Loading...

domingo, 19 de abril de 2015

Joelhos: Necessário muita humildade para compreendê-los e muita sabedoria para protegê-los


Lesões Comuns em Joelhos

"O estresse mecânico é provocado por incongruência articular, mau alinhamento (em varo ou valgo), lesão meniscal, fraqueza muscular (principalmente do quadríceps) e lesão ligamentar.
O eixo mecânico do joelho é uma linha vertical traçada do centro da cabeça femoral ao centro do pilão tibial. O centro dessa reta deve passar no meio ou ligeiramente medial às espinhas tibiais. Qualquer desvio que altere o eixo neutro entre quadril, joelho e tornozelo afeta a carga de distribuição no joelho. Se o alinhamento for neutro, ainda assim o compartimento femorotibitial medial sustenta 60 a 70% da carga na posição certa. No momento da alavanca da marcha, o estresse no compartimento medial é ainda maior. Quando o alinhamento do joelho é em valgo ocorre sobrecarga e artrose do compartimento femorotival lateral, e, quando o alinhamento é em varo, ocorre artrose do compartimento femorotibial medial.
 Foi demostrado que os locais mais frequentes de lesões condrais são o côndilo femoral medial (em seu aspecto mais interno) e o platô tibial lateral ( em sua porção mais posterior)."
Musculoesquelético Por Luiz Guilherme de C Hartmann e Marcelo Bordalo Rodrigues
Editora: Elsevier