Loading...

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Professora Andréa Coccato em exercício completo para cadeia posterior feito na nossa nova chair da OPA


NOVIDADES DO STUDIO PILATES SÃO CAETANO DO SUL PARA AGOSTO






Propriocepção específica para tornozelos e pés...só no Ritmos da Vida Pilates

Professora Andréa Coccato em exercício para transversos abdominais e quadríceps feito no ladder Barrel


Professora Andréa Coccato em exercício para grupos musculares laterais de pernas e tronco feito em combo chair


Professora Andréa Coccato em exercício para músculos da cadeia posterior realizado no Ladder Barrel


quarta-feira, 25 de julho de 2012

COMO ENVELHECER

Acredito que temos três opções diante do envelhecimento do corpo. Podemos ficar:
  • magros e enfraquecidos
  • obesos
  • fortes mediante o biotipo de cada indivíduo (caso queiramos incorporar um programa de atividades físicas e alimentação equilibrada em nosssas vidas.
Acredito que a última opção seja a melhor para todos nós. 

Estabilização da Pelve e das Escápulas


 
 STOTT PILATES® photography © Merrithew Corporation
Autora do texto: Rafaela Porto
Fonte: www.tudosobrepilates.com.br


Independente dos seus objetivos ou necessidades que seu corpo tem, todos os movimentos de uma sessão de Pilates incluem a Estabilização da Pelve e das Escápulas. Agora, qual seria a grande importância disso?
Para garantir que o corpo esteja o mais natural possível, confortável e livre de qualquer tensão durante a execução dos exercícios, mantemos o alinhamento com a estabilização das cinturas (pélvica e escapular). Não importa o posicionamento em que você se encontrará nos exercícios, seu instrutor saberá da melhor maneira, te conduzir à uma execução segura e eficiente.
O alinhamento inferior de seu corpo será encontrado de acordo com sua base de suporte onde a pelve estará sem rotações ou inclinações, se isso ocorrer ocasionará desconfortos e tensões musculares principalmente na região da coluna e quadril. Nossa atenção maior será em ativar os músculos: assoalho pélvico, transverso do abdômen, multífidos antes de qualquer exercício a parede abdominal (especificamente oblíquos) serão acionados geralmente quando você executar movimentos em cadeia cinética aberta (quando os pés não estão apoiados).
No caso das escápulas, o bom posicionamento é tão importante quanto a ativação dos abdominais antes do início dos exercícios, principalmente por que as escápulas são ossos muito móveis pelo fato de não ter nenhuma inserção óssea coma a caixa torácica e a coluna vertebral.
Um trabalho ideal de alinhamento será desenvolvido para cada cliente. Nossa preocupação será em ativar os músculos: serrátil anterior, trapézio medial e inferior, rombóides e latíssimos do dorso, não mantendo esse controle você sentirá desconfortos e tensões na região do pescoço e ombros.
Se houver rigidez antes do início dos exercícios, será criado muito estresse muscular assim que o movimento começar, por isso não confunda contração com tensão e nem controle com relaxamento, crie uma consciência corporal ideal para as suas aulas!



sábado, 21 de julho de 2012

Fascite Plantar


Fascite plantar: uma das lesões características de corredores em todo o mundo é a fascite plantar, chamada comumente de dor no calcanhar. A inflamação ocorre onde a fáscia plantar, um feixe de tecido conectivo na sola do pé, liga-se ao osso do calcanhar, causando dor e mudança nos hábitos de treinamento. Estresses repetidos sobre o pé durante a passada resultam em tensão na fáscia plantar. Essa tensão é exagerada durante a corrida rápida e a corrida em ladeiras; ambas fazem com que a fáscia se alongue. Correr na areia macia da praia pode inflamar rapidamente a fáscia.
Sinais e Sintomas: O sintoma universal de fascite plantar é uma dor aguda sentida no calcanhar e no arco do pé durante os primeiros passos pela manhã. A fáscia plantar se contrai durante o descanso noturno e os primeiros passos dão início ao processo doloroso de alongamento. Sentar-se por longos períodos durante o dia pode resultar na mesma dor no arco. A dor na fascite plantar pode diminuir durante o aquecimento para uma sessão de treino e pode permanecer em nível reduzido por toda a sessão. Quando você começar a desaquecer, a dor pode aumentar e ficar bem intensa nas horas seguintes.
Tratamento: O primeiro nível de tratamento é conservador. Ele consiste de repouso relativo, aplicação de gelo, alongamento, almofadinhas no calcanhar, órteses vendidas sem prescrição médica, massagem e medicamentos anti-inflamatórios não esteroidasis. A massagem pode ajudar a alongar a fáscia. Um modo comum de massagear a sola do pé é rolar uma lata, um bastão redondo ou uma bola. O tratamento precoce deve resolver a inflamação da grande maioria dos corredores.
Do livro Treine Menos e Corra Mais de Bill Pierce, Scott Murr e Ray Moss

