Loading...

domingo, 17 de agosto de 2014

A complexa estrutura de nossos pés...



" Os pés absorvem as tensões de todo movimento que requer a sustentação do peso do corpo. O peso do corpo em pé se desloca desde o seu centro de gravidade na bacia pélvica até o fêmur, seguindo para a tíbia e o tornozelo, onde finalmente se divide em duas vias para o chão. Uma postura adequada distribui o peso igualmente entre o calcanhar e a parte anterior de cada pé.


Os ossos dos pés formam três arcos que transmitem o peso do corpo até o solo. O arco mediano (longitudinal) vai do calcâneio e atravessa os três primeiros metatarsais, até o hálux; o arco lateral avança  paralelamente, ao longo do quarto e do quinto metatarsais. O arco transverso estende-se sobre os ossos cuneiformes, que formam a cora dos arcos longitudinais.


Sua forma triangular direciona o peso para a parte anterior do pé. Os músculos e tendões do pé, aliados a todo  um complexo de ligamentos, sustentam os três arcos e os mantêm alinhados. Se eles forem distendidos ou se tornarem enfraquecidos, os arcos entram em colapso, resultando no chamado pé chato. Isso reduz a eficácia dos pés na caminhada e na corrida."

Fonte: Dreas Reyneke - Pilates Moderno - Editora Manole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário