Loading...

segunda-feira, 13 de março de 2017

Sistema Sensorial e Movimento



"O estímulo sensorial ao movimento precede a ação física, rápido como a velocidade da luz! Para isso acontecer, o corpo conta com a ajuda de três mecanismos: ação detectora, ação integradora e ação efetora.
O sistema detector encontra-se instalado em várias regiões do nosso corpo. São inúmeros filamentos nervosos de um calibre inimaginalmente pequeno, que cumprem funções muito específicas em cada uma dessas regiões. Os detectores que residem na pele reagem em defesa à dor e captam as sensações táteis mais sutis.  Os que se alojam nos músculos respondem a diferentes intensidades de pressão e velocidade. Os que se situam nas articulações nos informam sobre o posicionamento do esqueleto enquanto o corpo cumpre suas inúmeras possibilidades de movimento.

O sistema efetor tem a responsabilidade de efetuar o gesto comandado pelo SNC, dando sequências às suas ordens. Os músculos não atuam sozinhos. Formam equipes, que denominamos unidades funcionais. Quando um grupo de músculos entra em ação para executar uma ação específica, outro grupo regula ou breca o impulso, para amortecer e graduar a força do primeiro." (pag.41)

Fonte: Cérebro Vivo de Ivaldo Bertazzo  - Edições SESCSP, Editora Manole e Escola do Movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário