Loading...

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Compreendendo o Core





“Os músculos do core são as camadas musculares profundas localizadas próximo  à coluna vertebral e que proporcionam suporte estrutural para todo o corpo. Eles fornecem a pressão interna necessária para permitir uma contração intensa (como durante o trabalho de parto) ou para expelir substâncias (com vômito, fezes ou ar carregado de carbono). Esses músculos do core são divididos em dois grupos: músculos maiores e músculos menores. Os músculos maiores do core estão localizados no tronco e incluem a região abdominal e as porções média e inferior das costas. 

Essa área inclui os músculos do assoalho pélvico (elevador do ânus, pubococcígeo, iliococcígeo, puborretal e coccígeo), os abdominais (reto do abdome, transverso do abdome, oblíquo interno), os eretores da espinha (multífido, eretor da espinha, esplênio, longuíssimo do tórax e semiespinhal) e o diafragma. Os músculos menores do core incluem o latíssimo do dorso, o glúteo máximo e o trapézio (superior, médio e inferior). Esses músculos menores do core auxiliam os músculos maiores quando o corpo realiza atividades ou movimentos que requerem maior estabilidade. 

Por que o core é tão importante? Porque os movimentos funcionais cotidianos do corpo são extremamente dependentes dele. Ele estabiliza o tronco e a pelve, permitindo que os membros superiores e inferiores se movam adequadamente durante a atividade. O enfraquecimento do core pode resultar em uma predisposição à lesão. Eis uma analogia: pense na situação de caminhar em uma praia. Assim que você pisa na praia, a areia é bem solta e fofa. Você acha difícil se locomover e precisa despender uma grande quantidade de energia e esforço. À medida que avança em direção à água, você percebe que a areia fica mais firme e compacta, tornando o seu movimento mais fácil e mais eficiente. A falta de estabilidade do core é como tentar caminhar ou correr na praia, onde a areia é fofa e o movimento é difícil. Ao tentar fazer isso, você pode facilmente sofrer uam lesão, torcer o tornozelo, por exemplo. No entanto, se você possuir um core fortalecido, será como andar sobre areia firme - e será muito mais fácil para você chegar aonde deseja. Um core fortalecido torna mais fácil o movimento em qualquer atividade.”

Treinamento do Core
Anatomia Ilustrada
Abigail Ellsworth
Editora Manole

Nenhum comentário:

Postar um comentário