Loading...

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Você sabia que a palavra músculo quer dizer "rato pequeno"?





"A palavra músculo vem do latim musculus e significa "rato pequeno". Esse nome foi dado porque quando um músculo é flexionado, ele assemelha-se a um camundongo correndo por baixo da pele. Na realidade, os músculos esqueléticos ondulados dos halterofilistas quase sempre são a primeira coisa que nos vem à mente quando ouvimos a palavra músculo. No entanto, o músculo também é o tecido principal no coração e nas paredes dos órgãos ocos. O tecido muscular é um tecido composto, que consiste em células musculares e tecidos conjuntivos circundantes. Em toda as suas formas. o tecido muscular corresponde à quase metade da massa corporal."

Fonte: Anatomia Humana de Eaine N. Marieb, Editora Pearson

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Veja alguns exercícios com a BOSU

BOSU é uma sigla em inglês que quer dizer "as duas faces para cima". É um aparelho pneumático que gera piso instável e propricia inúmeros exercícios de alongamento, fortalecimento, equilíbrio e relaxamento. Confira alguns deles com a professora Andréa.





terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Grupos Funcionais Musculares

AÇÃO MUSCULAR CONJUNTA

Com a finalidade de realizar vários movimentos, os músculos trabalham  juntos, ou em oposição. Desse modo, enquanto um músculo trabalha em um sentido, outro trabalha em um sentido, outro trabalha no sentido inverso. Os músculos também atuam fornecendo suporte adicional ou estabilização para certos movimentos realizados com partes do corpo às quais podem não estar relacionados.

Os músculos são classificados em quatro grupos funcionais:
1.Agonista ou motor primário
2. Antagonista
3. Sinergista
4. Fixador

sábado, 24 de janeiro de 2015

Goniometria

A fisioterapia possui várias técnicas, recursos, testes e aparelhos para constatar lesões. Abaixo podemos conhecer um dos testes empregados para verificar lesões de membros superiores, bem como um dos aparelhos mais usados para medir amplitude de movimento.




Informações extraídas do livro abaixo:

domingo, 18 de janeiro de 2015

LIÇÃO DE CAMA PARA MEUS ALUNOS DE YOGA E PILATES

Alguns reclamam da falta de tempo e espaço para praticar alongamentos ou yoga em casa. Agora não temos mais desculpas. Leva apenas cinco minutinhos e pode ser feito antes de levantarmos. Vamos lá:

Jogo Rápido: FLEXIBILIDADE

Flexibilidade: capacidade motora relacionada com a amplitude de movimento.

JOGO RÁPIDO: AGILIDADE

Agilidade: Capacidade que o indivíduo tem de iniciar o movimento, parar, mudar a direção do corpo inteiro de maneira controlada e rápida. Treinamento do sistema nervoso e sistema neuromuscular.

Jogo Rápido: Ritmo

Ritmo: Pode ser entendido como a harmonia ou fluência de movimentos em repetições compassadas relacionada a um conjunto de movimentos.



quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

JOGO RÁPIDO: COORDENAÇÃO MOTORA

Coordenação Motora é a interação entre os sistemas musculoesquelético, o sistema nervoso e o sistema sensorial, visando a produção de ações motoras com precisão e equilíbrio. Para medi-la é muito utilizado o teste de Burpee.

sábado, 10 de janeiro de 2015

Maha Utthita Dhanurasana


"Fique de quatro, com as mãos no chão alinhadas, e os dois joelhos um pouco afastados um do outro. Vire a palma da mão direita para dentro e levante a perna direita, dobrada, por cima da esquerda. Segure o dorso do pé direito com a mão esquerda. Segure o dorso do pé direito com a mão esquerda. Inspire puxando a perna para cima e elevando a cabeça. Concentre-se em um ponto à sua frente sem contrair ombros e pescoço. Respire normalmente durante o asana, que deve ser sustentado de 1 a 2 minutos. Esse tempo pode ser prolongado com a prática.

BENEFÍCIOS: fortalece as pernas e os glúteos, proporciona maior elasticidade à coluna e irriga os músculos das costas, aliviando as dores nesta área. Além disso, alonga o abdome, melhorando o funcionamento dos  órgãos e das glândulas internas"

Revista Vida & Yoga - ano 4 - Número 16

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Dicas do Ritmos da Vida para viver melhor - 7 de janeiro de 2015



Minimalismo e Compartilhamento

KoMinimalismo e Compartilhamento. Uma das tarefas da oficina de hoje foi de procurar o conceito de minimalismo e compartilhamento na História. Além de um conceito para lá de antigo (gregos, estóicos, budistas, etc), muitas vezes era a única opção de uma comunidade, devido a escassez de recursos. Mas como ser minimalista e compartilhar em um mundo onde consumir é a palavra de ordem? Esse artigo da Revista Claudia aponta alguns caminhos...


terça-feira, 6 de janeiro de 2015

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Simplifique a Vida

Depois de Yoga e Pilates, uma das teorias que mais tem me trazido qualidade de vida é o Minimalismo. Fiz o Mapa Mental abaixo para sistematizar algumas diretrizes que tenho aplicado atualmente.