Loading...

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Compreendendo brevemente nossa coluna




A coluna vertebral
A coluna vertebral é o eixo central do corpo. Ela sustenta a cabeça e transmite o peso de toda a parte superior do corpo até a pelve. Seus 33 ossos - as vértebras - são presos firmemente um ao outro por meio de ligamentos. Cada par de vértebras é acolchoado por uma camada de cartilagem e separado por um disco cartilaginoso, permitindo assim um pequeno grau de movimento. A coluna toma a forma de um "S" à medida que o bebê começa a andar. Suas curvas lhe permitem suportar as sobrecargas impostas pelo movimento e também virar em diferentes direções.
O atlas e o áxis são as duas fortes vértebras no topo da coluna que sustentam o crânio. Elas formam uma articulação que permite a cabeça virar para os lados, para cima e para baixo.
As costelas estão presas na coluna dorsal e cervical.
Todo o peso do tronco é canalizado para baixo até a quinta vértebra lombar, que forma uma articulação discretamente móvel com o sacro e com a pelve. O peso, então, pela pelve, vai do sacro para os quadris e as coxas.
O sacro é um resistente osso em forma de escudo na base da coluna e forma a parte posterior da pelve.
O cóccix provê a fixação para as estruturas do assoalho pélvico e se move discretamente quando essa musculatura é ativada.
Pilates Moderno de Dreas Reyneke

Nenhum comentário:

Postar um comentário