sábado, 14 de julho de 2012

Pil'Artes: Trabalho em Reformer (adutores, quadris e deltóides)


Trabalho Lateral em Reformer


Pil'Artes : Trabalho em Reformer



Trabalho para tríceps e quadríceps feito na Chair


Alongamentos para cadeia anterior feitos no Reformer


Trabalho para pernas e abdómen realizado no reformer


Trabalho em Cadillac para pernas, braços e coluna


Alongamento de cadeia anterior e fortalecimento de biceps realizado no Barrel


Exercícios para adutores, músculos axiais e bíceps realizados no barrel


sábado, 7 de julho de 2012

Novidades para Agosto

Foi um dos cursos mais legais que fiz e agora vou passar toda a experiência para os meus alunos...
Uma nova forma de vivenciar o corpo e o Pilates!

Um pouco de cultura ecológica


Sempre achei que poderíamos deixar nossa marca no mundo de forma positiva. Acho que qualquer um, munido de boa vontade, pode transformar esse mundo em um lugar melhor para se estar. Estou fazendo um curso bacana na Fundação Getúlio Vargas sobre  Ecologia e me deparei com um  sujeito histórico conhecido como Major Archer, dentre outras coisa ele foi responsável...


..." pela recomposição da vegetação do Maciço da Tijuca, uma vez que os mananciais de água estavam secando e a população estava aumentando com a vinda da Coroa de Portugal. Resolveu-se iniciar um processo de reflorestamento, plantando mudas nativas heterogêneas nas cabeceiras de drenagem. Foram plantadas 80 mil mudas, um recorde para a época e para hoje também. Dessa forma, fixaram-se em pouco mais de 10 anos as bases para a criação da maior floresta urbana do mundo, que apenas em 1961, por questões da legislação brasileira, transformou-se no Parque Nacional da Tijuca." (Fundação Getúlio Vargas)

Nós apoiamos o Projeto Copaíba. Visite o site do projeto: http://www.projetocopaiba.org.br/
 

terça-feira, 3 de julho de 2012

Inovações no Pilates para Agosto

Nossa preocupação maior está na qualidade e segurança dos serviços que oferecemos a nossos clientes. O próximo semestre estará cheio de novidades para as aulas de Yoga e Pilates. 
Obrigada pela presença constante em nossos aulas.

domingo, 1 de julho de 2012

Projeto Pil'Artes Cadillac-Barra


Projeto Pil'Artes - Cadillac Julho


Projeto Pil'Artes : Reformer


Entendo Joseph Pilates e sua abordagem


"Joseph Pilates foi um instrutor de educação física que migrou da Alemanha para os EUA em 1923. No começo do século XX, a maioria dos programas de exercício trabalhava o desenvolvimento e fortalecimento dos músculos por meio de exercícios repetitivos, como flexões de braços e levantamento de pesos. Pilates tinha uma abordagem mais holística, baseada em modelar o corpo e corrigir a postura com exercícios que se tornavam progressivamente mais difíceis. Executados de maneira lenta e com bastante concentração, os exercícios envolviam tanto a mente quanto o corpo"
PILATES MODERNO de Dreas Reyneke - Editora Manole
Fichamento feito pela professora Andréa Elaine Sechini durante seus estudos.