Loading...

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Conheça melhor o Sistema Anaeróbio Alático ou Sistema ATP-PC (conhecido assim porque em sua reação é utilizada a fosfocreatina)


              
          

             Esse sistema tem como vantagem o fornecimento rápido de energia e a liberação da molécula para formar novamente o ATP, visto que a ligação entre o fosfato e a creatina é uma ligação muito simples. Nesse processo o  ATP vai sendo depletado e, ao mesmo tempo, a fosfocreatina quebra e libera energia para a ressíntese do ATP(após a formação de ADP, a reação pode ser convertida para formar novamente o ATP, contanto com a energia advinda da fosfocreatina armazena nos músculos). Isso ocorre a todo momento até que as reservas de PC terminem e, portanto, as reservas de ATP vão acabando pois não há mais PC para ressintetizá-lo.

               Contudo, uma desvantagem desse sistema é que nossas reservas de PC no músculo são bastante limitadas e se depletam em torno de 6 a 9 segundos, sendo que o próprio ATP se depleta em torno de 3 a 4 segundo. Assim, com esse processo só podemos contar com uma reserva energética de 9 a 13 segundos no máximo. Podemos citar como atividades que usam predominante esse sistema: a prova dos 100 metros rasos no atletismo, a prova de 25 metros na natação, saltos em altura e a distância, levantamento e arremesso de peso, lançamento de disco, martelo, etc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário