Loading...

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

A importância da assertividade

“Suas palavras e seu comportamento têm que estar alinhados com suas crenças, antes que você possa começar a desfrutar uma vida autêntica de verdade. Quando parar de se preocupar em agradar todo mundo e estiver disposto a ser firme o suficiente para viver de acordo com seus próprios valores, você vai notar alguns benefícios:

• Sua autoconfiança vai aumentar bastante. Quanto mais você conseguir ver que não tem a obrigação de deixar as pessoas felizes, mais independência e confiança vai ganhar. Ficará satisfeito com as decisões que tomar, mesmo quando outras pessoas discordarem de seus atos, porque você vai saber que está fazendo a escolha certa.

• Você vai ter mais tempo e energia para dedicar aos seus objetivos. Em vez de gastar energia tentando se tornar a pessoa que você pensa que os outros querem que seja, vai ter mais tempo e energia para dedicar-se a si mesmo. Ao canalizar o esforço em direção às suas metas, você terá muito mais chances de ser bem-sucedido.”

“Vai ser capaz de construir relacionamentos mais saudáveis. Outras pessoas vão lhe demonstrar mais respeito quando você se comportar de maneira assertiva. Sua comunicação vai melhorar e você não vai acumular raiva e ressentimento em relação aos outros.

• Você vai ter mais força de vontade. Um interessante estudo publicado em 2008 no Journal of Experimental Psychology mostrou que as pessoas têm muito mais força de vontade quando fazem escolhas próprias, e não quando tentam agradar os outros. Se você faz algo apenas para deixar alguém feliz, vai ter dificuldade em alcançar sua meta. No entanto, se estiver convencido de que esta é a escolha certa, ficará motivado a se manter no caminho.”

Trecho de: Morin, Amy. “13 coisas que as pessoas mentalmente fortes não fazem.” Sextante, 2015.

Um comentário:

  1. Muito legal o blog, dicas bastante pertinentes e de fácil leitura. parabéns. Forte Abraço.

    ResponderExcluir