Loading...

terça-feira, 27 de maio de 2014

Cérebro e Exercícios



"O que é mais perturbador, e praticamente ninguém reconhece, é que a inatividade também está matando nossos cérebros - atrofiando-os fisicamente. Para que nossos cérebros mantenham desempenho máximo, nossos corpos precisam trabalhar duro"

Dr. John J. Ratey

Corpo Ativo e Mente Desperta 27 de maio

"Os neurônios no cérebro se conectam uns aos outros por meio de "folhas" em ramos semelhantes aos das árvores, e o exercício faz com que esses ramos cresçam e floresçam, aumentando, assim, a função cerebral num nível fundamental"
Dr. Johs J. Ratey em Corpo Ativo Mente Desperta

sábado, 24 de maio de 2014

A importância de persistir

"Nada nesse mundo pode substituir a persistência. O talento não pode; não há nada mais comum que gente talentosa fracassada. O gênio não pode; gênio não reconhecido é quase um provérbio. Cultura também não; o mundo está cheio de párias cheios de cultura. Somente a persistência e a determinação são onipotentes. O slogan 'persevere' sempre resolveu e sempre resolverá os problemas da espécie humana."
Calvin Coolidge

HISTÓRIA DE PILATES

Vale muito a pena assistir à essa animação!

Dois Tipos de Sonhos


"Todas as pessoas sonham, mas não da mesma maneira. Aqueles que sonham à noite, nos recessos empoeirados de suas mentes, acordam de manhã e percebem que foi em vão. Mas aqueles que sonham de dia são perigosos, pois sonham de olhos abertos e fazem com que seus sonhos se tornem reais. "
T.E. Lawrence (Lawrence da Arábia)

terça-feira, 20 de maio de 2014

Kinesio Taping e Pilates

Tenho tido excelentes resultados associando Kinesio Taping e Pilates com meus alunos. 

 "O Kinesio Taping é usado para redução de edema, controle da dor e inibição e facilitação da atividade motora.

Tem sido proposto vários possíveis mecanismo de funcionamento do Knesio Taping. Inclusive o incremento da circulação de sangue e linfa, eliminando sangramento ou fluidos no tecido sob a pele; corrigindo o funcionamento muscular por causa do fortalecimento de supressão neurológica; e reposicionando as articulações com subluxação pelo ativo da tensão muscular anormal. Também foi sugerido que o Knesio Taping estimula os mecanorreceptores, aplicando pressão e alongando a pele e, assim aumentando a propriocepção por meio do aumento do feedback cutâneo, que sinaliza informações relativas ao movimento ou à posição articular.

O princípio básico do Kinesio Taping consiste em aplicar o esparadrapo de uma extremidade a outra do  do músculo, com muito pouco ou nenhum alongamento na fita a partir da origem até a inserção, a fim de dar suporte ao músculo, e da inserção até a origem durante a reabilitação."

fonte: Fisioterapia na prática esportiva de William E. Prentice

domingo, 18 de maio de 2014

Detalhes importantes e frequentemente errados em Pilates

Fonte: Manual Completo de Pilates Suelo por Rocío Cárceles Moreno e Francesc Cos Morera

Estudos da Professora Andréa Sechini: Fases da Respiração


Fonte: Manual Completo de Pilates Suelo por Rocío Cárceles Moreno e Francesc Cos Morera

PARANDO PARA PENSAR: BOM SENSO

Bem, é uma frase que gosto bastante e que se aplica a quase todas as situações de vida, inclusive na forma como concebemos nossa rotina de exercícios. 

"Bom senso significa ver as coisas por dois prismas: a forma como queremos que elas sejam e a forma como elas têm de ser."
June Smith, em Sentinel ( Orlando, Flórida)

quinta-feira, 15 de maio de 2014

O que é controle motor?



"Movimento é um aspecto fundamental da vida. É essencial para a nossa habilidade em andar, correr e brincar; para buscar o alimento que nos nutre; para nos comunicar com amigos e familiares; para trabalhar - enfim, para sobreviver. A área de controle motor está direcionada ao estudo da natureza do movimento, e como este é controlado. O controle motor é definido como a habilidade de regular ou direcionar os mecanismos essenciais do movimento. Aborda questões como: de que forma os sistema nervoso central (SNC) organiza os diferentes músculos e as articulações individualmente em movimentos funcionais e coordenados? Como é utilizada a informação sensorial do ambiente e dor corpo para selecionar e controlar o movimento? Como as percepções de nós mesmos, as tarefas que realizamos e o ambiente em que nos movemos influenciam o comportamento do movimento? Qual é o melhor modo de estudar o movimento, e como os problemas de movimento podem ser quantificados nos pacientes com problemas de controle motor?"


São questões interessantes que encontrei no livro abaixo...

Fonte:
shumway-Cook, A. e Woollacott, M.H., Controle Motor - Barueri, SP: Manole, 2010


Livros que estou estudando: Compreendendo o movimento


O movimento emerge da interação de três fatores: o indivíduo, a tarefa e o meio ambiente. O movimento é organizado tanto ao redor das exigências da tarefa como do meio ambiente. O indivíduo gera movimento para cumprir as exigências da tarefa que está sendo realizada em um meio específico. 

Dessa forma, podemos afirmar que a organização do movimento é restringida por fatores do indivíduo, da tarefa e do meio ambiente. A capacidade de o indivíduo alcançar as exigências interativas da tarefa e do meio ambiente determinará a sua capacidade funcional. 

Pesquisas de controle motor que abordam somente os processos do indivíduo, sem levar em consideração o meio ambiente no qual esse indivíduo se move ou a tarefa que está realizando, irão fornecer um quadro incompleto. Portanto, neste livro, a discussão de controle motor irá analisar a interação entre o indivíduo, a tarefa e o meio ambiente.

Fonte:
shumway-Cook, A. e Woollacott, M.H., Controle Motor - Barueri, SP: Manole, 2010

domingo, 11 de maio de 2014

Um dos exercícios que mais amo fazer...

Gosto bastante deste exercício, mas não o indico para pessoas com lombalgias, citalgias e labirintite. Há inúmeras formas de conseguirmos os mesmo benefícios sem corrermos os riscos de agravar determinados desconfortos. 

Abraços

Andréa