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segunda-feira, 21 de abril de 2014

BIOMECÂNICA E A FUNCIONALIDADE DO CORPO




"A biomecânica do movimento - tanto no esporte como na vida cotidiana - requer não apenas abdominais fortes, mas um "centro de velocidade" forte equilibrado. Além dos abdominais, a região lombar da coluna vertebral, os flexores e extensores do quadril, os adutores e abdutores, os rotadores do quadril e os glúteos são identificados como o centro de velocidade. Esse nome foi escolhido porque, nos esportes, o grupo de músculos mencionados inicia, auxilia e estabiliza todos os movimentos (Twist, 1997). Uma tacada no hóquei, uma tacada de golfe, um arremesso no futebol americano, e um saque no tênis são todos impulsionados pelo centro de velocidade."



Existem atletas capazes de levantar 136 quilos no supino, mas quando estão de pé facilmente perdem o equilíbrio, porque não incorporam seus músculos do centro de velocidade em seu programas de força. De modo funcional, uma pessoa simplesmente é tão forte quanto o seu elo mais fraco, e esse elo pode causar graves lesões"



Fonte:

Goldenber, L e Twist, P, Treinamento de força com Bola – Barueri, SP: Manole, 2010

Compreendendo melhor o sistema vascular linfático

 

 

O sistema vascular linfático é um componente do sistema linfático, do qual também fazem parte outros órgãos linfáticos (timo, baço, tonsilas palatinas, etc.). As principais funções dos vasos linfáticos são drenagem e transporte de líquido tissular e das substâncias nele contidas para a circulação sanguínea venosa.
Além disso, os vasos linfáticos do intestino delgado são responsáveis pela captação e pelo transporte das gorduras alimentares provenientes do intestino delgado. O sistema linfático também é um componente importante da defesa imunológica.

Fonte: Földi, M e Sröbenreuther, R. Princípios de Drenagem Linfática - Barueri, SP: Manole, 2012

domingo, 20 de abril de 2014

COMPREENDA MELHOR OBJETIVO E META



Sempre confundi um pouco essas palavras e sempre as achei muito importante para o universo do Pilates e Qualidade de Vida. Ao fazer o curso de Consumo Consciente na Fundação Getúlio Vargas encontrei uma excelente definição para elas. Vamos lá: 

Objetivo: Algo concreto a ser atingido.
Por exemplo, comprar uma casa maior e naquele local tão sonhado.
Os objetivos devem ser...

  •  claros; 
  •   desafiadores;
  •   realistas -devem ser de possível realização; 
  •   éticos - não devem ferir seus conceitos pessoais.


Objetivos devem ser quantificados e datados, podendo ser de curto, médio e longo prazo.

Objetivos vagos e sem prazo determinado não são cumpridos.

Meta: Ponto intermediário a se atingido no caminho de seu objetivo final. Na busca se seu objetivo, você deve estabelecer várias metas, que exigem esforço para serem alcançadas.

O importante é entender que, para atingir seu porto de chegada, algumas marcas no meio do caminho são importantes.

Vejamos um exemplo...
Quando você se propõe a fazer uma viagem de carro, seu objetivo é chegar a determinada cidade.
Assim, em seus planos, você deve marcar locais que devem ser atingidos em determinado tempo. Quanto mais distante for seu objetivo, mais importante será você estabelecer metas intermediárias, com prazos a serem observados.

 Em resumo podemos compreender que objetivo é algo concreto a ser atingido e meta é o ponto intermediário a ser atingido no caminho de seu objetivo real. Agora que tal transpormos na prática objetivos e metas para o universo do Pilates?


Por que devemos praticar atividade física de forma regular?


Gustavo Musa Lemes em seu livro Saúde sem Dúvidas, enumera os seguintes motivos:

 

  • Aumento da eficiência cardíaca;

  • Redução dos riscos de doenças metabólicas;

  • Redução da pressão arterial;

  • Aumento da sensibilidade a insulina;

  • Aumento do HDL colesterol;

  • Redução da Frequência Cardíaca de Repouso;

  • Fortalecimento do sistema imunológico;

  • Elevação do metabolismo basal;

  • Aumento da massa magra;

  • Aumento da massa óssea;

  • Melhoria na qualidade do sono;

  • Retardo do envelhecimento;

  • Redução da gordura corporal;

  • Previne e combate stress e depressão;

  • Aumenta a disposição para tarefas do dia a dia.