Loading...

terça-feira, 11 de setembro de 2012

METABOLISMO EM POUCAS PALAVRAS

METABOLISMO: conjunto de transformações, num organismo, pela quais passam as substâncias que o constituem: reações de síntese (anabolismo) e reações de degradação (catabolismo) que liberam energia.

domingo, 9 de setembro de 2012

Pilates e Yoga: Pilates e Setu Bandhasana

Queridos alunos, eu amo Pilates e Yoga, sou praticante e professora dos dois e não posso deixar de notar muitas semelhanças entre os dois sistemas, que na minha opinião não é mera coincidência. Vejamos só essa postura que amo e faço sempre que possível. Repare que é a mesma que o Joe ensina para sua aluna.

sábado, 8 de setembro de 2012

CONTRAÇÃO ISOMÉTRICA X CONTRAÇÃO DINÂMICA



Na contração isométrica, o músculo gera força sem que ocorra encurtamento muscular. Nessa condição, a tensão muscular aumenta, mas não ocorre movimento. Os músculos posturais do corpo, que atuam para manter a nossa postura e eixo axial, estão em contração isométrica, por exemplo.
Em contrapartida, temos a contração dinâmica (isotônica) que envolve a maioria dos tipos de exercício ou de atividades esportivas e resulta no momento de partes do corpo. Durante essa ação do músculo, podem ocorrer dois tipos de movimento, o excêntrico ou o concêntrico. No primeiro, o músculo é ativado, produz força, mas permanece alongado, já no segundo, o músculo se encurta.

TÔNUS MUSCULAR EM POUCAS PALAVRAS



Tônus Muscular: pode ser compreendido como a propriedade que o músculo esquelético tem de transmitir, na maior parte do tempo, impulsos nervosos contínuos a todos os músculos, especialmente para as unidades motoras, mantendo nelas uma leva tensão. Evita-se assim que os músculos se tornem frágeis, além disso, se permite que eles possam reagir a um estímulo forte rapidamente quando necessário. 

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Conexão entre sistema nervoso e sitema muscular através do movimento: JOGO RÁPIDO




O neurônio motor estimula a contração da fibra muscular por meio da liberação de acetilcolina na junção motora. Os músculos estriados esqueléticos são responsáveis por produzir os movimentos voluntários. Esses movimentos são desencadeados por estímulos nervosos gerados pelo cérebro. O estímulo nervoso que atinge a placa motora é o fator produtor de sua excitação e contração
Fichamento realizado pela professora Andréa Sechini durante aula de fisiologia humana.

COMPREENDENDO MELHOR O MOVIMENTO: PLACA NEUROMOTORA



      No corpo humano, cada fibra muscular recebe um único terminal axônico proveniente de um neurônio motor somático. Cada neurônio motor pode inervar poucas ou muitas fibras musculares. A região especializada do sarcolema da fibra muscular, localizada na junção neuromotora, é conhecida como placa motora.

Aprofundando nosso estudo sobre as fibras musculares




          As miofibrilas (elemento contrátil do músculo esquelético) são envolvidas por uma membrana, o sarcolema, que é impermeável a fluidos extracelulares em condições normais. O sarcolema possui um importante papel na manutenção da homeostase eletrolítica das miofibrilas. É constituído por material polissacarídeo, que contém inúmeras e finas fibrilas colágenas. Em cada extremidade da fibra muscular, o sarcolema funde-se com uma fibra tendinosa e estas se juntam em feixes para formar os tendões dos músculos, que se inserem nos ossos.