Loading...

sábado, 28 de junho de 2014

sábado, 21 de junho de 2014

Próximas aquisições para a Caixa Mágica do Ritmos da Vida

Sei de pelo menos doze alunos que se beneficiarão com esse novo aparelho!


Compreendendo a utilização dos elásticos em atividades físicas

 

 

"A resistência elástica tem sido utilizada por aproximadamente um século em programas de condicionamento físico e reabilitação. Em Chicago (EUA), há registros de um programa de exercícios com elástico em 1901 que prometia “força para os homens, graça e beleza para as mulheres e perfeito desenvolvimento para as crianças".


Nos últimos 25 anos, o elástico foi usado principalmente por fisioterapeutas para ajudar seus pacientes a recuperar a força muscular depois de sofrerem um ferimento ou lesão. Mais recentemente, entretanto, o treino com resistência elástica ganhou popularidade no universo do fitness, personal training e treinamento esportivo, onde tem contribuído para melhorar o desempenho de atletas profissionais e ajudar na conquista da melhor forma física.


O elástico foi usado em fisioterapia e reabilitação por muitos anos antes que as indústrias do esporte e do fitness reconhecessem seu poder para o fortalecimento e alongamento muscular, entre outras vantagens.  Nos anos 60 e 70, os benefícios do uso da resistência elástica se propagaram entre terapeutas e preparadores físicos. Na época, eram utilizados tubos cirúrgicos e correrias usadas em mecânica para fortalecer músculos debilitados ou lesionados.


O primeiro artigo científico avaliando os efeitos da resistência elástica foi publicado em 1984. Desde então, vários estudos científicos examinaram profundamente e comprovaram os resultados e a efetividade do uso da resistência elástica como instrumento de condicionamento físico e reabilitação.


Em 1978, dois fisioterapeutas procuraram a The Hygenic Corporation, fábrica de produtos esportivos, com a proposta de transformar seu produto  - um elástico que era usado em aparelhos ortodônticos – em um equipamento de fitness patenteado. Essa companhia desenvolveu a TheraBand, faixas e tubos elásticos que são utilizados no fitness e na fisioterapia até hoje.


Os elásticos atuais estão disponíveis no mercado em vários níveis de resistência e são codificados em cores. O amarelo é o mais fraco, passando pelo vermelho, verde, azul, preto, cinza e dourado, que oferece a maior resistência aos movimentos. Também foram criados acessórios como alças, que, conectadas ao elástico, possibilitam maior conforto e variação na execução dos movimentos."



Fonte: Pilates com Elásticos no Brasil escrito por Teresa Camarão da Editora Alegro

Benefícios do Método Pilates












  • Aumenta a força e o controle muscular;

  • Melhora o equilíbrio e a coordenação motora;

  • Alonga, tonifica e define a musculatura;

  • Aumenta a flexibilidade;

  • Melhora a capacidade respiratória;

  • Aumenta o condicionamento físico e mental;

  • Proporciona correção postural;

  • Ajuda a desenvolver a consciência corporal;

  • Integra corpo e mente;

  • Proporciona harmonia dos movimentos;

  • Previne lesões;

  • Aumenta a vitalidade;

  • Alivia o estresse e as dores musculares.



Fonte: Pilates com Elásticos no Brasil escrito por Teresa Camarão da Editora Alegro



Mais palavras sobre o métdo Pilates




"Pilates é um método de condicionamento físico que integra corpo e mente, aumentando a capacidade de movimentos, o controle, a força, o equilíbrio muscular e a consciência corporal. É um sistema de exercícios que possibilita maior integração do indivíduo no seu dia a dia. Trabalha o corpo como um todo – corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longeva. O indivíduo redescobre seu próprio corpo com mais coordenação, equilíbrio e flexibilidade. Independentemente da idade, qualquer pessoa pode ser beneficiada por esse método, que melhora a qualidade de vida oferecendo resultados rápidos. São exercícios feitos com prazer, respeitando-se o tempo de cada aluno. Contudo, para obter os benefícios do Pilates, é preciso ser disciplinado.

Atualmente, milhões de pessoas em todo o mundo praticam e se beneficiam com a técnica de Pilates."



Fonte: Pilates com Elásticos no Brasil escrito por Teresa Camarão da Editora Alegro




sexta-feira, 6 de junho de 2014

Posição neutra da coluna vertebral




“A coluna vertebral neutra, também conhecida como postura neutra, é um dos conceitos mais importantes que você deve compreender ao começar um programa de treinamento do core. A coluna vertebral neutra é fundamental para assegurar que você exercite e fortaleça os músculos do core, além de mantê-lo em uma posição mais eficaz para o movimento. Trabalhar em postura neutra também é um  componente de uma abordagem holística do movimento e do exercício na qual o corpo é visto como uma unidade integrada, e não um grupo de partes isoladas. A posição neutra da coluna vertebral é um componente fundamental do exercício funcional e do treinamento efetivo do core.
Os músculos do core estão intimamente conectados com os músculos posturais e o conceito de alinhamento. A postura neutra é o alinhamento adequado do corpo. Em seu alinhamento natural, a coluna vertebral não reta. Ela apresenta curvas nas regiões cervical (pescoço), torácica ( parte superior). O alinhamento neutro ajuda a proteger a coluna vertebral do excesso de estresses e esforço. O controle da inclinação pélvica é uma maneira de começar a ajudar no equilíbrio da coluna vertebral. Quando certos músculos das costas e do abdome contraem, a pelve gira. Quando a pelve gira para trás, a curvatura lombar aumenta. Quando a pelve gira para a frente, a curvatura lombar é retificada.
Manter uma coluna vertebral neutra enquanto estiver deitado em decúbito dorsal (posição supina) é difícil. A neutralidade pélvica pode ser obtida colocando os polegares sobre os ossos do quadril e seus dedos sobre o osso púbico ( o osso entre seus membros inferiores), criando um triângulo. Todos os ossos devem ficar alinhados no mesmo plano - nenhuma proeminência posterior ou para um lado deve estar presente. O triângulo deve parecer "nivelado", com todos os ângulos no mesmo plano. Essa posição irá lhe preparar para o exercício quando você estiver em decúbito dorsal. Se estiver se exercitando em decúbito ventral (posição prona), no entanto, você pode obter a coluna vertebral neutra pressionando o osso púbico contra o solo, até sentir que suas costas se achatam discretamente ou que o seu estômago eleva-se suavemente do solo. Retraia o queixo de modo que sua fronte esteja em contato com a superfície, e o seu pescoço então estará pronto para o fortalecimento.
Essa posição não apenas protege suas costas e seu pescoço enquanto você se exercita, mas também permite que você se exercite de maneira mais produtiva. Manter a postura neutra ajudará a diminuir o risco de lesão e aumentará a eficiência do movimento ou do exercício.
Quando pessoas apresentam dificuldade para completar ou trabalhar na postura neutra, é geralmente uma indicação de desequilíbrio muscular. Desequilíbrios musculares ou posturais são uma preocupação, pois podem causar lesões e problemas anatômicos crônicos ou limitar a performance. A execução do alinhamento neutro pode inibir o recrutamento de certos músculos e tornar os movimentos mais difíceis."

Treinamento do Core
Anatomia Ilustrada
Abigail Ellsworth
Editora Manole