Loading...

domingo, 31 de janeiro de 2016

Não é o que nos acontece que faz a diferença, mas o que fazemos com o que nos acontece...


A tarefa de transformarmos nossas cruzes em escadas não é nada fácil, mas é absolutamente necessária quando se trata de superação. E na vida precisaremos nos superar muitas vezes...então...bora treinar gente!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Conheça melhor o Sistema Anaeróbio Alático ou Sistema ATP-PC (conhecido assim porque em sua reação é utilizada a fosfocreatina)


              
          

             Esse sistema tem como vantagem o fornecimento rápido de energia e a liberação da molécula para formar novamente o ATP, visto que a ligação entre o fosfato e a creatina é uma ligação muito simples. Nesse processo o  ATP vai sendo depletado e, ao mesmo tempo, a fosfocreatina quebra e libera energia para a ressíntese do ATP(após a formação de ADP, a reação pode ser convertida para formar novamente o ATP, contanto com a energia advinda da fosfocreatina armazena nos músculos). Isso ocorre a todo momento até que as reservas de PC terminem e, portanto, as reservas de ATP vão acabando pois não há mais PC para ressintetizá-lo.

               Contudo, uma desvantagem desse sistema é que nossas reservas de PC no músculo são bastante limitadas e se depletam em torno de 6 a 9 segundos, sendo que o próprio ATP se depleta em torno de 3 a 4 segundo. Assim, com esse processo só podemos contar com uma reserva energética de 9 a 13 segundos no máximo. Podemos citar como atividades que usam predominante esse sistema: a prova dos 100 metros rasos no atletismo, a prova de 25 metros na natação, saltos em altura e a distância, levantamento e arremesso de peso, lançamento de disco, martelo, etc.



A importância de nossa microbiota: pesquisa aponta que a obesidade difundida e epidemia de diabetes podem ter ser causadas por nossa microbiota. Isso explicaria porque pessoas comem a mesma coisa e engordam de formas muito diferentes



Já faz alguns anos que venho acompanhando duas pessoas que comem a mesma coisa e engordam de forma muito diferente. Sempre acusávamos o metabolismo como vilão dessas diferentes, mas pesquisas científicas apontam a microbiota como o elenco principal desta história.


http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160126_dieta_mudanca_lab

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Você pode conversar e descansar um pouquinho entre um exercício e outra, mas durante a execução deles mantenha o foco

O princípio básico da concentração do Pilates pode ser compreendido como  uma técnica mente-corpo. Portanto, quando você se exercitar, focalize sua atenção no grupo de músculos que está utilizando. O Pilates ocorre de fato quando há uma sincronização do pensamento e da ação e isso só ocorre no presente!


quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Por que devemos experimentar a meditação?




Muitos de nós passamos nossas vidas repetindo padrões do passado ou se estressando em relação ao futuro, raramente paramos  para apreciar o presente. Alienados do mundo a nossa volta, a nossa vida pode ser sentida apenas como meia-vida, visto que sempre estamos muito ocupados para saboreá-la ou mesmo nos dar contar dos prazeres cotidianos.

Praticar mindfulness pode nos ajudar muito. Mindfulness nos ajuda a entrar em sintonia com o que estamos sentindo e experimentando no momento presente - é a habilidade de prestar atenção cuidadosa a nossos pensamentos, sentimentos e sensações corporais, sem julgá-las como boas ou más.

Pesquisas da Universidade de Berkeley sugerem que ele pode não apenas reduzir o estresse, mas também aumentar a nossa experiência de emoções positivas.

Um dos métodos mais básicos e conhecidos para cultivar mindfulness é focar sua atenção em cada um dos seus sentidos quando você come uma uva passa. Este exercício simples é muitas vezes usado como uma introdução para a prática da atenção plena.  Além de aumentar a atenção plena de forma geral, a meditação no ato de comer passas pode promover um relacionamento mais saudável com os alimentos.  Tente isso com uma única passa - você pode achar que a mais deliciosa passa que você já comeu. 

Adaptação por Andréa Sechini

Filme sugerido: A volta do guerreiro pacífico

fonte: http://ggia.berkeley.edu/practice/raisin_meditation


O frescor do Pilates



Ao enfatizar a respiração adequada, correção da coluna, alinhamento pélvico e concentração no lento movimento fluido, você se conecta diretamente com seu corpo. Você realmente aprende como controlar seus movimentos.


No Pilates a qualidade do movimento é valorizada em detrimento da quantidade de repetições. A respiração correta é essencial, e ajuda você a executar os movimentos com o máximo de potência e eficácia. Por último, mas não menos importante, aprender a respirar corretamente ajuda a reduzir  o estresse. 



quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

terça-feira, 5 de janeiro de 2016