterapeutas pois as forças que afetam os movimentos ou posturas não são vistas ou percebidas por meio do senso comum. Conhecer onde e como essas forças atuam é fundamental para compreender e modificar as atividades prescritas.

Desse modo, por meio da análise cinesiológica é possível compreender as forças que atuam no corpo e de que forma atuam, como manipular essas forças com um enfoque de reabilitação ou de melhora do condicionamento e do desempenho de um atleta. 

Indicação de leitura da semana

Esse livro tem me ajudado a compreender mais e melhor meu trabalho!

Jogo Rápido: Origens da cinesiologia



Cinesiologia é um termo com combinação de dois verbos gregos:
Kinein que significa mover e Logos que significa estudar. Assim temos que cinesiologia é o estudo dos movimentos do corpo. Tal disciplina combina conteúdos de anatomia (ciência da estrutura do corpo) com fisiologia (ciência das funções do corpo).
Aristóteles foi o primeiro a descrever a ação dos músculos. Ele analisou e descreveu o complexo movimentos da marcha. Outro grego importante foi Arquimedes que determinou os princípios hidrostáticos que ainda são empregados na cinesiologia da natação.
Galeno, cidadão romano, que cuidava dos gladiadores pode ser considerado o primeiro médico de equipe da história. Estabeleceu a diferença entre nervos motoros e sensitivos e músculos agonistas e antagonistas. Após Galelo, a fisiologia permaneceu quase estática por aproximadamente mil anos.
 Depois temos influências de Leonardo Da Vinci, Galileu Galilei, Isaac Newton e Alfonso Borelli (1608/1679) que descreveu a força dos músculos sobre os ossos como alavancas para o movimento.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

INSPIRAÇÕES: MUDANÇAS

Avante, vamos caminhar para a frente. Deixe o grande mundo girar para sempre sobre o eixo da mudança.
Lord Tennyson Alfred (1842)

""Só não  muda quem já morreu". Pensei comigo "Os mortos, minha querida, são os que mais mudam, pois sofrem ainda mais com as transformações impostas pelo tempo" completou meu mestre. Se fez um silêncio cheio de presença e olhei para fora." Personagem principal do livro A Casa Azul de Andréa Sechini