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sábado, 26 de janeiro de 2013

domingo, 20 de janeiro de 2013

Dicas para casa!

Deite-se de costas, deixe a pelve neutra e equilibrada e estenda uma das pernas em 90 graus. Aguarde pelo menos 20 segundos. E claro faça o mesmo com a outra perna!

sábado, 12 de janeiro de 2013

Coluna Neutra

Coluna neutra é um dos princípios mais sutis e mais poderosos do Pilates. Ela pertence à abordagem "menos-é-mais" do movimento, como a maioria dos conceitos fundamentais subjacentes ao método Pilates.
 

Fichamentos dos estudos realizados pela professora Andréa E. Sechini

sábado, 5 de janeiro de 2013

Qual respiraçã é melhor durante os exercícios?


"Durante a inspiração, a caixa torácica se abre para fora e para cima enquanto a coluna se estende. Por isso, sugere-se uma inspiração para encorajar a extensão da coluna. Apensar disso, em alguns casos, é indicado que se expire durante a extensão da coluna para ajudar a manter o recrutamento dos abdominais que dão suporte a coluna lombar"
fonte: Reformer Sott Pilates - MerrithewPublishing

CAIXA TORÁCICA

Devemos nos conscintizar do movimento tridimensional da caixa toráxica, que na inspiração se move para frente, para os lados e para trás: antero-latero-posteriror. Devemos dar uma atenção especial a expansão lateral e posterior da caixa torácica de forma que o ar abra essas áreas, que costumam ser negligenciadas. Além disso, é importante respirar nestas áreas, principalmente, os lobos inferiores dos pulmões, já que essa região é onde ocorre mais eficazmente as trocas gasosas.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

ONDE FICA A CAIXA DE FORÇA (POWERHOUSE)



"Esse centro compreende a faixa anatômica, também chamada de caixa abdominal, que é delimitada, embaixo, pelo assoalho pélvico, atrás, pela parte baixa das costas, glutéos e pela parte alta das pernas (isquio-tibial), na frente e ao lado, pelo músculos abdominais, e, em cima, pelo diafragma."
Fonte: Pilates de José Rodrigues

Relaxamento

"Relaxe por alguns minutos antes de começar os exercícios e deixe que toda a tensão acumulada saia do seu corpo. Uma das melhores posições para relaxar é deitado com um apoio pequeno embaixo da cabeça, braços estendidos, coluna reta e pernas flexionadas. Respire profundamente."
Fonte: Pilates Brasil de Tereza Camarão

O MÉTODO PILATES

"Pilates é um método de condicionamento físico que integra o corpo e a mente, ampliando a capacidade de movimentos, aumentando o controle, a força, o equilíbrio  musucular e a consciência corporal. É um sistema de exercícios que possibilita maior integração do indivíduo no seu dia-a-dia. Trabalha o corpo como um todo - corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longeva. O indivíduo  redescobre seu próprio corpo com mais coordenação , equilíbrio e flexibilidade. Independente da idade, qualquer pessoa pode ser beneficidada por este método que melhora a qualidade de vida e oferece resultados rápidos. Mas para obter os benefícios do Pilates é preciso ser disciplinado."
Fonte: Pilates no Brasil:  autora Teresa Camarão.