Loading...

sexta-feira, 1 de maio de 2015

SUPLEMENTOS ALIMENTARES


Escrito por DANIEL MUTUYOSHI SUGAWARA


"O próprio nome diz "suplementos" uma fonte de energia agregada a uma alimentação balanceada para atletas profissionais ou amadores. Tem a função de suprir substâncias em falta ou aumentar alguma substância necessária no organismo, inviável de adquirir apenas com a alimentação, proporcionando assim, os nutrientes necessários para uma melhor recuperação, desempenho ou evolução nos treinamentos.  
 
O s suplementos variam de acordo com o objetivo e necessidade de cada pessoa. A utilização de suplementos sem o acompanhamento de um profissional especializado, além de não ser eficiente na busca dos resultados desejados e podendo colocar a saúde em risco.

O grande problema é que grande parte das pessoas deseja obter resultados de forma mais rápida, acreditando que o uso de suplementos ocasionará atingir seus objetivos precocemente. O maior problema é que muitas pessoas costumam fazer o uso de suplementos sem ao menos consultar um médico ou nutricionista para saber se esta ingestão é realmente necessária, contando com a disponibilidade destes produtos no mercado, e a venda ser permitida sem prescrição médica, fatores que contribuem para a ingestão indevida.
O consumo de suplementos sem uma correta prescrição, pode produzir efeitos prejudiciais à saúde do consumidor que podem ter efeitos colaterais de pequena magnitude e reversíveis, como cãibras e cansaço muscular causado pelo consumo de creatina ou extremamente graves que pode provocar prejuízos irreversíveis.

Podemos exemplificar como no uso excessivo proteínas e carboidratos tende a fazer com que a pessoa engorde. O consumo exagerado de proteínas aumenta a produção de ureia, causa cólica abdominal, diarreia e aumenta o risco de desidratação. Além de causar alterações no pH do sangue, o deixando mais ácido, o que provocaria mudanças na densidade mineral óssea, causando principalmente a perda de cálcio.

O uso de suplementos termogênicos de forma equivocada pode provocar efeitos colaterais como agressividade, insônia, falta de concentração, enjoo

e agitação.
O consumo exagerado de proteínas aumenta a produção de ureia, causa cólica abdominal, diarreia e aumenta o risco de desidratação. Além de causar alterações no pH do sangue, o deixando mais ácido, o que provocaria mudanças na densidade mineral óssea, causando principalmente a perda de cálcio."

Fontes: 
http://www.vivanutricao.com/os-riscos-do-uso-inadequado-de-suplementos/
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgnxMAE/suplementos-alimentares-anabolizantes-risco-uso-inadequado

Nenhum comentário:

Postar um comentário